Entre em contato: 0800 940 0750 PT | EN

PT | EN
Solicite um orçamento

Conheça as 4 melhores práticas na gestão de produção de leite

O produtor rural sabe que a gestão de produção de leite não é tarefa fácil, já que envolve uma série de questões que vão, inclusive, para além dos limites da fazenda.

Além de organizar a propriedade internamente — produção, finanças, pessoal etc. —, o produtor deve estar atento à organização do setor na região onde se encontra, como comercialização, distribuição, entre outros aspectos.

Pareceu complicado? Então, siga a leitura do post e confira as 4 dicas que separamos, para que você consiga uma gestão eficiente de produção de leite em sua propriedade. Vamos lá?

1. Conhecimento profundo sobre a propriedade rural

Esse é o início de tudo. É praticamente impossível administrar algo sobre o qual não se tenha conhecimento profundo.

Em uma propriedade rural, é fundamental ter o domínio de aspectos como:

  • clima;
  • condições topográficas do terreno;
  • mercado consumidor da região;
  • informações detalhadas sobre o cultivo ou, no caso da produção de leite, sobre o gado leiteiro.

A partir dessas informações, é possível fazer um planejamento da fazenda e da produção e traçar uma estratégia de trabalho.

2. Gerenciamento de pessoal e de informações técnicas

O chamado sistema leiteiro envolve o trabalho de muitas pessoas, que farão a diferença no sucesso da propriedade. O gerente da fazenda deve fazer essa gestão, ajustando cada pessoa à sua tarefa ou função.

Além disso, ele precisará ter capacidade para lidar com questões técnicas, afinal é o gerente quem recolhe as informações internas e externas à propriedade para a tomada de decisão. Cabe a ele realizar o controle de registro de custos da produção, a elaboração de laudos de entrada e saída do produto, a verificação do volume de leite extraído etc.

Sendo assim, o gerente da fazenda precisa ter algumas características essenciais para desempenhar esse papel. Conheça-as:

Bom relacionamento com as pessoas

O gerente influencia fornecedores, compradores e empregados. Exatamente por isso, ele deve saber ouvir e demonstrar conhecimento e segurança sobre os processos que envolvem a produção de leite.

Boa comunicação

O gerente da fazenda deve transmitir conhecimento e fazer com que toda a equipe se envolva no trabalho para que as metas e resultados sejam alcançados.

Tranquilidade para resolver problemas

O gerente é um tomador de decisões. Ele precisa ter informações suficientes para, por exemplo, decidir sobre locação de recursos, custos, aumento da rentabilidade, entre outros temas.

3. Formulação de estratégias e metas

Com um bom planejamento, é possível avaliar de maneira antecipada qual o melhor caminho para o sucesso da produção. Além disso, é possível antecipar problemas, dificuldades e, ainda, as soluções viáveis.

O planejamento de metas e resultados deve responder a 4 perguntas básicas:

  1. Onde chegar?
  2. Como fazer?
  3. O que fazer?
  4. Com quais parceiros?

4. Sistema de gestão de agronegócios

Com tantas questões a serem levadas em consideração, a implantação de um sistema de gestão (ERP) para o agronegócio tem se mostrado uma ótima alternativa na gestão de produção de leite, inclusive na redução de custos e aumento da rentabilidade. Confira algumas possibilidades:

  • controle do pagamento do leite fornecido pelos produtores rurais;
  • cadastro de análises da qualidade do leite;
  • levantamento — inclusive via celular — dos volumes coletados;
  • coletor de dados que elimina a necessidade da digitação;
  • gerador de relatórios com recursos gráficos;
  • controle do pagamento dos transportadores de leite por volume coletado, quilômetro rodado, viagens etc.;
  • flexibilidade de pagamento do leite por meio de proventos e descontos, com inúmeras fórmulas de cálculos que podem ser criadas livremente pelo usuário.

E então, gostou de nossas dicas sobre eficiência na gestão de produção de leite? Quer saber mais sobre o assunto? Siga-nos nas redes sociais. Estamos no FacebookTwitterLinkedin e Youtube com informações importantes para sua empresa!

Cadastre-se e receba dicas e artigos em seu e-mail sobre gestão e negócios.

Voltar para o blog da Sankhya

Solicite um orçamento com um de nossos consultores.

Preencha o formulário abaixo e logo entraremos em contato.

*campos obrigatórios