Em um mercado com concorrência elevada e consumidores cada vez mais exigentes em relação a preços e qualidade, os gestores de empresas que atuam no ramo industrial não têm vida nada fácil.
E mesmo com esse cenário desafiador, o Business Intelligence (BI) vem ajudando muitas organizações a manter ou aumentar sua competitividade.
Mas o que é Business Intelligence?
Business Intelligence, ou simplesmente BI, é uma ferramenta valiosa para coletar, organizar e analisar dados provenientes de diferentes processos e projetos.
Deste modo, transformando-os em informações para apoiar decisões estratégicas de operações e negócios é um dos maiores sonhos de qualquer empreendedor.
Pensando em transmitir uma visão ampla sobre o business intelligence, o Mestre do ERP também preparou um material para discutir mais afundo o tema no vídeo a seguir.
No segmento industrial, o BI não poderia deixar de dar sua contribuição. Continue acompanhando o nosso artigo e saiba como essa ferramenta pode aumentar os resultados da sua indústria.
Visão holística
Este aspecto, na indústria, significa contar com um software que pode peneirar informações em todas as etapas da cadeia de suprimento, desde o pedido do cliente e as matérias-primas até a produção e a distribuição.
Com isso, os gestores possuem uma visão mais abrangente da produção, o que permite ações mais eficientes para gestão da qualidade, sem precisar envolver a TI a todo o momento.
Além disso, os softwares de BI costumam proporcionar um painel de controle simples e amigável, que torna a visualização das análises algo bem mais prático e instantâneo, apresentando os resultados de forma gráfica e possibilitando o detalhamento de cada uma das informações até a sua origem.
Indicadores sempre ao alcance

Apostar em Business Intelligence também possibilita aos gestores um acesso rápido e centralizado aos indicadores de desempenho da indústria, ajudando a identificar e solucionar exceções, variações e desvios que podem impactar na produção ou na distribuição.
Com isso, é possível monitorar tanto a performance das operações (como capacidade produtiva, os níveis de estoque, pedidos pendentes, etc.) quanto os resultados econômico-financeiros, o que ajuda os executivos a tomarem decisões para corrigir não-conformidades e implementar melhorias.
Estoque ideal
O nível de estoque pode ser gerenciado com muito mais facilidade quando sua empresa aposta no BI, pois a ferramenta ajuda a prever padrões e tendências tanto em operações quanto em vendas.
Com isso, é possível manter o estoque em um nível capaz de atender à demanda — evitando perdas de oportunidades de negócio — mas sem excesso de itens — evitando custos desnecessários de armazenamento.
Just in time
O uso de Business Intelligence permite, ainda, que a sua empresa automatize a linha de produção de ponta a ponta, facilitando a implementação do modelo just in time.
Com isso, é possível integrar suas ferramentas de gestão à de seus fornecedores, garantindo que os pedidos e entregas sejam sempre realizados no momento necessário e gerando o mínimo de despesa possível com estoques.
Quando pensamos que as informações geradas também ajudam a empresa a manter seus clientes atualizados sobre a entrega de produtos, as vantagens percebidas são ainda maiores.
Alertas Inteligentes
Assim como o piloto de uma aeronave é alertado em seu painel de controle sobre situações de risco durante o voo, o gestor da indústria também pode ser notificado sempre que um ou mais indicadores de desempenho fugirem do normal.
Imagine receber alertas automaticamente por e-mail ou telefone quando o estoque precisa de reposição urgente, por exemplo, facilitando o início do processo de compras.
Isso garante que os gestores e suas equipes identifiquem problemas antes mesmo que eles afetem a linha de produção, tornando a atividade gerencial bem mais preventiva e estratégica que o tão comum apagar de incêndios.
Mobilidade

Outro aspecto importante e que vale o destaque no Business Intelligence, é a questão da mobilidade. Como citado anteriormente, a partir dos dados extraídos do BI é possível o desenvolvimento de alertas personalizados para condições pré-definidas.
E quando associadas a um smartphone ou tablet, o potencial da velocidade de tomadas de decisões cresce consideravelmente.
Ainda assim, mesmo adotando o business intelligence na sua empresa, é sempre bom relembrar de desenvolver e implementar um planejamento de segurança para os dados como um todo.
A competitividade do seu negócio deve sempre ser resultado de dois fatores alinhados: a velocidade de decisões assertivas e a integridade jurídica dos seus dados.
Ao apostar no Business Intelligence, até mesmo as menores indústrias poderão aumentar suas vendas e margens de lucro, reduzir custos e riscos, minimizar estoques e entender um pouco melhor a demanda de seus consumidores.
E você, também acha que esse tipo de vantagem é pertinente para seu negócio? Compartilhe a sua opinião através dos comentários!