Entre em contato: 0800 940 0750 PT | EN

PT | EN
Solicite um orçamento

Como reduzir custos sem afetar o seu negócio?

A problemática não é nova: como atacar os custos sem afetar negativamente o negócio?

Infelizmente, a maioria das organizações considera que atuar na melhoria dos gastos corresponde a cortes no orçamento, o que resulta, muitas vezes, na entrega de um produto ou serviço de menor qualidade. Contudo, não precisa ser assim e a chave está na otimização de custos.

Quando todo o processo produtivo da empresa é estudado adequadamente, torna-se possível enxergar falhas, desperdícios e promover a inovação dos processos de modo a torná-los mais eficientes – isto é, fazer mais gastando menos.

Ao eliminar gastos desnecessários, a empresa também tem a possibilidade de investir em melhorias que trarão vantagens ao negócio em médio e longo prazo. Quer saber mais sobre a importância da otimização de custos? Confira os tópicos seguintes.

Reduzir custos

Primeiramente, é importante compreender o conceito: a otimização de custos se refere ao planejamento, a execução e o controle da cadeia produtiva e a sua logística até chegar ao cliente final. Quer dizer que o intuito é remover do processo produtivo as atividades e as operações que não trazem valor à entrega do produto final.

De um modo geral, a otimização de custos depende de pelo menos quatro fatores:

  • Processos Operacionais – Administração de Processos;
  • Estrutura Organizacional – Políticas estabelecidas pela empresa;
  • Controles Internos e Informações Adequadas;
  • Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento.

Planejando a otimização de custos

Não dá para sair pela empresa otimizando custos sem que haja um mapeamento consistente das operações e dos processos, ou seja, é necessário estabelecer um plano. Desse modo, as metas se tornam suficientemente claras para serem atingidas.

Entretanto, sejam quais forem as iniciativas, é importante se ater à eficiência, e não somente à economia de capital. Afinal, economizar, mas entregar um produto de má qualidade não resolve os problemas da empresa, pelo contrário, é um erro grave que pode custar a sobrevivência da organização no mercado.

Uma boa alternativa é atacar a incidência das ações corretivas, investindo em ações preventivas e na melhoria dos processos internos. Um planejamento adequado nessas duas áreas reduz gastos e eleva a produtividade.

Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional de uma empresa é o que assegura que os planos serão executados de acordo com os objetivos e as estratégias definidas.

Para ser coerente e alcançar as metas estabelecidas, essa estrutura deve partir de um planejamento que contemple a identificação das atividades e seu agrupamento em tarefas que possam ser desempenhadas, atribuindo responsabilidades aos setores e aos colaboradores.

Também deve proporcionar às pessoas, os dados, recursos e padrões de desempenho competitivos e investir na motivação da mão de obra para que os requisitos sejam cumpridos.

Não há como obter sucesso na otimização de custos se a organização como um todo não estiver focada e comprometida com o resultado planejado.

Software de gestão

Não seria exagero dizer que um dos melhores investimentos que a empresa pode fazer em matéria de otimização de custos é a implantação de um software de gestão ERP. É claro: o sistema sozinho não resolve todo o problema, mas é uma ferramenta imprescindível, e que poderá se mostrar muito importante para as tomadas de decisão.

Por exemplo: um pintor não conseguirá fazer um bom trabalho sem as ferramentas corretas. E, mesmo se o fizer, isso pode consumir muito mais tempo e esforço para atingir o resultado que almeja.

Na redução de custos não é diferente. Sem os recursos necessários (dashboard de resultados, métricas e indicadores), a gestão tende a ser menos efetiva.

A sua empresa investe na otimização de custos? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências conosco!

Cadastre-se e receba dicas e artigos em seu e-mail sobre gestão e negócios.

Voltar para o blog da Sankhya

Solicite um orçamento com um de nossos consultores.

Preencha o formulário abaixo e logo entraremos em contato.

*campos obrigatórios