Internet das coisas: sua empresa está preparada para o futuro?
Nas duas últimas décadas, a velocidade do surgimento de novas tecnologias tem sido impressionante. Pesquisas mostram que a IoT –...

Nas duas últimas décadas, a velocidade do surgimento de novas tecnologias tem sido impressionante. Pesquisas mostram que a IoT – Internet das Coisas – trouxe processos de inovação, novos modelos de negócios e um perfil de jovens empreendedores cheios de ousadia são alguns fatores que contribuem para a criação desse novo cenário.
Quer entender melhor como a IoT impacta as empresas? Acompanhe esta leitura!
O mundo digital
Há cerca de dez anos, era difícil de imaginar uma gama de produtos e serviços lançados recentemente pelas empresas de base tecnológica. Atualmente, o mercado é incapaz de vislumbrar com exatidão qual será o futuro dos negócios nas próximas décadas.
Analistas especializados em tendências têm uma única certeza: as relações das empresas com clientes, colaboradores, fornecedores e com a própria sociedade será cada vez mais baseada em interações digitais.
Internet das Coisas (IoT)
Em meados dos anos de 1990, os computadores pessoais passaram a ter acesso à internet discada, que possibilitava o alcance de qualquer pessoa à rede mundial de computadores, conhecida como World Wide Web (WWW). Os notebooks foram os próximos nessa linha do tempo. Depois, vieram os players de música, smartphones e tablets. A internet passou a ser cada vez mais rápida e com maior capacidade para o tráfego de dados.
Exceto pelo player de música, esses aparelhos tinham algo em comum: pertenciam ao universo da tecnologia e da telecomunicação. Por meio de computadores e smartphones, começou a ser possível compartilhar documentos, vídeos, áudios, trocar mensagens eletrônicas, comprar, fotografar e também fazer ligações.
Tendências emergentes dos últimos anos
O YouTube foi fundado em 2005. Nesse mesmo ano, o Netflix começou a oferecer vídeos online. A ascensão dos portais de conteúdo impulsionou a indústria de televisores a desenvolver a chamada Smart TV, com tecnologia de acesso à internet, que possibilitaria o consumo de conteúdos em alta definição.
A popularização das Smart TVs veio a partir do início dessa década e hoje, a grande maioria dos novos aparelhos sai de fábrica com sistemas de acesso à web.
Atualmente, existem inúmeros equipamentos eletrônicos, residenciais ou comerciais, que contam com acesso à internet. A essa combinação foi atribuído o nome de Internet das Coisas, cuja sigla em inglês é IoT (Internet of Things).
O conceito é bem simples: trata-se da aplicação de tecnologias já disponíveis, cuja convergência possibilita aos objetos se conectarem à internet, coletando e trocando informações entre si e com a nuvem, e reagindo a estímulos externos.
Para deixar a explicação ainda mais simples, é a conexão dos eletrodomésticos e de equipamentos variados aos sistemas de comunicação de dados.
Previsões
De acordo com estudo do Gartner Group, até o final de 2020, a IoT já estava presente em 95% dos produtos eletrônicos que usamos no dia a dia, seja em casa ou no escritório.
Atualmente, eletrodomésticos podem ser programados para ligar ou desligar a partir de comandos dados por qualquer smartphone. O sistema pode ser encontrado em geladeiras, máquinas de lavar, cafeteiras, entre outros.
Pesquisadores que estudam sobre IoT, mercado e tendências acreditam que o consumidor dos próximos anos terá um comportamento parecido com o registrado no lançamento dos smartphones e das smart TVs e, em breve, todas as casas funcionarão dessa forma..
Algumas indústrias, como a automobilística, já oferecem alternativas de conexão com a internet, como pilotos automáticos, computador de bordo, sensores anti-impacto e uma série de outros.
O crescimento acelerado dos chamados “smart tudo” vai acarretar também a necessidade de investimento em segurança de dados, uma vez que os riscos ainda não foram completamente identificados.
Eletrônicos conectados à internet terão sistemas operacionais e aplicativos que precisarão ser atualizados de tempos em tempos.
Indústria 4.0

Nas indústrias e nos negócios de uma maneira geral, as possibilidades de aplicação da IoT são inúmeras, na medida em que o maquinário é substituído por equipamentos cada vez mais sofisticados, preparados para interagir uns com os outros e também com os sistemas de gestão, de uma forma ainda não vista anteriormente.
A incorporação da Internet das Coisas em uma planta industrial vai permitir, por exemplo, um melhor monitoramento dos estoques de matérias-primas e de produtos acabados. Na medida em que o planejamento de produção é cumprido, as próprias máquinas passarão a indicar as quantidades que deram saída do estoque e se transformaram em produto final.
Tecnologias de IoT se comunicando na indústria
A IoT permitirá “o diálogo” das máquinas de uma planta industrial com o sistema de gestão corporativo. No final da linha de produção, a incorporação da IoT poderá contribuir para a rastreabilidade dos itens fabricados, distribuição no mercado e também para a oferta de serviços de pós-vendas.
A Internet das Coisas vai se incorporar a outras tecnologias utilizadas no ambiente empresarial, a fim de gerar dados que contribuam para que os gestores possam tomar decisões de maneira mais assertiva.
Vale também lembrar que IoT não significa apenas a automação, pura e simples. Trata-se muito mais de conexão entre os diferentes fatores da produção. Estamos falando de máquinas que “conversam” entre si e com outros sistemas de informação.
Sistemas ERP em uma realidade de IoT
Dessa maneira, geram informações relevantes para gestores. Essas mesmas máquinas podem estar conectadas ao sistema de ERP, o que potencializa a capacidade analítica das diferentes áreas da organização.
A expectativa é que a Internet das Coisas traga muitos benefícios para as empresas. Se as previsões do Gartner Group estiverem corretas sobre 2020, ainda dá tempo de se preparar e entender melhor como a IoT representa uma oportunidade de negócios e provoca mudanças no mercado, tanto do ponto de vista da produção quanto do consumo.
Cada empresa terá seu tempo e suas necessidades específicas. Mas muito em breve estaremos falando da utilização da IoT em todos os processos gerenciais.
Prepare-se desde já, e descubra novas oportunidades com todas as dicas de implementações e aplicações de ERPs do nosso site!