O que é Business Intelligence e como aplicar na sua empresa

Conheça um pouco mais sobre business intelligence, sua importância para as empresas e para que serve a análise de dados....

Uma mulher consultando, em seu tablet, dashboards de dados, no Business Intelligence disponível em seu sistema.

Entre as muitas funções do Business Intelligence, ele auxilia no uso estratégico de dados. É uma forma de usar informações para estruturar planejamentos que aumentem o nível dos negócios e, consequentemente, a lucratividade.

Em uma empresa, as tomadas de decisões precisam ser embasadas em dados reais e a boa notícia é que eles são gerados diariamente na internet e em grandes quantidades. Muitas vezes, as empresas desperdiçam informações disponíveis, que são valiosas e poderiam ajudar no crescimento dos negócios.

Neste artigo, explicamos o conceito de Business Intelligence, como ele funciona, sua importância e para que serve, os seus benefícios, as principais ferramentas e como o ERP pode ser um aliado nesse processo. Confira!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence, ou BI (Inteligência de Negócios, em português), é um conjunto de processos sustentados pela tecnologia para analisar dados e apresentar um panorama de informações do negócio. Ele tem como objetivo apoiar gestores e profissionais a tomarem melhores decisões.   

Também conhecido como Inteligência Empresarial, o propósito do BI não é fornecer respostas a alguma pergunta específica, mas gerar informações concretas e análises profundas que são usadas como ponto de partida para mudanças positivas na empresa. 

Aqui, é necessário compreender a importância da cultura data driven, na qual a organização é orientada por dados e mantém em sua rotina práticas e ferramentas para a construção de uma base sólida com essas informações.

Os dados podem ser os provenientes de fontes externas, como indicadores econômicos, estatísticas e pesquisas, e os gerados internamente de acordo com as atividades da empresa, reunidos, por exemplo, em planilhas, sistemas CRM (Customer Relationship Management) ou sistemas ERP.

Como o BI funciona?

Representação gráfica de como funciona o business intelligence:

Passo 1: Coleta de dados
Passo 2: Análise de dados
Passo 3: Visualização de dados
Passo 4: Tomada de decisão
Como funciona o Business Intelligence

O Business Intelligence engloba uma variedade de ferramentas, aplicativos, teorias e metodologias que ajudam as empresas a tomar decisões mais inteligentes baseadas em dados

Basicamente, o funcionamento do BI ocorre em 4 etapas para transformar os dados brutos em insights e informações acionáveis. Vamos entender um pouco mais a seguir:

1. Coleta de dados

Os dados são extraídos de diferentes fontes, como comentamos anteriormente, e processados para serem armazenados em um único local, chamado Data Warehouse.  

Dessa forma, o gestor passa a contar com um conjunto abrangente de dados que ajudará na criação de indicadores empresariais eficientes para consulta e análise.

2. Análise de dados 

Essa etapa busca por padrões e exceções que forneçam uma visão do estado atual do negócio. Isso é realizado pelo processo de mineração de dados (em inglês, Data Mining). 

De acordo com a documentação técnica da Microsoft, “a mineração de dados é o processo de descoberta de informações acionáveis em grandes conjuntos de dados”. 

As ferramentas de BI apresentam os padrões encontrados em vários tipos de modelagem de dados, como exploratória, descritiva, estatística e preditiva, o que possibilita prever tendências e identificar inconsistências.

3. Visualização de dados 

Agora, para facilitar a compreensão das informações encontradas, é fundamental contar com uma ferramenta de BI que entregue uma boa comunicação visual. 

Aqui os dados são apresentados por meio de relatórios analíticos, resumos, painéis gráficos, mapas e outras representações visuais para que gerentes, executivos e outros profissionais possam consultar e entender com rapidez os resultados das análises

4. Tomada de decisão 

Por fim, com a exibição de dados atuais e históricos relacionados a operações, processos, vendas e outras atividades da empresa, o gestor pode avaliar em tempo real a situação do negócio, obter insights e partir para a ação.

Qual é a importância e para que serve o Business Intelligence? 

Para uma empresa se manter competitiva, é fundamental que ela lide com os dados de forma estratégica. Não há mais espaço para “achismos” em um ambiente de transformação digital, em que estamos cada vez mais inseridos.  

Há alguns anos, os gestores precisavam fazer todo o processo de análise empresarial de modo manual, demorando a identificar falhas e perdendo o timing para oportunidades. O Business Intelligence traz economia de tempo e de esforço para a gestão, uma vez que, por meio da coleta e da análise de dados, é possível obter informações valiosas para o negócio

Com o BI, os gestores podem atuar de forma preventiva ao enxergar anomalias ou divergências, em vez de agir apenas na correção de falhas. Além disso, o BI otimiza processos, fornece parâmetros de comparação e possibilita compartilhar análises entre os departamentos

De modo prático, o Business Intelligence pode ser usado para: 

  • Trazer maior eficiência aos processos operacionais;
  • Conhecer o comportamento do cliente e identificar padrões de compra;
  • Acompanhar as vendas e a performance financeira de forma concreta;
  • Descobrir novas oportunidades de negócios;
  • Identificar onde há gastos excessivos e reduzir custos.

Quais são os benefícios do Business Intelligence?

Quando bem estruturado, o Business Intelligence é um grande aliado na rotina da empresa, facilitando a execução das ações de maneira objetiva e eficiente. Ter dados precisos é um fator essencial para o sucesso do trabalho, independente do setor da organização. Entre os inúmeros benefícios que o BI oferece, podemos citar:

  • Menos gastos desnecessários;
  • Oportunidades e insights baseados em análise de dados;
  • Relatórios detalhados em tempo real;
  • Tomadas de decisões mais precisas;
  • Assertividade nos investimentos corretos;
  • Alinhamento de acordo com as mudanças do mercado.

O Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente para 2020 mostra que fazer identificações corretas e um bom gerenciamento de dados e informações é o ponto chave para entender o perfil do cliente e usar as melhores estratégias para manter um atendimento de alto nível.

A seguir, listamos as principais vantagens de aplicar o BI em diferentes segmentos.

Benefícios do business intelligence no Atacado/Distribuidor

A quantidade de dados importantes que uma empresa de atacado gera diariamente é grande e, para usá-los de forma estratégica, é essencial implementar o Business Intelligence. Com ele, as informações são fornecidas com precisão e atualizadas constantemente, além de elevar o nível dos processos operacionais e ajudar os líderes em ações como:

  • Entender o perfil de compra dos consumidores;
  • Otimizar o tempo dos processos operacionais;
  • Oferecer uma jornada de compra com excelência;
  • Executar investimentos eficazes nos locais certos;
  • Saber os pontos positivos e negativos da empresa.

O BI possui dashboards com KPIs que são grandes aliados em toda a cadeia operacional dos distribuidores. Assim, os colaboradores sabem exatamente o que é preciso executar e o prazo estabelecido, aumentando a produtividade e diminuindo o tempo ocioso. 

Essa padronização e integração de informações mantém a equipe, independente da área de atuação, atualizada sobre todos os processos e suas prioridades.

Benefícios do business intelligence na Indústria

A gestão industrial requer muita atenção para que as ações sejam executadas com precisão, eficiência e agilidade. Mas, para isso, é fundamental focar nos pontos certos dos processos para não ter gastos desnecessários nem tempo perdido. 

Com o BI, todo o trabalho, desde os setores operacionais até os comerciais, elevam o nível através de informações de clientes, fornecedores, equipe e mercado, além de aumentar a vantagem competitiva.

O Índice de Automação do Mercado Brasileiro 2020 revela que 80% das indústrias investem em sistemas de monitoramento de dados para melhorar a experiência do consumidor, direcionar melhores ofertas e fornecer informações importantes aos canais de vendas.

Além dessas ações, o Business Intelligence oferece outras vantagens como:

  • Auxiliar nas tomadas de decisões;
  • Automatizar e otimizar processos que demandam tempo;
  • Integrar dados;
  • Identificar erros com rapidez;
  • Inovar os processos;
  • Apontar oportunidades;
  • Evitar riscos.

Benefícios do business intelligence no Varejo 

O BI é uma das ferramentas mais necessárias no varejo, tendo em vista que dados são fundamentais e valiosos no crescimento do segmento. É a melhor maneira de entender o perfil do cliente com um histórico de informações verdadeiras e atualizadas e, assim, melhorar a experiência de compra

O Business Intelligence é uma estratégia inovadora e prática que auxilia os gestores nos pontos certos de estruturação das operações comerciais, tanto as internas quanto as externas.

Entre as vantagens de implementar o BI no varejo, podemos citar:

  • Relatórios e gráficos em tempo real;
  • Gestão de estoque eficiente;
  • Controle de metas e vendas;
  • Marketing bem direcionado;
  • Direcionamento das finanças.

Benefícios do business intelligence no Agronegócio

Um dos segmentos que mais cresce no Brasil, o agronegócio teve um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 8,36% em 2021. Já em 2022, a tendência é o crescimento de 5% até o final do ano, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas.

Com esse mercado cada vez mais em alta, as empresas do setor precisam investir em tecnologias de ponta e que sejam aliadas na gestão de dados e processos. O Business Intelligence é fundamental para aumentar a performance na execução das atividades do dia a dia.

São vários os motivos para empresas de agronegócio utilizarem o BI:

  • Auxilia na administração dos recursos;
  • Aumenta a produtividade;
  • Diminui gastos operacionais;
  • Oferece suporte para decisões assertivas;
  • Monitora os resultados em tempo real;
  • Analisa tendências;
  • Melhora as previsões.

5 ferramentas de Business Intelligence

Há no mercado muitas ferramentas de Business Intelligence que atendem a diferentes finalidades e níveis de usuário. Para escolher a mais adequada, é preciso ter em mente os objetivos do negócio e avaliar aspectos como: a segurança dos dados, a interface do usuário e a integração com outros softwares.

Entre as ferramentas de BI mais conhecidas, podemos destacar essas 5:

1. Power BI

A plataforma da Microsoft é uma das mais conhecidas do mercado. A ferramenta se propõe a ajudar gestores e demais usuários a obterem insights aprofundados sobre os dados, tanto para a tomada de decisões comerciais, quanto para a criação de relatórios de análise visual.

O serviço conta com uma versão gratuita e aplicativo móvel gratuito para Android, IOS e Windows Mobile. Há também opções corporativas que facilitam o compartilhamento e a colaboração de relatórios na nuvem.

2. Google Data Studio

Trata-se de uma ferramenta de BI online e gratuita que converte os dados em painéis interativos e relatórios para inspirar decisões de negócios mais inteligentes

O Data Studio possibilita a conexão com praticamente qualquer tipo de dados por meio de integrações e parceiros. Além disso, é possível realizar o compartilhamento com indivíduos e equipes e ter colaboração em tempo real.

3. Adobe Analytics

A ferramenta mescla, junta e analisa dados de qualquer lugar na jornada do cliente e oferece  relatórios versáteis e inteligência preditiva.

A proposta do Adobe Analytics no âmbito do ambiente web é de transformar grandes fluxos de dados em insights úteis para todos

Na análise de marketing, por exemplo, a ferramenta de BI junta todas as fontes de dados do usuário para entregar insights em tempo real que possibilitam uma visão completa do cliente.

4. Tableau

Uma das ferramentas líderes do mercado de BI, a plataforma Tableau é considerada uma solução eficiente para ver e entender os dados.

A empresa oferece opções para desktop e análise na nuvem, além de ferramentas para desenvolvedores e análise incorporada. 

Seu diferencial são os painéis interativos, que se movimentam em tempo real e auxiliam na detecção de padrões visuais para análise de informações.

Além disso, o software inclui recursos para segurança dos dados e ambientes de compartilhamento confiáveis para empresas.

5. Qlik

A Qlik é uma plataforma para análise e gerenciamento de dados de ponta a ponta que oferece soluções rápidas e na nuvem. 

A aposta do software é facilitar o acesso dos membros da empresa aos dados e coletar informações de todas as áreas simultaneamente, oferecendo visualizações ricas e simplificadas.

QlikView é a solução clássica de BI da empresa Qlik, que conta com um motor de análise quase instantâneo, para fazer descobertas cada vez que se clicar ou pesquisar algo. 

A plataforma evoluiu para a QlikSense, que oferece também um mecanismo associativo que realiza combinações de dados de qualquer fonte e utiliza a Inteligência Artificial para gerar insights e sugestões contextualizadas, o que torna a análise de dados um processo fácil, estimulando a alfabetização de dados. 

Por que ter Business Intelligence no ERP?

Business Intelligence criado diretamente no ERP

Um sistema de ERP é uma das principais ferramentas para uma gestão orientada por dados. Isso porque ele já reúne e integra os dados e processos dos diferentes departamentos de uma empresa em um único ambiente

No entanto, mais do que encontrar diversas ferramentas, já existem softwares de gestão inteligentes que possuem o BI entre seus principais recursos, como o ERP Sankhya.

O BI Sankhya é uma ferramenta de inteligência de negócio totalmente nativa. Ou seja, a funcionalidade de BI está disponível dentro da plataforma Sankhya e permite a criação de análises de dados de acordo com a necessidade do gestor e do negócio

Ele possui uma tela de construtor de componentes e o usuário conta com uma série de formatos de visualização da informação para utilizar na sua análise como planilhas, relatórios e gráficos.

Para inserir informações no componente, por exemplo, o usuário define quais dados deseja visualizar a partir de dados contidos no ERP. Também é possível inserir parâmetros para a utilização de filtros como datas, períodos ou qualquer outro tipo de segmentação

Com a organização dos dados, de forma totalmente segura, o BI Sankhya oferece uma gestão completa com recursos fundamentais para garantir a alta performance dos processos, como:

  • Drill Down (rastreabilidade online das informações);
  • Compartilhamento de indicadores;
  • Padronização de processos de planejamento e metas (qualquer setor);
  • Criação de planos de ação baseados no diagrama de Ishikawa;
  • Assistente virtual.

Os dashboards do Business Intelligence são atualizados em tempo real, tanto pelo desktop quanto pelo celular, facilitando a rotina de todos os colaboradores que precisam de acesso ao sistema e possibilitando utilizá-los de qualquer lugar.

Com isso, o BI Sankhya permite que os gestores e executivos possam tomar decisões mais assertivas, com rapidez e segurança. Como vimos, a utilização dos dados com inteligência é cada vez mais importante para a competitividade das empresas. 
Portanto, se você ainda não faz uso do Business Intelligence na gestão da sua empresa, fale com um de nossos consultores e solicite uma proposta.

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