Gestão de indústrias de mármore e granito: principais desafios e como otimizar

Com a tecnologia cada vez mais presente na rotina das indústrias de mármore e granito, é importante manter uma gestão...

Indústrias de mármore-e granito

Com a tecnologia cada vez mais presente na rotina das indústrias de mármore e granito, é importante manter uma gestão de qualidade e otimizada, para que os processos sejam executados de forma prática e eficiente.

Mesmo com o crescimento da concorrência no mercado, indústrias que sabem acompanhar as transformações externas, entender os principais desafios e estruturar uma gestão alinhada com as mudanças conseguem conquistar os clientes.

Neste artigo, mostramos quais são os principais desafios desse segmento e a importância de investir em um sistema de gestão para as  indústrias de mármore e granito e, assim, conquistar destaque e sucesso nos negócios. Confira!

Como é o mercado de indústrias de mármore e granito?

Uma pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) mostrou que o Brasil está em quarto lugar no ranking de países com maior produção de rochas ornamentais, gerando 480 mil empregos diretos e indiretos.

As indústrias de mármore e granito são divididas em três grandes setores: extração, beneficiamento e marmoraria. A maior concentração de empresas de beneficiamento está localizada no sul do Espírito Santo. 

Esse setor é subdividido em duas partes, o primário e o secundário. A primeira é o processo encarregado de obter chapas com espessuras diversas, em indústrias denominadas serrarias. Já a segunda tem a função de fazer o corte e o acabamento das peças, e é executada na marmoraria.

O Espírito Santo é conhecido por atender tanto o mercado interno quanto o externo de mármore e granito. Ele é encarregado de 83,3% das exportações do país e é um dos setores mais importantes para a movimentação da economia do estado. Representa 7% do Produto Interno Bruto, com 84,1% de microempresas do segmento e 40,1% de trabalhadores formais.

2023 chega com a expectativa de um mercado com aumento das demandas devido aos números envolvendo o crescimento  no setor da construção civil no país.

O ano de 2022, segundo levantamento do Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), finalizou com alta de 10,9% no setor, sendo considerada a maior taxa desde 2014. Com isso, um estudo da Prospecta Analytica apontou um possível crescimento para o ano de 2023 de 4,5%, tendo em vista o aumento de construções e reformas

Quais são os principais desafios das indústrias de mármore e granito?

O segmento de indústrias de mármore e granito está em constante crescimento e em posição de destaque nos rankings mundiais. Mas, mesmo com dados positivos no mercado, é um setor que enfrenta desafios. A seguir, listamos os principais.

Gestão de custos

Nesta gestão, o desafio é conseguir agregar custo em cada etapa do processo produtivo, ver as despesas de cada etapa e do total do produto e fazer recálculo de partes do processo, quando necessário. 

Outros pontos que geram o desafio é fazer a apuração do custo de cada etapa com base no que foi consumido pelo chão de fábrica e trabalhar com despesa real e estimada, nas diferentes etapas da produção.

Gestão de compras

Os desafios na gestão de compras são realizá-las de forma assertiva, avaliando e monitorando os custos dentro do orçamento com atenção. É importante analisar os processos de compras de forma geral, incluindo a sazonalidade dos fornecedores.

Neste tópico, também inclui a gestão de produção, por isso, é necessário rastrear todos os processos de produção e estar atento às possibilidades de inclusão e exclusão de etapas para o mesmo produto.

Gestão de estoque

Um dos tópicos mais importantes e desafiadores da gestão de estoque nas indústrias de mármore e granito é o endereçamento, pois facilita a localização das peças nos galpões de armazenagem.

Outro ponto de atenção é o monitoramento do estoque em tempo real. Assim, é possível identificar falhas de imediato e executar as ações corretivas com rapidez. Nesse controle do estoque, é preciso focar no gerenciamento do espaço físico, no giro, na obsolescência, na criação de lotes promocionais entre outros aspectos.

Gestão do processo

Cada parte do processo de produção exige uma gestão precisa e constante. Dessa forma, é possível identificar falhas em equipamentos e o tempo de operação (se é preciso maior otimização). 

Tudo precisa estar bem alinhado para não afetar a produtividade (de profissionais e de máquinas), a capacidade dos equipamentos, a qualidade dos produtos e, principalmente, as vendas.

Sistema de gestão para indústria de mármore e granito

Em um mercado cada vez mais automatizado, é fundamental o uso da tecnologia como aliada em todas as etapas de produção e também auxiliando todos os setores das indústrias de mármore e granito.

O sistema de gestão é uma excelente estratégia para a execução de tarefas com otimização e eficiência, por ser completo e oferecer diversos recursos que facilitam desde a compra de matéria-prima até a distribuição do produto, além de oferecer gestão operacional, de produção, financeira, de vendas, de estoque, entre outras.

Em pesquisa feita pela IDC, dados mostram que o crescimento no investimento em TI neste ano, será de 12% em toda a América Latina. Ainda segundo os dados, as tecnologias emergentes podem crescer em torno de 69% em 2023.

Com as portas do mercado interno e externo para as indústrias de mármore e granito cada vez mais abertas e com a concorrência acirrada, utilizar a tecnologia de gestão deixou de ser opção no setor para ser uma necessidade. 

4 vantagens do ERP para indústrias de mármore e granito

Como citamos, o sistema de gestão é uma tecnologia completa e aliada de todas as atividades em indústrias de mármore e granito.

O ERP é um software de qualidade no mercado e oferece recursos fundamentais para gestores que desejam executar cada etapa dos processos com precisão e qualidade.

São inúmeras as vantagens de investir em um software como esse. A seguir, listamos as principais.

1. Integração de dados

O sistema ERP consegue fazer a integração de dados e informações entre todos os setores da indústria. Isso facilita a comunicação interna entre os profissionais e otimiza o tempo de trabalho com atividades burocráticas.

2. Produtividade

Com a automatização das tarefas, principalmente as que demandam maior tempo, é possível aumentar a  produtividade e a eficiência dos processos. Dessa forma, a indústria consegue um maior crescimento das vendas e, consequentemente, da lucratividade.

3. Redução de erros

O ERP faz todo o controle dos processos da indústria em tempo real, com o uso de indicadores de desempenho e gerando relatórios detalhados. Assim, os gestores conseguem avaliar com precisão todas as etapas, prevenir perdas e reduzir erros. Através dos dados fornecidos, é possível identificar gargalos e fazer as ações corretivas com rapidez.

4. Diminuição de custos

Com a integração dos dados e o controle dos processos em tempo real, o ERP auxilia na diminuição de custos, que quando não são gerenciados com atenção, geram gastos extras, como, por exemplo, com desperdícios de matéria-prima, retrabalhos, atividades operacionais, entre outros.

O sistema ERP é uma tecnologia fundamental para indústrias de mármore e granito que buscam otimizar o trabalho, aumentar a produtividade e a eficiência, centralizar todas as áreas e controlar dados em tempo real.

Você deseja uma gestão mais assertiva na sua indústria com um sistema completo, objetivo, de qualidade e 100% web e mobile? Solicite um orçamento com nossos consultores e conheça o ERP Sankhya.

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.