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Aprenda 5 técnicas de venda para não perder oportunidades

Fechar uma venda depende de vários fatores, certo? Mas imagine se você só aplicasse as melhores técnicas de negociação. Alguma dúvida de que essa estratégia aumentaria os resultados positivos em sua empresa, conquistaria mais consumidores, ajudaria a atingir metas e até mesmo fidelizaria novos clientes? Pois para saber como exatamente colocar isso em prática, confira as técnicas de venda que separamos no post de hoje!

1. Planeje bem a negociação

Fazer um planejamento ajuda (e muito) a mapear o passo a passo de uma negociação. Essa técnica vem da teoria dos jogos e consiste basicamente em prever os objetivos, as reações e atitudes de cada parte em um mesmo contexto negociador. Por mais que as primeiras negociações de uma venda não sejam exatamente em relação ao preço, é imprescindível se planejar para que a apresentação de um produto ou serviço seja realizada de forma a aumentar sua percepção de valor, ressaltando aspectos qualitativos. Isso facilita os estágios posteriores, de precificação e ajuste de valores.

2. Guarde um trunfo para o final

Uma das melhores técnicas de negociação é deixar uma de suas últimas apostas, vantagens ou benefícios para o final da conversa. O método é eficiente porque funciona para arrematar um resultado que já está próximo de ser atingido ou até mesmo convencer um negociador prestes a abandonar a negociação. O segredo está em iniciar qualquer conversa já sabendo qual será seu trunfo, deixando-o apenas como um último recurso, para fechar com chave de ouro.

3. Saiba quais são seus limites

Por falar em conhecer o trunfo desde o início, há um outro aspecto que você deve ter em mente já quando começa uma negociação: os valores mínimos que podem ser praticados. É preciso saber qual será sua redução máxima de preços e o que cabe dentro do orçamento, entre outras características. Muito provavelmente, o outro negociador tentará testar esses limites, verificando até onde você está disposto a ir. Aí, se você já conhece esses valores de antemão, deixa a negociação mais objetiva e sem muitas margens para contestação.

4. Aprimore o relacionamento com os clientes

Você conhece o perfil de cada cliente? Consegue acompanhar seus padrões de compra e consumo? Como é feita a seleção de público-alvo para campanhas publicitárias e outras estratégias de venda em sua empresa? As respostas dessas perguntas são importantes para aprimorar a gestão de relacionamento com clientes da empresa. Já ouviu falar em Customer Relationship Management (CRM)? Pois esse recurso pode fazer maravilhas para suas negociações.

Aplicar essas técnicas no dia a dia do setor de vendas pode aumentar as taxas de sucesso em negociações, fidelizar mais consumidores e tornar suas atividades mais eficientes. Essa é uma forma de melhorar o relacionamento com clientes já existentes e agregar informações relevantes sobre eles, tudo de uma maneira mais inteligente e eficaz, a fim de alcançar os propósitos de formulação de estratégias de venda. Afinal, segundo pesquisas, é 7 vezes mais caro investir na aquisição de novos clientes do que na manutenção dos antigos.

5. Facilite as questões burocráticas

Se há algum impedimento burocrático que possa dificultar a venda, é imprescindível que você procure ao máximo eliminá-lo, para que isso não se transforme em um empecilho durante a negociação. Questões como forma de pagamento, emissão de documentos fiscais e procedimentos de entrega, entre outras, se forem muito complexas ou representarem um entrave para o cliente, podem acabar resultando em uma desistência e, consequentemente, na insatisfação do consumidor.

E você, quais técnicas de venda usa no dia a dia? Comente aqui e enriqueça nossa lista! E se gostou do post, que tal compartilhá-lo com seus contatos nas redes sociais?

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