Entre em contato: 0800 940 0750 PT | EN

PT | EN
Solicite um orçamento

Como gerenciar projetos com eficiência?

O gerenciamento de projetos se tornou, nos últimos anos, uma verdadeira “menina dos olhos” dos gestores. E não é para menos: as práticas da gestão de projetos podem tornar a empresa mais eficiente e promover importantes avanços em uma série de processos de trabalho, além de estimular a inovação. Mas para realmente ter resultados com a gestão de projetos é preciso seguir alguns princípios. Veja a seguir algumas dicas para gerenciar projetos com mais eficiência.

Defina o projeto com cuidado

Antes de começar o projeto propriamente dito, é preciso definir exatamente o que se espera dele. Quais são seus objetivos? Onde se espera chegar após sua implementação? Além disso, é fundamental que, nessa fase, sejam estabelecidas metas reais, dentro das limitações de tempo, dinheiro e recursos humanos da empresa.

A meta final da empresa pode ser, por exemplo, aumentar em 100% o número de visitantes do seu site. Mas será que esta é, no momento, uma meta realista tendo em vista o número de pessoas, tempo e dinheiro para investir? É importante que os objetivos sejam alcançáveis, caso contrário o projeto estará fadado ao fracasso antes mesmo de começar.

Escolha uma metodologia

Uma metodologia nada mais é do que uma forma de o projeto ser desenvolvido e acompanhado em todas as suas fases. A partir dela serão criadas as metas intermediárias e as formas de mensurá-las ao longo do projeto. Dessa maneira, a escolha de uma metodologia que seja comprovadamente eficiente para o tipo de trabalho que se deseja fazer é fundamental. Por isso, não basta escolher um método aleatoriamente, é preciso que a escolha (ou até mesmo criação) seja realizada a partir dos objetivos definidos no escopo do projeto.

ISO 10006

A ISO 10006, por exemplo, apesar de ser voltada para a Qualidade dos processos de gerenciamento de projetos da organização como um todo, é uma norma que pode ser usada também para projetos específicos. A ISO 10006 traz uma série de diretrizes cujos objetivos principais são a satisfação do cliente, a compreensão das expectativas dos sócios e a melhoria contínua.

PRINCE2

Há também a PRINCE2, metodologia de gerenciamento de projetos mais utilizada no mundo. Ela é extremamente adaptável a qualquer tipo e tamanho de projeto e tem como objetivo o gerenciamento, organização e controle de todos os processos do começo ao fim. A principal vantagem da PRINCE2 é que ela possui diretrizes que permitem uma maior flexibilidade, diferentemente de outras metodologias que não preveem mudanças ao longo do projeto.

Alinhe seu time

Não adianta nada criar um bom escopo de projeto e escolher uma excelente metodologia se a equipe não estiver alinhada com a ideia. Por isso, é importante que os funcionários sejam incluídos desde a fase de concepção, para que entendam os objetivos e compreendam a metodologia de trabalho. Cada membro da equipe deve entender a importância da metodologia para os resultados e como o trabalho do dia a dia poderá ser melhorado com a sua adoção.

Outro fator importante no gerenciamento de projetos é que ele tem uma característica multidisciplinar e, geralmente, envolve várias áreas da empresa. É papel do gerente de projetos fazer com que estas áreas trabalhem juntas, trocando informações e conhecendo as respectivas demandas.

Saiba que gerenciar projetos é mais do que implementar um sistema

Um bom software de gerenciamento de projetos pode ser essencial para o sucesso da sua empresa. Com ele, será possível examinar, em tempo real, os gastos, o uso do tempo dos funcionários, o andamento das metas intermediárias do projeto e os resultados alcançados, por exemplo.

Entretanto, apenas comprar o software e implantar o sistema não é suficiente. É necessário que o gerente de projetos esteja presente o tempo inteiro, cobrando prazos, tirando dúvidas, estabelecendo novas metas e realizando ajustes de acordo com os resultados que vão se apresentando.

Comunique-se!

A regra mais importante que todo gerente de projetos deve seguir é bastante simples, apesar de poderosa: comunique-se! Para alcançar o objetivo do projeto com sucesso é essencial conversar com cada um dos colaboradores, entender quais são suas dificuldades, ouvir suas ideias, cobrar prazos e apresentar soluções para seus problemas.

O gerente também deve se manter em constante contato com o cliente e outros gestores da empresa, para que comunique como está o andamento do projeto, sobre os problemas que aparecem e eventuais mudanças que serão necessárias ao longo do caminho.

E então, você gostaria de compartilhar com outros leitores alguma dica sobre como gerenciar projetos com eficiência? Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário:

Cadastre-se e receba dicas e artigos em seu e-mail sobre gestão e negócios.

Voltar para o blog da Sankhya

Solicite um orçamento com um de nossos consultores.

Preencha o formulário abaixo e logo entraremos em contato.

*campos obrigatórios