Pular para conteúdo

4 dicas para ter uma equipe de alta performance

Contar com uma equipe de alta performance é o sonho de qualquer gestor, não é mesmo? Mas, na prática, encontrar...

Contar com uma equipe de alta performance é o sonho de qualquer gestor, não é mesmo? Mas, na prática, encontrar pessoal qualificado no mercado de trabalho e formar um time com sinergia não são tarefas tão fáceis. A verdade é que, para dispor de uma equipe realmente produtiva, é preciso desenvolver no grupo, tanto características individuais quanto coletivas. Quer melhorar a produtividade do seu time, mas não sabe sequer por onde começar? Então confira a seguir, 4 dicas para se formar uma equipe de alta performance!

1. As pessoas certas estão nos cargos certos

equipe-de-alta-performance-1

Formação profissional, experiência, habilidades e comportamento são características que variam bastante de pessoa para pessoa, certo? Assim, para aumentar a produtividade no trabalho, o ideal é que o gestor aloque colaboradores com o perfil adequado para cada tipo de cargo. Pense bem: enquanto um indivíduo comunicativo pode se sair extremamente bem na área de vendas ou de atendimento ao público em geral, por exemplo, uma pessoa tímida pode ter melhores resultados em atividades que demandem atenção redobrada.

Mas atenção: não se trata aqui de criar rótulos para as pessoas, mas sim de aproveitar os talentos dos profissionais nas funções em que eles demonstrem um rendimento melhor. E isso tampouco significa que, em uma emergência, não possam ser feitas trocas nos postos de trabalho, ok?

2. O treinamento colabora para a alta performance

equipe-de-alta-performance-2

Você já reparou que por mais que seja feito uma excelente processo de contratação às vagas abertas para o seu negócio, normalmente não é possível encontrar colaboradores que se encaixem 100% nas atribuições que a empresa precisa? E isso acontece por um motivo extremamente simples: assim como as pessoas, cada empresa tem suas particularidades. Para formar uma equipe de alta performance, você deve investir no treinamento do seu maior bem: as pessoas. Afinal, colaboradores capacitados entregam um serviço não só com mais agilidade, mas também com mais qualidade.

3. A definição de objetivos e metas direciona

equipe-de-alta-performance-3

Quando não há um propósito claro, os funcionários de uma empresa podem acabar se sentindo desmotivados. Por outro lado, se existem objetivos e metas realizáveis, os colaboradores passam a ter um norte para perseguir. Tudo bem que, por vezes, o gestor possa ter que oferecer algum tipo de incentivo (como uma bonificação) para dar o empurrãozinho que faltava, mas é preciso se atentar para que o benefício seja vantajoso para ambas as partes.

4. Um ambiente de trabalho favorável serve de motivação

equipe-de-alta-performance-4

Para se ter uma equipe de alta performance, é preciso se atentar inclusive a aspectos tidos como menores, do dia a dia. E é aí que entra um local de trabalho agradável. Quando há regras claras, respeito e empatia, o clima na organização tende a ficar leve, propício para a produtividade. Além disso, se necessário, os colaboradores devem dispor de equipamentos de proteção e uniforme adequados, bem como instalações favoráveis e ferramentas modernas.

Fora tudo isso, por último ainda vale lembrar que é importante que o gestor acompanhe de perto a realização das atividades, fazendo sugestões de melhorias e elogiando quando algo foi feito de maneira correta. Você já faz isso na sua empresa? Compartilhe sua experiência conosco deixando um comentário aqui!

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.