Entre em contato: 0800 940 0750 PT | EN

PT | EN
Solicite um orçamento

Balanço financeiro: Por que é fundamental para o planejamento?

Cuidar adequadamente das finanças é indispensável para que qualquer negócio tenha recursos suficientes a fim de realizar seus planos corporativos e sustentar seu crescimento. E uma das melhores formas de fazer esse acompanhamento é por meio do balanço financeiro, que indica tanto o patrimônio da empresa como também quais são suas dívidas. A ferramenta ainda pode ser usada no planejamento, em busca de mais assertividade para atingir os objetivos corporativos. Ficou interessado em saber por que o balanço financeiro é tão importante para seu planejamento? Basta acompanhar nosso post de hoje.

Qual a importância do balanço financeiro?

A partir dos resultados obtidos com o balanço financeiro ou patrimonial, também conhecido como Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), é possível conhecer a saúde financeira do negócio. O uso dessa ferramenta possibilita uma visão que vai muito além da lucratividade ou rentabilidade. Sabia, por exemplo, que nem todo negócio lucrativo possui um patrimônio adequado para se manter de maneira sustentável? Pois essa é uma das situações apontadas por um DRE.

Esse balanço também é importante para que o negócio tenha visibilidade sobre quais são os custos envolvidos em sua operação. Um DRE indica o exato momento em que um produto possui margem de lucro abaixo do esperado ou mesmo começa a dar prejuízo. Assim é possível empreender uma análise mais completa sobre o que precisa ser feito, a tempo de reverter o cenário.

Por que é fundamental para o planejamento?

O balanço financeiro deve ser um dos componentes para a elaboração de um planejamento de sucesso porque é ele que fornece informações confiáveis para uma tomada de decisão baseada na realidade da empresa. Por meio desse balanço é possível identificar, por exemplo, se o negócio dispõe ou não de recursos necessários para um investimento e, principalmente, se tem capacidade financeira em relação ao que já deve atualmente.

O balanço financeiro também é importante para fornecer insights sobre quais devem ser os próximos passos da empresa. Baseando-se no DRE, é possível planejar ações para diminuir os custos envolvidos em determinado processo ou certa operação a fim de aumentar os lucros da empresa e, consequentemente, melhorar seus resultados.

Como usar o DRE no planejamento?

Para usar o balanço financeiro no planejamento, a primeira etapa consiste em fazer um reconhecimento da situação. Providencie uma análise integrada da situação patrimonial e financeira da empresa, encontrando quais são os maiores desafios ou problemas do contexto atual.

A partir disso, defina metas e objetivos, bem como o uso do balanço financeiro para montar um orçamento que traduza tais objetivos. Essa integração é importante, pois não adianta estabelecer metas que não possam ser alcançadas com os recursos disponíveis no momento.

Usar a tecnologia é outra dica valiosa. Ao fazer o balanço de maneira automática, você diminui as chances de erro, aumenta a confiabilidade e favorece o cruzamento de dados. E com o planejamento em prática, o balanço financeiro não só pode como deve ser usado como uma das formas de acompanhar os resultados das ações, fazendo modificações e otimizações que levem a empresa diretamente a seus objetivos.

Como você pôde ver, o balanço financeiro é uma importante ferramenta para a gestão do negócio, fundamental inclusive para o planejamento de ações. Com o uso do DRE no planejamento de ações e investimentos, por exemplo, maiores se tornam as chances de o negócio atingir o sucesso de maneira consistente e sustentável. Então o que ainda está esperando para começar essa empreitada?

Ficou ainda com alguma dúvida sobre o assunto? Não deixe de usar o espaço de comentários para participar do debate!

Cadastre-se e receba dicas e artigos em seu e-mail sobre gestão e negócios.

Voltar para o blog da Sankhya

Solicite um orçamento com um de nossos consultores.

Preencha o formulário abaixo e logo entraremos em contato.

*campos obrigatórios