Entre em contato: 0800 940 0750 PT | EN

PT | EN
Solicite um orçamento

Você sabe calcular o valor de uma empresa?

Seu negócio foi crescendo até chegar aquele momento crucial: como chamar a atenção dos investidores? E se você opta por vender sua marca: como calcular o valor de uma empresa? Pois é justamente sobre isso que falaremos no post de hoje. Fique atento e descubra as respostas agora mesmo!

O que é e para que serve o valuation?

valor-de-uma-empresa-02

Conceito fundamental para o empreendedor que quer determinar quanto vale seu negócio, valuation é um cálculo que leva em consideração a percepção de mercado. Por conta da variabilidade dessas percepções, porém, o cálculo não fornece resultados exatos. Parece complicado, não é? Mas vamos simplificar: valuation é um processo usado para estimar o quanto vale uma companhia. É um modelo quantitativo, mas, como o gestor precisa definir uma fonte de dados antes de calcular, ainda há um pouco de subjetividade envolvido. Afinal, você não quer saber só o preço da empresa, mas sim seu valor. Entende a diferença entre os termos?

Qual a diferença entre preço e valor?

valor-de-uma-empresa-valor-preco-03

Por mais que, muitas vezes, os conceitos acabem se misturando, preço e valor têm significados bem diferentes. O que faz um consumidor desembolsar muito mais dinheiro por uma camisa de determinada marca que por outra peça idêntica, mas que não leva a mesma etiqueta? Simples: o valor. O valor é mais subjetivo, oscilando de acordo com o quanto o cliente valoriza aquele produto. Já o preço corresponde a quanto o cliente precisa gastar, em dinheiro, para comprar um produto.

Ao escolher a camisa de marca, por exemplo, o comprador mostra que confia na fabricante. Dispõe-se a pagar um preço maior pela peça porque sabe que encontrará ali um diferencial que as demais marcas não têm — pode ser a qualidade do tecido, o acabamento ou até tamanhos especiais. O valuation ajuda a descobrir quanto o mercado valoriza sua companhia em vez de calcular simplesmente quanto ela custa em termos de dinheiro.

Como calcular o valor de uma empresa?

O empreendedor deve ter em mente que é impossível chegar a um resultado exato ao se estimar o preço de um negócio, a não ser que a empresa tenha capital aberto — situação em que o capital social da organização é formado por ações negociadas no mercado. Nesse último caso, seria possível multiplicar o valor de uma ação pelo número total de ações vendido pela empresa. Não sendo esse o cenário, voltemos ao valuation.

Essa é a estimativa mais realista a que o gestor pode chegar, calculando sem a ajuda de um contador. Para fazê-lo, você precisa seguir 3 passos.

  1. Estime os fluxos de caixa futuros da empresa: para isso, você deve pensar nos montantes recebidos e subtrair deles os montantes gastos;
  2. Defina a taxa de desconto para quem comprará seu negócio: tome como base o risco de investimento na empresa quando comparado a outros investimentos — como caderneta de poupança ou bolsa de valores;
  3. Traga os resultados para o presente: considere o valor atual da moeda e some tudo.

O preço do seu negócio pode variar de investidor para investidor, porque depende da percepção que se tem do quanto sua empresa vale. Para chegar a uma faixa de preço mais realista, é recomendável buscar um contador ou uma consultoria especializada em negociações corporativas.

Como aumentar o valor da empresa?

valor-de-uma-empresa-valor-preco-04

É claro que todo empreendedor quer agregar valor a seu negócio, certo? Para isso, é preciso saber o que os investidores observam. Veja só:

  • Uma carteira de clientes heterogênea: divida os compradores por ticket médio de gastos, baseando as estratégias da empresa no potencial de compra de cada grupo;
  • Uma cadeia de fornecedores já estruturada: forme parcerias com fornecedores que cumpram os deadlines e entreguem os pedidos com segurança e qualidade;
  • Uma constância considerável em relação ao custo dos insumos: mostre que não há perspectivas de grandes aumentos no preço das matérias-primas;
  • Uma gestão bem desempenhada: organize os processos da empresa;
  • Uma marca forte: saiba que o valor da companhia também depende da força da sua imagem e da capacidade do marketing em chamar a atenção do consumidor.

Entendeu agora como calcular o valor de uma empresa? Aproveite para levar nossas dicas a seus amigos, compartilhando este post em suas redes sociais!

Cadastre-se e receba dicas e artigos em seu e-mail sobre gestão e negócios.

Voltar para o blog da Sankhya

Solicite um orçamento com um de nossos consultores.

Preencha o formulário abaixo e logo entraremos em contato.

*campos obrigatórios