6 erros cruciais que impedem o sucesso do seu atacado
Em épocas de crise, é necessário que todo e qualquer possível erro de gestão seja evitado na condução de um...

Em épocas de crise, é necessário que todo e qualquer possível erro de gestão seja evitado na condução de um negócio. Gastos desnecessários devido a equívocos na operação e desorganização implicam na revisão dos processos de gerenciamento. Para a gestão de atacado, esses erros podem ser cruciais, chegando a comprometer o sucesso do atacado.
O trabalho feito por um atacadista depende da organização e da correta aplicação de métodos logísticos. Elas são a alma do negócio e precisam de acompanhamento e revisão regulares. Por isso, listamos abaixo seis erros que um atacadista não pode cometer e que são cruciais para o sucesso do negócio. Acompanhe!
Não controlar os pedidos e entregas
Esse é o ponto central do mercado atacadista: coordenar os pedidos e as entregas faz com que o negócio ande sem atropelos. Se o distribuidor trabalha com produtos perecíveis, por exemplo, acompanhar a entrega é essencial para que não haja problemas de atraso, o que poderia acarretar retorno dos produtos ao centro de distribuição e até uma possível perda de mercadoria.
Para evitar esse problema, a empresa deve ter uma equipe de controle constantemente informada pelo andamento da entrega. Além de fazer o acompanhamento, essa equipe poderá traçar rotas mais ágeis e econômicas.
Essas duas ações — a otimização das rotas e o acompanhamento da entrega — ajudam a reduzir custos e a cumprir os prazos.
Não acompanhar o estoque
Pedidos aceitos sem antes conferir se há produto suficiente no estoque é um grande erro. Afinal, o atacadista vendeu algo que não possui. Além disso, um armazenamento sem estrutura e de difícil acesso compromete a saída das encomendas.
Controlar o estoque deve ser prioridade para o atacadista. Esse gerenciamento permite prever quanto será necessário fazer novos pedidos para a indústria e qual é o prazo para essa reposição, reduzindo o tempo de capital parado.
Não avaliar a frota de caminhões
O aumento dos pedidos não deve significar, necessariamente, aumento da frota. Os custos precisam ser medidos para que a compra de novos caminhões não comprometa financeiramente o negócio.
Junto com o aumento do número de caminhões, vêm gastos com manutenção, combustível e contratação de novos motoristas — que devem ser computados na projeção do negócio.
Para evitar esse tipo de erro, o atacadista deve estudar as rotas e a demanda, para ver quais são as melhores alternativas. Por exemplo: o distribuidor deve analisar se é possível enviar dois ou mais pedidos na mesma saída, para locais próximos.
Caso a conclusão seja a compra de um novo veículo, também é preciso checar qual o modelo que melhor atenderá ao negócio. Vale lembrar, ainda, que algumas cidades têm restrição de tráfego no horário comercial para caminhões de grande porte.
Não monitorar as finanças
Empresa que não sabe onde está investindo e se há chances de prejuízo tende a perder mercado. O desperdício de dinheiro reduz espaço para investimento, renovação de estoque e crescimento.
Na gestão de atacado, que trabalha com diversas variáveis — logística, indústria, varejo, estoque, transporte —, esse controle financeiro de toda a cadeia é vital. Saber onde e como as finanças estão sendo aplicadas em seu negócio, se há desperdício no estoque, perda de prazos, gastos excessivos de combustível e dinheiro parado, faz parte de um delicado processo que precisa ser regularmente acompanhado.
Não treinar a equipe
Um dos principais problemas hoje para quem tem um negócio é encontrar mão de obra qualificada. Portanto, a melhor saída para qualquer empresa é treinar a própria equipe, de modo a capacitá-la de acordo com suas necessidades.
Esse treinamento ajuda a identificar problemas que, só quem lida com determinado processo, diariamente, é capaz de fazê-lo. Além disso, reuniões e treinamentos fazem com que os colaboradores se sintam parte importante do negócio e fiquem motivados a criar soluções para a melhoria da empresa.
Não aproveitar a TI
Setores que não conversam entre si, falta de controle do estoque e da agenda de entregas e de respostas a clientes são situações que decorrem do não aproveitamento da tecnologia.
A melhor forma de controlar e evitar esses erros é fazendo uso de um sistema de gestão para atacado distribuidor que una todos os processos. Dessa forma, profissionais de áreas como transporte e estoque terão acesso às informações necessárias para o bom andamento do distribuidor, que estarão sempre atualizadas e coordenadas.