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[Infográfico] 15 KPIs que toda empresa precisa acompanhar

Estamos no final do ano e este é o melhor momento para definir todos os KPIs que a sua empresa precisa acompanhar para identificar a performance das suas ações em 2017. É com base nessas informações que a sua empresa toma conhecimento das ações que estão trazendo resultados e as que não estão.

Listamos neste infográfico todos os KPIs que são indispensáveis para qualquer empresa, seja ela de qualquer segmento de atuação. É baseado neles que você poderá tomar decisões cada vez mais assertivas e aumentar a rentabilidade do seu negócio.

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15 KPIs que toda empresa precisa acompanhar

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15 KPIS QUE TODA EMPRESA PRECISA ACOMPANHAR

Do inglês Key Performance Indicator, o KPI significa o indicador-chave de desempenho de uma empresa. Quer saber quais são os principais KPIs em que uma empresa precisa ficar de olho em sua gestão? Então confira!

01 – Lucro Líquido

O lucro líquido é a menina dos olhos de qualquer empresa. Como ensina o SEBRAE, nós podemos chegar a este valor depois de somar todo o faturamento e deduzir os custos e as despesas dele.

02 – Margem de Lucro Líquida

A margem de lucro é aquilo que a sua empresa planeja lucrar como retorno do que foi investido nela. De acordo com o SEBRAE, além de fazer o cálculo do lucro líquido (deduzindo custos e despesas do faturamento bruto), para obter a margem de lucro líquida devemos estipular um valor que bata com o que o mercado esteja interessado em pagar pelo seu produto. Se a produção ou a expectativa de lucros estiverem muito acima do normal, pode ser que você tenha problemas com planejamento financeiro no futuro.

3) Margem de lucro bruta

A margem de lucro bruta serve para apresentar a rentabilidade de um negócio. Para fazer o cálculo desta margem devemos pegar o quanto ele recebeu pela venda de um produto ou serviço e deduzir o valor de produção ou do custo pelo serviço. Vale lembrar que isso é diferente de lucro, uma vez que os gastos administrativos não entram na conta por aqui.

4) EBITDA

Do inglês Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, a EBITDA é uma forma de calcular quanto uma empresa gera de recursos apenas com sua operação, ou seja, antes de subtrair os impostos. Logo, a fórmula para se chegar a EBITDA seria: Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização. Este é um dos indicadores mais fundamentais para empresas que buscam investidores e serve como referência para comparar resultados com outras empresas do mercado.

5) ROI

Do inglês Return On Investment, a sigla ROI significa o retorno do investimento. Ou seja, é o resultado adquirido com um investimento gasto.

6) Net Promoter Score (NPS)

Criada pelo pesquisador Fred Reichheld, a Net Promoter Score é uma métrica que busca mensurar através de uma única pergunta quais são os clientes promotores da marca.

7) Customer Lifetime Value (CLV)

Tida como uma métrica que busca entender qual o lucro que uma empresa poderá ter, o CLV busca encontrar qual seria o valor total obtido com um determinado cliente dentro de um determinado período e por quanto tempo ele ainda poderá ser cliente.

8) Market share

De forma bastante simples, o market share significa a participação de uma empresa no mercado em que ela se encontra. Pode ser medido por faturamento, quantidade de clientes, etc.

9) Custo por lead (CPL)

Bastante usado no ambiente web, o CPL é a soma dos gastos com marketing dividido pelo número de leads gerados por ele.

10) Ticket médio

O ticket médio representa, segundo o SEBRAE, o valor gasto em média por um cliente em seu negócio. Ou seja, para se chegar a este resultado deve se encontrar a receita bruta da empresa e dividi-la pela quantidade de clientes em um determinado período.

11) Receita por funcionário

O cálculo de receita por funcionário pode servir para mostrar o desempenho de uma equipe. Basta dividir o valor da receita pelo número de funcionários de empresa durante um período específico.

12) Índice de satisfação dos funcionários

É sempre  importante para saber qual o grau de satisfação dos colaboradores da empresa. Este indicador deve identificar os principais GAPs da gestão de pessoas e orientar as ações de clima organizacional.

13) Taxa de retenção de funcionários

Capaz de mostrar o índice de satisfação dos funcionários, a taxa de retenção apresenta o tempo médio em que os colaboradores de uma empresa ficam nela. Essa taxa pode abordar tanto o tempo total de vida da marca como também de um período específico afim de encontrar possíveis problemas.

14) Liquidez

Liquidez é a capacidade de transformar um ativo em dinheiro. Quanto mais rápido for essa conversão, mais líquido um ativo é. Esse indicador avalia a capacidade que a empresa tem de pagar seus fornecedores e funcionários.

15) Índice de inadimplência

Controlar as contas a receber é importante para que a empresa consiga balancear suas contas a pagar. Este índice avalia o que a empresa tem a receber e quanto desse montante está atrasado ou não sendo pago.

Agora que você conhece todos os pontos importantes em que um gerente precisa ficar de olho na gestão de um negócio, basta acompanhar os resultados de cada KPI dentro da sua empresa para obter os melhores resultados da equipe e também dos investimentos.

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