Entenda o que é o ciclo operacional de uma empresa

O ciclo operacional de uma empresa precisa estar bem claro para ser possível acompanhar com precisão a situação financeira do...

O ciclo operacional de uma empresa precisa estar bem claro para ser possível acompanhar com precisão a situação financeira do negócio e, assim, desenvolver planejamentos e estratégias bem direcionadas. 

Sabemos que a situação econômica da organização é o fator essencial para o seu sucesso ou não. Por isso, entender o que se passa em cada processo operacional auxilia os gestores a fazerem uma gestão mais assertiva.

Neste artigo, explicamos o conceito de ciclo operacional, quando ele se inicia, a diferença entre ele e o ciclo financeiro, como fazer o cálculo e a importância do ERP para otimizar a gestão operacional. Confira!

O que é o ciclo operacional de uma empresa?

O ciclo operacional de uma empresa é o tempo médio que ela leva para executar todos os processos, desde a compra de matéria-prima (ou dos produtos, quando não é uma organização que fabrica) até a entrega final. 

Esse período, que é necessário para a execução de todas as etapas, precisa ser avaliado com frequência para saber se o percurso até o ponto de recebimento é demorado ou rápido. Consequentemente, quanto mais curto todo o processo, melhor para as finanças da empresa, já que o retorno dos capitais investidos é mais rápido.

Em resumo, o ciclo operacional é o cálculo que a empresa faz para saber quanto tempo leva entre a saída de dinheiro, para os gastos com a produção, e a entrada do dinheiro correspondente.

Como funciona o ciclo operacional de uma empresa?

Na imagem, as etapas do ciclo operacional de uma empresa que se divide em ciclo econômico (pedido de compra e estocagem) e ciclo financeiro (prazo médio de pagamentos e prazo médio de recebimento).
Como funciona o ciclo operacional

O ciclo operacional de uma empresa é um excelente indicador para avaliar a situação financeira do negócio e em quanto tempo é possível cobrir os custos dos processos. Quanto menor o tempo médio de retorno, menos caixa a organização precisa para manter as operações.

Assim que a empresa compra sua matéria-prima ou as mercadorias, esse período passa a ser contado, até o momento em que o cliente final efetua a compra. Esse ciclo mostra o tempo de intervalo entre o investimento e o recebimento. Toda a cadeia organizacional, neste período, precisa ser avaliada através de uma gestão financeira precisa.

Todo esse funcionamento é fundamental para o sucesso das vendas e a lucratividade da empresa e afeta, inclusive, o preço final dos produtos. Apesar de o conceito ser padrão, cada organização tem uma forma de acompanhar esse tempo médio, que varia de acordo com o seu porte.

Ciclo operacional e ciclo financeiro: quais são as diferenças?

Na imagem, o resumo da diferença entre ciclo operacional de uma empresa e ciclo financeiro.

Ciclo operacional:  o tempo médio que ela leva para executar todos os processos, desde a compra de matéria-prima (ou dos produtos, quando não é uma organização que fabrica) até a entrega final. 

Ciclo financeiro: 
é o tempo que a empresa gasta entre o pagamento para a produção ou compra até o valor total recebido pelas vendas.
Diferença entre ciclo operacional e ciclo financeiro

Por envolver toda a parte econômica dos processos, o ciclo operacional de uma empresa pode ser confundido com o ciclo financeiro. Um conceito está diretamente ligado ao outro, mas cada um tem suas características e objetivos. A seguir, explicamos a diferença entre eles.

Ciclo operacional de uma empresa

Como citado anteriormente, o ciclo operacional de uma empresa se inicia no momento da compra de matéria-prima ou dos produtos a serem vendidos. A partir desse momento, todas as etapas do processo são avaliadas. Entre elas, podemos citar:

Ciclo financeiro de uma empresa

Já no ciclo financeiro, também conhecido como ciclo de caixa, é o tempo que a empresa gasta entre o pagamento para a produção ou compra até o valor total recebido pelas vendas. Ele está completamente ligado ao ciclo operacional e ambos se complementam.

Ambos precisam estar alinhados para que as finanças da empresa caminhem de acordo com os objetivos propostos. Por isso, é fundamental ter uma gestão financeira de qualidade, para monitorar toda a entrada e saída de dinheiro.

Como calcular o ciclo operacional e financeiro da sua empresa

Agora que explicamos a diferença entre o ciclo operacional e o ciclo financeiro de uma empresa, o próximo passo é mostrar como fazer o cálculo de cada um.

Cálculo ciclo operacional de uma empresa

É a soma do prazo médio de estocagem (PME) com o prazo médio de recebimento (PMR).

Ciclo Operacional = PME + PMR

Cálculo ciclo financeiro de uma empresa

É calculado pelo ciclo operacional (CO) subtraído do prazo médio de pagamentos (PMP).

Ciclo Financeiro = CO – PMP

Para que a empresa consiga resultados positivos, é importante reduzir o ciclo financeiro. Dessa forma, o retorno dos investimentos feitos para os processos de produção são mais rápidos, o que gera melhor fluxo de caixa.

Em ambos os ciclos, além dos cálculos, é também essencial saber fazer uma análise precisa, através da gestão, e um estudo de mercado, para que o desenvolvimento do negócio seja claro, objetivo e possa gerar resultados positivos.

Como utilizar o ERP Sankhya para otimizar a gestão operacional da sua empresa

Uma pesquisa realizada pela IDG Research Services mostrou que empresas que utilizam um sistema de gestão têm crescimento 35% mais ágil do que as organizações que não usam. Além disso, a produtividade também é 10% superior. Isso mostra a importância da automação para otimizar os processos operacionais e obter resultados mais eficientes.

O ERP Sankhya possibilita uma gestão precisa de cada etapa do ciclo operacional de uma empresa, tudo em tempo real. Assim, os gestores conseguem avaliar o desempenho dos processos, identificar gargalos e fazer as ações corretivas necessárias para diminuir o tempo entre o investimento e o recebimento.

Com uma visão ampla do ciclo operacional, é possível desenvolver um planejamento estratégico bem direcionado com os objetivos organizacionais, diminuindo problemas e aumentando a eficiência.

O ERP Sankhya oferece recursos para todas as etapas do ciclo, como:

  • Lançamento de notas fiscais;
  • Relatórios e alertas de contas a pagar;
  • Acompanhamento do ponto de equilíbrio;
  • Gerenciamento do fluxo de caixa;
  • Faturamento mensal e previsão de caixa;
  • Administração de prazos de pagamento e recebimento;
  • Gestão de compras;
  • Gestão de estoque;
  • Gestão de vendas;
  • Monitoramento por indicadores.

Esse software de gestão é completo por permitir controlar todas as etapas do ciclo operacional de forma eficiente, através da centralização de dados e informações de todos os setores. Assim, é possível reduzir o trabalho manual, que demanda tempo, e simplificar os fluxos de trabalho.

Deseja investir em um ERP de qualidade e que facilite a rotina de trabalho da equipe, com recursos específicos para a gestão do ciclo operacional? Fale com um de nossos consultores e solicite uma proposta.

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.