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Gestão de Estoque: Três indicadores que podem garantir mais receita para o seu atacado

Sua equipe de vendas está na rua, fechando excelentes negócios. Os pedidos começam a chegar, precisam ser separados e enviados para os clientes. Depois, é só faturar e acompanhar os resultados, certo? Bom, se tudo sair conforme o programado, parabéns! É sinal que funciona tudo bem na sua gestão de estoque.

Mas o que acontece se, na hora da separação do pedido, faltasse no estoque um determinado item? Retrabalho à vista! O vendedor teria que falar novamente com o cliente, explicar a falta do produto, buscar substitutivos, renegociar o pedido, lançá-lo no sistema. O separador teria que novamente ir ao estoque, conferir, montar o pedido, etc. Resultado: atraso e insatisfação.

A ruptura é um dos vilões mais conhecidos no comércio. Por outro lado, estocar em excesso pode ser perigoso. Por isso, manter o nível adequado de armazenamento depende cada vez mais da análise de indicadores confiáveis, gerados com o apoio de um sistema de gestão de estoques. Ele contribui para que as compras sejam planejadas a partir de parâmetros confiáveis, com base em informações geradas pelo próprio negócio. Nesse artigo, vamos apresentar três deles, que contribuem para a tomada de decisão.


1) Gestão de Estoque – Análise de giro

Empresas atacadistas trabalham com um mix variado, composto por centenas, às vezes milhares de itens. Todos registrados em um sistema de gestão, com análise de entradas e saídas. A partir desses dados, são feitos cálculos automáticos, que indicam a necessidade ou não de renovação, considerando-se estoque mínimo, de segurança e até mesmo o aproveitamento de boas ofertas.

Automaticamente, são avaliados alguns aspectos: qual o volume de vendas na última semana? Quanto tempo o fornecedor demora para entregar? Quantas unidades já estão vendidas? Existem compras não entregues? Houve períodos atípicos de vendas (altos ou baixos)? Quais são as sazonalidades para determinados itens?

Ao responder essas perguntas, o sistema gera avisos sobre a melhor data de compra, a quantidade necessária e os melhores fornecedores. Com isso, o gestor tomará suas decisões com flexibilidade e liberdade, aproveitando oportunidades ou esperando melhoria em preços.

2) Gestão de Estoque – Análise da Curva ABC

Com base nos resultados de vendas, as empresas atacadistas devem acompanhar de perto a Curva ABC, indicador que permite enxergar os itens do mix de acordo com a rentabilidade que trazem para a empresa. Um sistema de gestão de estoques bem estruturado apresenta relatórios automáticos do desenho das curvas, de acordo com o recorte que for especificado: faturamento, lucratividade, fornecedor, etc.

A partir dos relatórios, as decisões de compra ficam mais embasadas. Permitem, por exemplo, entender quantas e quais marcas são necessárias em cada categoria, quais produtos precisam ter maior estoque de segurança, bem como aqueles que são menos sensíveis à ruptura em função de marca ou variedade.

 

3) Gestão de Estoque – Análise de prazos de validade

Um sistema de gestão de estoque controla também o chamado “Shelf Life”, que indica o prazo em que determinado produto perde a validade. Alimentos, cosméticos e detergentes, por exemplo, possuem prazos de validade variáveis. Toda vez que um deles entra no estoque, o sistema registra essa informação. Quando acontecem novas vendas, sai primeiro o item que chegou primeiro.

Tudo é feito de maneira automatizada. Após a emissão do pedido, uma  ordem indica para o separador qual lote de mercadoria deve sair primeiro das prateleiras, com base nos registros existentes. O sistema emite relatórios que indicam variações nesse estoque, otimizam o giro e minimizam perdas.

 

Conclusão     

A gestão de estoques é uma prática que faz parte da rotina dos empresários do atacado. E o trabalho pode ficar muito mais simples com o apoio de um sistema de gestão customizado para esse mercado, capaz de adaptar-se aos desafios específicos do setor. Quer saber mais sobre o tema? Conheça nossas soluções voltadas para o atacado.

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