Entre em contato: 0800 940 0750 PT | EN

PT | EN
Solicite um orçamento

Como otimizar o processo de distribuição e logística?

A otimização de processos de distribuição e logística em uma empresa é praticamente um sinônimo para a redução de despesas e, consequentemente, para o aumento da lucratividade. Mas, nos negócios atacadistas e de distribuição, a otimização de processos é não somente uma oportunidade para aprimorar o desempenho, mas também uma iniciativa vital para que a empresa se mantenha competitiva no mercado.

Por isso, o empreendedor do segmento deve estar sempre em busca de novas formas de aprimorar suas operações. Confira 5 dicas para otimizar seu processo de distribuição e logística! 

Planeje com cuidado

O primeiro passo para otimizar esses processos é fazer um planejamento impecável desde o recebimento dos produtos até a sua entrega nos clientes. Ao fazer isso, sua empresa poderá identificar os gargalos que criam obstáculos para a eficiência e implementar melhorias.

Crie um mapa

Outra dica importante para aprimorar a distribuição e a logística é criar um mapa para todos os pedidos que sua empresa recebe em um determinado mês. Ao lado de cada pedido, insira informações como nome do cliente, valor da compra, prazo de entrega e distâncias percorridas.

Ao visualizar os pedidos nesse formato, você poderá montar esquemas de distribuição especiais para os clientes ou produtos mais rentáveis, assim como encontrar consumidores cujos valores dos pedidos não compensam as despesas com a entrega.

Além disso, o mapa ajuda a planejar rotas com os melhores meios de transporte. No Brasil, é comum que o transporte rodoviário seja o mais utilizado, mas vale a pena levantar preços e condições de outros modais, como trens, aviões e até mesmo embarcações.

Fortaleça parcerias

Muitas empresas de atacado e distribuição comprometem sua marca e reputação somente por não terem uma boa comunicação com seus fornecedores. Afinal, qualquer falha nos processos de seus parceiros muito provavelmente significará uma falha nos seus próprios processos.

Por isso, capriche no alinhamento e integração das informações com seus fornecedores, pois isso garantirá que qualquer problema nas entregas seja imediatamente identificado, permitindo que as equipes contornem o problema pró-ativamente.

Sempre que possível, integre os sistemas informatizados usados na sua empresa com aqueles dos fornecedores e clientes, pois isso pode automatizar processos e reduzir as chances de erros.

Use o melhor da tecnologia

Os processos de distribuição e logística também podem ficar muito mais fluídos e dinâmicos quando sua empresa adota um sistema de gestão empresarial — o ERP.

Com um ERP, sua empresa pode aproveitar funcionalidades específicas para aprimorar os processos de distribuição e logística, como compras, vendas, expedição, estoque, faturamento, comissões e muitas outras. Além disso, esses softwares permitem que você gerencie melhor as informações sobre seus clientes, integrando-se até mesmo com lojas virtuais, o que facilita a integração da logística com os processos de marketing e vendas, um fator indispensável para a prestação de serviços de qualidade.

Use um painel de controle

Controlar todas as informações referentes aos processos de distribuição e logística em um só lugar e em tempo real também pode fazer toda a diferença.

Ao contar com um dashboard que dá visibilidade a todo o processo — uma funcionalidade geralmente presente nos ERPs mais modernos — os gestores podem disparar medidas corretivas em poucos minutos, impedindo problemas na distribuição que podem afetar o relacionamento com os consumidores e a rentabilidade do negócio.

Não se esqueça de que, independente do cenário econômico vivido pelo país e o segmento de atuação da sua empresa, a capacidade de reduzir custos otimizando os processos de distribuição e logística está em suas mãos. Portanto, cabe somente a você decidir a melhor forma de fazer isso e escolher as ferramentas que podem te apoiar nesse desafio.

Você também pode se interessar pelo nosso eBook sobre WMS, desenvolvido para não deixar nenhuma dúvida sobre os principais pontos que envolvem a concepção, implantação e utilização do WMS em uma empresa, apresentando cada uma das principais operações e demonstrando suas implicações práticas.

LIVRO-BLOG

 

Você ficou com alguma dúvida sobre como otimizar o processo de distribuição e logística na sua empresa? Ou tem alguma dica para compartilhar também? Escreva para nós nos comentários!

Cadastre-se e receba dicas e artigos em seu e-mail sobre gestão e negócios.

Voltar para o blog da Sankhya

Solicite um orçamento com um de nossos consultores.

Preencha o formulário abaixo e logo entraremos em contato.

*campos obrigatórios