ERP Multiempresa: Como fazer a gestão integrada dos seus negócios?
Aplicação do ERP Multiempresa e vantagens do uso. Em uma rede de lojas que faz compras de maneira centralizada, na...

O Portal ERP divulgou no ano de 2019 uma pesquisa sobre os investimentos que as empresas brasileiras pretendem fazer em relação aos seus sistemas integrados de gestão.
Entre mais de 5 mil respondentes, 58% apontaram a necessidade de investir em melhorias e expansão, por dois diferentes motivos, sendo o crescimento dos negócios no mundo físico e virtual, e a necessidade de atualização tecnológica.
Entre as empresas que acreditavam no potencial de crescimento de seus negócios para 2019, muitas manifestaram o desejo de atualizar seus sistemas de gestão. Um motivo em especial, foi para que eles pudessem integrar novas unidades de negócios, novas lojas físicas ou virtuais e novos investimentos, dentro ou fora do segmento original de atuação.
Já no ano de 2020, uma nova pesquisa, e em sua 4ª edição, os mais de 3 mil respondentes revelaram a importância da experiência do usuário com as ferramentas implementadas nas suas gestões, além de uma tendência entre os investimentos prioritários nas empresas, focados em treinamentos das equipes para o melhor uso dos softwares e potencializar os resultados.
Por isto é sempre bom ressaltar que no processo de escolha da ferramenta, é importante sempre avaliar o quão amigável e responsivo é o software para com as demandas que a sua realidade requer. Por isto, existem aqueles softwares que são capazes de atender a necessidade de integrar diferentes negócios, o ERP Multiempresas, que permitem a inclusão de diferentes empresas em um sistema de gestão unificado, facilitando todo o processo de acompanhamento do ecossistema produtivo
Assim, para entendermos o que as empresas ganham com essa integração, é importante lembrar um pouco sobre o que é ERP.
O que é mesmo um ERP?
ERP é a sigla para a expressão Planejamento de Recursos Empresariais, que no original em inglês equivale a Enterprise Resource Planning.
Logo, trata-se de um sistema de gestão de informações que integra todas as atividades de uma empresa. Isso acontece para facilitar o gerenciamento administrativo e executivo do negócio, associado a softwares e equipamentos de tecnologia da informação.
Para entender mais sobre o tema, visite o blog Mestre do ERP , uma das fontes mais atuais e respeitadas sobre o assunto.
O que é um ERP multiempresa?

O ERP Multiempresas tem o mesmo papel do ERP, com uma vantagem adicional: ele combina informações gerenciais de mais de uma empresa, gerando relatórios individuais e consolidados.
Para ficar mais simples de entender, que tal alguns exemplos?
- Sistema de franquias: o franqueador pode incluir em seu modelo de negócios a homologação de um determinado ERP de gestão, para ter uma visão unificada dos pedidos de compra e do volume de vendas de cada loja. Com isso, ele pode agilizar o abastecimento e acompanhar indicadores-chave da rede de franqueados. Cada lojista pode ver apenas seus indicadores e o franqueador pode ver os números de toda a rede.
- Indústria com lojas próprias: como nas franquias, é possível cadastrar os diferentes CNPJs e inserir as informações no sistema de forma separada, para que seja possível ter a visão do todo e também de cada unidade. Embora os processos e as informações operacionais sejam de natureza diferente, é possível padronizar alguns indicadores-chave, que permitem a visão integrada e em tempo real do negócio.
- Grupos empresariais de pequeno e médio porte, com negócios iguais ou diferentes: é possível cadastrar quantos CNPJs o empreendedor quiser e inserir as informações de cada um. Algumas delas, em especial as contábeis, tributárias e de gestão de pessoas, seguem padrões que variam pouco de empresa para a empresa.
- Holdings empresariais: quando uma mesma família ou grupo de acionistas possui várias empresas, cada uma com seu sistema de gestão, é possível fazer uma integração e deixar todas as informações corporativas em um mesmo lugar, adequado ao modelo de negócios e à necessidade de informações. Como alguns indicadores são universais, os empreendedores poderão usar o ERP para ter uma visão específica e outra geral dos resultados do grupo.
- E-commerce: quando as lojas online estão ligadas ao ERP principal, algumas empresas optam por administrar suas vendas digitais dentro de um novo CNPJ, devido a questões tributárias. Com um ERP multiempresas, todos os processos da loja virtual podem estar integrados aos processos físicos como, por exemplo, vendas, estoque, contas a pagar e receber.
Aplicação do ERP Multiempresa e vantagens do uso.
Em uma rede de lojas que faz compras de maneira centralizada, na medida em que os produtos são vendidos é preciso renovar o estoque.
Sintetizando, podemos dizer que o ERP multiempresa captura a informação sobre todas as lojas, analisa a necessidade de fazer novas compras e faz o planejamento, considerando todos os negócios e não apenas um.
Com o ERP Multiempresas, o gestor tem uma visão integrada de seus negócios. Ele pode acompanhar as transações em tempo real, tomar decisões rápidas e avaliar as boas práticas e o desempenho das pessoas que se destacam.
A Sankhya oferece uma solução de ERP Multiempresas. Para saber mais, fale com um de nossos consultores. Solicite uma visita aqui.