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4 indicadores de desempenho para acompanhar sua equipe de serviços

Investir em gestão de pessoas é a melhor forma de aproveitar o potencial da equipe ao máximo. Mas atenção: não se trata apenas de criar ações de motivação. É preciso esclarecer as expectativas e a forma como cada colaborador contribui para os resultados da empresa. E é exatamente isso o que nos leva ao assunto de hoje: indicadores de desempenho.

Não tem mistério: quando sua equipe sabe o que deve ser feito e como deve ser feito, tudo fica muito mais fácil. E se os profissionais podem acompanhar a própria evolução rumo aos resultados, melhor ainda! O segredo, então, está em determinar quais são os Key Performance Indicators (KPIs) mais relevantes para monitorar o desempenho do seu time e colocá-los para trabalhar a seu favor. Quer descobrir como? Continue acompanhando!

O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho nada mais são que desdobramentos das metas do negócio. Digamos que o time de vendas tenha como meta fechar um montante de 1 milhão de reais em novas transações a cada mês. Nesse caso, um possível indicador para mensurar se a empresa cumprirá sua meta é o ticket médio de cada venda ou ainda o número de contratos fechados por cada vendedor.

Só vale ressaltar que os KPIs estão sempre atrelados a um número e a um prazo. Caso contrário, será impossível mensurá-los adequadamente. Com uma meta e um limite de tempo, você pode estipular indicadores por equipe, setor ou ainda para cada profissional atuante na empresa.

Que indicadores você deve acompanhar?

Como cada empresa tem objetivos próprios, as metas não têm como ser fixas. E o mesmo acontece com os indicadores de desempenho! Com isso em mente, o que você deve fazer é identificar quais indicadores são mais relevantes para o momento que sua empresa está vivendo. Confira algumas possibilidades:

1. Valor do capital humano

O capital humano é o bem mais precioso que uma empresa pode ter. Afinal, sem pessoas, o negócio simplesmente não vai para frente. Sabia que dá para calcular o valor do seu time? Para isso, some todos os custos do negócio (exceto os relativos à folha de pagamento) e divida pela quantidade de funcionários.

2. Taxa de contratação interna

A evolução dos profissionais que trabalham na sua empresa também é uma medida de desempenho da equipe, pois evita que tenha que buscar mão de obra de fora. Para conhecer sua taxa de contratação interna, some o número de promoções realizadas no período e divida pelo total de funcionários.

3. Índice de produtividade

Não tem discussão: uma equipe produtiva gera mais valor para a empresa, aumentando vendas e, consequentemente, elevando o faturamento. Então que tal medir seu índice de produtividade? É bem fácil: pegue a receita total da empresa e divida pela quantidade de funcionários.

4. Nível de acordo de serviço

Esse indicador revela o quão alinhado seu time está em relação à proposta de qualidade no atendimento que a empresa espera dar aos clientes. Normalmente, é usado em contratos de TI para estabelecer requisitos mínimos de qualidade na prestação dos serviços. Por meio dele, você pode definir o tempo mínimo de atendimento ao cliente, a quantidade de entregas por dia, a taxa de reclamações diárias, o uso de recursos, entre outros requisitos.

Como fazer esse acompanhamento?

Esses são só alguns dos indicadores de desempenho que você pode aplicar para verificar como anda o trabalho da sua equipe. Mas evite dores de cabeça com planilhas e documentos avulsos. Anote aí: um sistema de gestão de pessoas pode facilmente fazer esse trabalho por você.

Além de acompanhar o desempenho da equipe de forma consolidada, por meio de dashboards de controle, você pode até estipular premiações para quem atingir um nível de eficiência maior ao longo do tempo. Lembre-se de que, além de cobrar resultados, você tem que manter seu time motivado!

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