Sistema de gestão de qualidade: quais as vantagens de usar?
Entenda o que é um sistema de gestão de qualidade, veja como ele funciona e quais benefícios é capaz de...

Com o aumento contínuo da competição, é muito importante que as empresas busquem sempre garantir a qualidade de seus produtos. Mas conseguir essa meta nem sempre é fácil. Por isso, existe o sistema de gestão da qualidade, ou SGQ.
Ao contrário do que muitos acreditam, o SGQ pode ser aplicado em empresas de todos os portes e segmentos e traz uma série de vantagens importantes, especialmente com melhor na imagem, no desempenho e na cultura organizacional.
Quer saber mais? Continue a leitura!
O que é gestão de qualidade?
A gestão da qualidade é uma ferramenta estratégica que estimula a adoção de uma visão sistêmica da empresa. Assim, ela promove a adoção de medidas que visem o controle dos processos organizacionais.
Com isso, a empresa consegue melhorar o nível de qualidade dos seus produtos e serviços, atender melhor os consumidores e gerenciar de forma mais adequada todos os seus setores e processos.
De acordo com a ISO 9001, a gestão da qualidade pode incluir o estabelecimento de políticas de qualidade, objetivos da qualidade e processos para alcançar esses objetivos, planejamento e controle, garantia e melhoria desta gestão.
O que é sistema de gestão da qualidade?

O Sistema de Gestão da Qualidade, SGQ, é um conjunto de elementos integrados e interligados que ajudam a atender à Política de Qualidade e os objetivos da empresa.
Ou seja, o Sistema de Gestão da Qualidade é uma ferramenta que ajuda a controlar e padronizar todos os processos dentro de um negócio e ainda permite medir o quão eficaz são as ações tomadas. Todos esses pontos são realizados com foco na satisfação do cliente e na busca por uma melhoria contínua dos processos.
Assim, o SGQ pode ser compreendido como uma série de atividades pelas quais uma empresa identifica seus objetivos e determina os processos e recursos necessários para alcançar os resultados desejados.
Com essa ferramenta, é possível gerenciar a interação dos processos e recursos para agregar valor aos produtos e serviços. Quando bem implementado e gerenciado, o Sistema de Gestão da Qualidade traz uma série de benefícios à empresa e ajuda a alta direção a tomar decisões mais direcionadas em busca pela qualidade total.
Para isso, existem princípios e diretrizes que devem ser aplicados em cada processo.
Princípios da gestão da qualidade em um SGQ
Todo Sistema de Gestão da Qualidade deve contar com 7 princípios, de acordo com a ISO 9001:2015. São eles:
1) foco no cliente: a empresa precisa trabalhar para conseguir atender o cliente de maneira satisfatória, prevendo suas necessidades futuras e conquistando a fidelização;
2) liderança: a empresa precisa ter uma equipe de liderança sólida e que esteja por dentro dos avanços do mercado, além de a organização oferecer ferramentas de motivação necessárias para que os liderados executem seus processos com eficácia;
3) engajamento: cada colaborador da empresa deve estar engajado com os problemas do negócio, buscando formas de solucioná-los;
4) abordagem de processo e sistêmica de gestão: a abordagem de processo se relaciona ao estudo das entradas e saídas da empresa, facilitando identificar desvios de lucros e metas a serem mantidas. Já a abordagem sistêmica entende que todos os processos estão interligados e, com isso, os gestores conseguem perceber onde estão os lucros e prejuízos;
5) melhoria: as empresas devem buscar a melhoria constante;
6) tomada de decisão baseada em evidência: é preciso utilizar indicadores, auditorias e análises realizadas por meio do Sistema de Gestão de Qualidade para tomar decisões, as quais, por sua vez, devem ajudar na melhoria dos produtos e serviços;
7) gestão de relacionamento com fornecedores: é fundamental estabelecer bons relacionamentos com fornecedores, pois isso traz benefícios mútuos, permitindo melhorias nos prazos e preços, o que contribui para a melhoria na qualidade dos produtos e serviços.
Quais são as normas relacionadas à gestão de qualidade?
As Normas ISO 9000 são uma série de normas internacionais voltadas à gestão da qualidade – e que podem ser aplicadas aos mais diversos ramos: comercial, organizacional, empresarial, industrial, etc.
ISO 9000
É uma norma que funciona como um “guia introdutório” sobre Sistema de Gestão de Qualidade. É nela que estão os princípios do sistema, além dos conceitos e fundamentos usados nas demais normas.
ISO 9001
É a mais conhecida da família 9000 e também é a única capaz de fornecer um certificado. A ISO 9001 é indicada para as empresas que desejam implementar o Sistema de Gestão de Qualidade de maneira eficaz, demonstrando a capacidade da empresa em fornecer produtos e serviços de qualidade e que atendam às necessidades dos clientes.
ISO 9002 e ISO 9003
Em 2000, as normas ISO 9002 e 9003 passaram a englobar a ISO 9001. Antes desse período, as normas atuavam em aspectos diferentes para atingir a qualidade do processo produtivo.
A 9002 tratava do Modelo para Garantia de Qualidade em produção, instalação e serviços associados (semelhante a ISO 9001, mas sem as partes de criação de novos produtos). E a 9003 era o Modelo para Garantia de Qualidade inspeção e ensaios finais e abordava a inspeção do produto final, sem observar a produção.
ISO 9004
Essa norma amplia os benefícios obtidos por meio da ISO 9001. Ela é totalmente focada no sucesso por meio da qualidade, conduzindo a organização a uma gestão eficiente e duradoura. Entre seus itens, estimula a capacitação dos funcionários e o planejamento estratégico.
Quais os benefícios de um sistema de gestão da qualidade?

Utilizar um Sistema de Gestão da Qualidade é uma maneira eficaz de controlar e padronizar seus processos, além de medir os resultados obtidos. Entre os vários benefícios obtidos, estão:
1) Melhora na performance empresarial, ajudando a alcançar os objetivos definidos no planejamento estratégico, assegurando mais confiabilidade, segurança e estabilidade em relação às técnicas e processos usados pela empresa, além de garantir a padronização, a integração e o alinhamento dos processos de todos os setores do negócio;
2) Aumento da produtividade, pois com os processos e as responsabilidades corretamente definidos, é mais fácil aumentar a produção sem comprometer a qualidade;
3) Evita o retrabalho, especialmente graças à automação dos processos com o uso de softwares de gestão, o que reduz a quantidade de processos manuais que podem incorrer em falhas;
4) Estabelece as boas práticas de produção, considerando as técnicas mais modernas e adequadas de produção e conferindo automaticamente o que está dentro ou fora do esperado;
5) Garante uma gestão estratégica das equipes, especialmente considerando a automação de processos, fazendo com que seus times tenham mais tempo para focar em atividades estratégicas, além de deixar os colaboradores mais satisfeitos com o ambiente de trabalho;
6) Redução de custos, já que você implementará uma gestão mais eficiente, com redução do tempo de produção, maior qualidade dos produtos, serviços e garantia de satisfação dos clientes e colaboradores, pontos que impactam nos custos da empresa e na margem de lucro;
7) Tomada de decisão acertada, uma vez que o sistema organiza e realiza a gestão da informação, oferecendo indicadores e relatórios que ajudam a subsidiar a tomada de decisão estratégica;
8) Garante a legalidade da empresa, evitando que o seu negócio atue fora das leis e normas do seu setor;
9) Aumenta a satisfação do cliente, já que, por meio do sistema, a empresa consegue garantir que as necessidades e desejos dos clientes serão atendidos, melhorando seus processos internos e oferecendo mais qualidade aos seus produtos e serviços.
Como implantar um sistema de gestão da qualidade?
Já está convencido dos benefícios de implantar um Sistema de Gestão da Qualidade? Veja os passos primordiais para isso:
- envolva todas as pessoas da empresa no processo;
- defina os produtos e processos com maior impacto no seu negócio;
- defina quais indicadores são fundamentais para monitorar o desempenho dos seus produtos e processos;
- defina como será feita a coleta de informação e em quanto tempo;
- acompanhe os indicadores e defina quais ações corretivas serão tomadas quando os indicadores estiverem fora dos limites aceitáveis;
- concentre a atenção na melhoria dos produtos e processos, colocando em prática sugestões de melhorias oferecidas por colaboradores, clientes e gestor de qualidade.
Depois de todas essas dicas, você já sabe tudo sobre Sistema de Gestão de Qualidade? Continue aprendendo: baixe o nosso mapa mental com 15 iniciativas para aumentar a sua produtividade.