Gestão de compras: 4 formas de como um software pode melhorar seus processos

O mercado atual exige grande competitividade das empresas, o que significa maior produtividade e redução constante de custos, além da...

O mercado atual exige grande competitividade das empresas, o que significa maior produtividade e redução constante de custos, além da melhoria dos produtos e serviços oferecidos.

Um componente muito importante nessa equação é a automatização de processos, principalmente o de gestão de compras, que envolve estoques, fornecedores e redução de riscos ao seu negócio.

Nesse contexto, um software tem muito a agregar e a otimizar os processos na sua empresa. Confira no artigo de hoje as formas como estes aprimoramentos podem ser aplicados no dia a dia do seu negócio.

1. Maior controle de estoque

Fazer uma gestão de estoque manual que seja apurada e em tempo real é praticamente uma missão impossível. Ter uma equipe ou uma pessoa que realize exclusivamente esse trabalho também não é viável, tanto pelo custo quanto pelas margens de erros que estão envolvidas.

Contratar um software de gestão te ajuda a fazer o acompanhamento de toda a logística de entrega de mercadoria a clientes e a calcular os fretes de forma mais rápida e online. Além disso, com um software é possível controlar o estoque em tempo real sem precisar interromper a entrada e a saída de produtos.

Dessa forma, você ganha mais tempo e mais dados para melhorar as estratégias de logística e para ganhar competitividade no prazo de entrega dos produtos.

2. Validação e relacionamento com fornecedores

Quando todas as informações sobre os atuais e potenciais fornecedores estão computadas em um software de gestão, fica mais fácil fazer o acompanhamento e a validação dessas empresas.

Isso porque o software permite que você compute e atualize os dados cadastrais, de condições de pagamentos, insumos fornecidos, entre outros. Assim, fica mais fácil comparar e analisar quais os fornecedores que possuem melhores condições de venda para sua empresa — componente essencial para conseguir preços e prazos de entrega competitivos para o cliente final.

Com um software de gestão, todas as informações que você precisa para tomar decisões estão organizadas em um só local. Com isso, você consegue realizar negociações mais eficazes e rentáveis para o seu negócio.

3. Otimização de armazenagem e de entrega de produtos

Muitas empresas têm uma margem de lucro reduzida porque não conseguem monitorar e fazer uma gestão eficaz da armazenagem e da entrega de seus produtos. Isso acontece quando, por exemplo, um caminhão sai para entrega com espaços mal aproveitados ou, até mesmo, quando não foi traçada uma rota de entrega dos produtos que evite voltas e percursos desnecessários.

Um software de gestão de compras também te ajuda — e muito — nesse sentido! Com ele, é possível conferir de forma automatizada se o mesmo cliente fez diversos pedidos e se é possível enviá-los em uma única operação e embalagem.

O software ainda traça a melhor rota para a entrega dos produtos, melhorando a produtividade da equipe, otimizando os espaços e a armazenagem ao realizar entregas que economizam tempo e dinheiro da sua empresa.

4. Tomada de decisões

De uma forma geral, o maior benefício em utilizar um software para a gestão de compras da sua empresa é a agilidade e a assertividade na tomada de decisões. Somado a todos os pontos apresentados anteriormente, o software vai ajudar a sua empresa a fazer a compra de insumos e de produtos no dia certo e na quantidade certa, diminuindo consideravelmente desperdícios e custos ou, no caso contrário, evitando com que a sua empresa fique sem produtos para vender.

Apostar na tecnologia e na automatização dos processos de compra gera mais rentabilidade para a sua empresa, diminui a margem de erros e proporciona maior qualidade na entrega e no fornecimento dos produtos para o cliente final.

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.