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Como prestar um serviço de excelência para seu cliente em 9 passos

As empresas têm se preocupado cada vez mais com o planejamento e o nível de qualidade de seus serviços. Isso acontece porque finalmente compreenderam que os clientes devem (sempre) ter uma impressão positiva sobre o negócio. Afinal de contas, uma boa experiência é essencial para manter a satisfação e a fidelidade do consumidor.

Quer prestar um serviço simplesmente impecável? Então confira os 9 passos que preparamos no infográfico abaixo!

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#1 Conheça bem seu cliente

Entender o consumidor é premissa básica para conseguir solucionar seus problemas. Aí é que entra o CRM, sistema integrado de gestão com foco no cliente, para ajudar.

#2 Capacite sua equipe

Dê meios para seu time efetivamente resolver demandas. Lembre os colaboradores de que, mesmo dominando a técnica, a comunicação também merece cuidados. O segredo está em manter a simplicidade para o consumidor entender tudo o que é dito.

#3 Saiba tudo sobre seu serviço

Entenda a fundo as vantagens e também as eventuais falhas dos seus serviços para não soar amador nem dar a impressão de que está omitindo problemas.

#4 Dimensione o serviço prestado

Monte um cronograma com horas de treinamento, produção, retrabalho e faturamento. Assim você consegue estipular valores justos tanto para o negócio como para o público. Com um sistema de gestão, o gerenciamento de todos esses passos se tornam muito mais simples.

#5 Crie um SLA

O SLA (Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço, em português)  é um contrato firmado entre empresa e cliente a fim de garantir segurança para ambas as partes. Devem constar neles os direitos dos envolvidos, apontando prazos, resultados, responsabilidades, ferramentas e qualidade.

#6 Tenha a quantidade certa de colaboradores

Não se esqueça: para quem espera, um minuto é uma eternidade. Por isso, é essencial contar com o número certo de funcionários para não deixar seus clientes aflitos.

#7 Monte uma equipe multidisciplinar

Invista na contratação de colaboradores com habilidades e experiências que possam enriquecer a oferta do serviço.

#8 Faça follow-ups frequentes

Seja transparente e mantenha o cliente informado sobre suas ações. Isso pode ser feito por meio de canais de contato direto, como telefone e e-mail.

#9 Aplique melhorias sempre

Faça pesquisas de satisfação com frequência para se inteirar das reclamações e sugestões dos clientes. Só não se esqueça de implementar as realmente viáveis!

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