Entre em contato: 0800 940 0750 PT | EN

PT | EN
Solicite um orçamento

O que é Just in Time e como esse sistema ajudará a sua empresa

Muitos se perguntam o que é Just in Time. Trata-se de um sistema que tem como objetivo produzir a quantidade exata de um produto, de acordo com uma demanda definida pelo seu cliente, de forma rápida e sem a necessidade da formação de estoques, fazendo com que o produto chegue a seu destino no tempo certo.

O Just in Time tem um grande impacto em uma cadeia produtiva, de forma a alocar apenas a matéria-prima na quantidade certa para determinado produto em um determinado tempo. Esse sistema se aplica em produções por demanda, para evitar desperdícios, estoques desnecessários e custos extras.

Objetivos do Just In Time

Todos os esforços e investimentos no sistema Just in Time têm como objetivo reduzir ao máximo desperdícios e prejuízos, muito comuns em indústrias que ficam com excesso de produtos por falta de rotatividade, por exemplo.

Mas o que é o Just in Time na prática? É uma melhoria de processo contínua, com padronização de processos e com a criação de políticas modernas, diminuindo estoques e atendendo a demanda de seus clientes, que recebem seus produtos no tempo correto.

Vantagens do Just in Time

A principal vantagem de trabalhar com esse sistema fica concentrada na agilidade do processo e na redução de custos de estoque, o que implica nos resultados de toda cadeia produtiva.

O fornecedor entrega as matérias-primas em pequenas quantidades, por isso, o fluxo contínuo de entrega torna o processo de desenvolvimento do produto mais rápido, também exigindo mais agilidade na entrega do produto final e consequentemente, otimizando o espaço de armazenagem.

Desvantagens do Just in Time

A grande desvantagem do sistema Just in Time é que esse processo não pode ser aplicado em indústrias com pouca previsibilidade em demanda e que passa por diversas oscilações. Existem empresas que necessariamente precisam de um estoque, e o conceito de Just in Time não se adéqua às necessidades desse tipo de negócio.

Outro ponto negativo do processo é que ele só funciona bem quando a empresa trabalha com poucos fornecedores e que tenham estabilidade no fornecimento de materiais.

Software de gestão no sistema Just in Time

O sistema Just in Time exige uma programação bastante cuidadosa, especialmente no fluxo de recursos que é direcionado ao processo de produção.

As empresas devem utilizar softwares de gestão para indústrias capazes de planejar cada etapa do processo de produção, integrado com outros setores da empresa, como estoques e vendas.

A automatização do processo ajuda a monitorar os processos produtivos, evitar que se produza além da demanda necessária. O controle de máquinas, da quantidade de produtos e de produção pode ser feito perfeitamente por meio de sensores e soluções de gestão. Tudo isso pode ser realizado em tempo real, que é a principal premissa do Just in Time.

Conseguiu compreender o que é o Just in Time? Gostou do conceito? Percebeu como ele gera economia de recursos e de matérias-primas? Então, deixe a sua opinião sobre esse sistema nos comentários e conte a sua experiência com o Just in Time.

 

Cadastre-se e receba dicas e artigos em seu e-mail sobre gestão e negócios.

Voltar para o blog da Sankhya

Solicite um orçamento com um de nossos consultores.

Preencha o formulário abaixo e logo entraremos em contato.

*campos obrigatórios