Entre em contato: 0800 940 0750 PT | EN

PT | EN
Solicite um orçamento

Enterprise Resource Planning (ERP): conheça as vantagens de integrar dados

Enterprise Resource Planning é um termo que, hoje em dia, já faz parte da vida de boa parte dos gestores de negócios. Chamado por aqui de sistema de gestão integrado, o ERP reúne um conjunto de ferramentas capazes de elevar a produtividade de negócios dos mais diferentes ramos e portes.

O ERP surgiu para possibilitar que o gestor tenha uma visão global da empresa e de sua cadeia de produção. Afinal, com as necessidades do mundo cada vez mais tecnológico, marcado por rápidas mudanças de cenário na economia, as empresas precisam contar com dados confiáveis para responder prontamente aos anseios dos clientes. Curioso para saber o que mais um ERP pode fazer? Então confira a seguir algumas das principais vantagens de se usar um Enterprise Resource Planning.

Uso racional de recursos

Um dos grandes empecilhos para o sucesso de muitas empresas é o elevado grau de desperdício nos processos — de matérias-primas, recursos ou mesmo tempo, por exemplo. A verdade é que, quando falta comunicação entre setores da mesma empresa, a ausência de sincronia entre etapas sucessivas pode representar ociosidade e aumento do custo de produção.

Já com a adoção de um ERP, as etapas dos processos de uma empresa passam a ser integradas, de modo que a informação gerada em um momento da produção serve de subsídio para alimentar outro. A venda de um produto, por exemplo, gera um dado automático para os setores de estoque, de produção e de compras. Dessa forma, a organização pode lançar mão da chamada manufatura enxuta para reduzir custos e aumentar sua competitividade.

Base para a tomada de decisões

No atual contexto econômico, em que as oscilações são constantes, o gestor deve se munir de informações confiáveis para tomar as melhores decisões estratégicas para o negócio. Nesse sentido, para que o gestor consiga fazer uma interpretação de cenário de fato condizente com a realidade, os dados da empresa devem estar sempre atualizados. Como um ERP consegue oferecer relatórios em tempo real, é como se a gestão tivesse uma fotografia nítida da situação da empresa para tomar decisões.

A inteligência de dados proporcionada por um Enterprise Resource Planning aumenta de forma significativa a agilidade nos processos internos. Dados de um levantamento do IDG Research Services mostram que empresas que usam um ERP têm um crescimento 35% mais rápido e uma produtividade 10% maior em comparação aos negócios que não adotam tal sistema.

Melhoria de resultados

Os processos internos da empresa estão sob o controle da atuação do gestor, certo? Contudo, é preciso lembrar que há negócios em que os próprios gargalos são empecilhos para o desenvolvimento das atividades da organização. Quando existe falta de sintonia entre diferentes setores, portanto, os custos tendem a aumentar e, como consequência, o produto ou o serviço passam a ser menos competitivos.

Para evitar esse tipo de situação, um ERP permite que os setores do negócio funcionem como engrenagens, equilibrando o todo. Assim, nada de um departamento ser altamente produtivo enquanto outros ficam abaixo da média de desempenho desejável. Com a integração e automatização de processos, é possível padronizar atividades e fazer com que o negócio cresça de maneira constante e uniforme.

Quer saber mais sobre o Enterprise Resource Planning? Então leia também nosso post sobre como o ERP ajuda sua empresa a crescer.

Cadastre-se e receba dicas e artigos em seu e-mail sobre gestão e negócios.

Voltar para o blog da Sankhya

Solicite um orçamento com um de nossos consultores.

Preencha o formulário abaixo e logo entraremos em contato.

*campos obrigatórios