Pular para conteúdo

5 erros na gestão de compras e estoque que você precisa evitar

Quando bem feita, a gestão de compras e estoque são áreas que podem proporcionar benefícios tanto para a logística quanto para...

Quando bem feita, a gestão de compras e estoque são áreas que podem proporcionar benefícios tanto para a logística quanto para todas as áreas de uma empresa. No entanto, para que essa otimização possa ser alcançada, é preciso ficar atento e evitar alguns erros que podem comprometer todo o planejamento e prejudicar os resultados.

Continue acompanhando o artigo e conheça agora mesmo 5 erros na gestão de compras e estoque que devem ser evitados a qualquer custo. Confira!

1. Deixar de controlar a movimentação dos itens

Sistema de gestão, sistema de compras, gestão de compras. gestão de compras e estoque, sistema para estoque, sistema de estoque, erp, gestão de negócios, gestão do estoque, gestão de atacado

Toda movimentação de mercadoria que houver — seja ela de entrada, saída, realocação, troca ou devolução — deve ser registrada. A falta desse acompanhamento pode acabar originando extravios e perdas que acabam por elevar consideravelmente os custos da operação.

2. Comprar itens em quantidades inadequadas

Quando as mercadorias são compradas em excesso, existe o aumento dos custos operacionais, o comprometimento do capital de giro com itens que não são necessários no momento e o risco de perdas por obsolescência ou perecibilidade.

Por outro lado, comprar quantidades abaixo do necessário pode causar rupturas e fazer com que o índice de atendimento de pedidos caia. Isso leva a outras implicações, como insatisfação dos clientes e perdas em faturamento.

O ideal é acompanhar o giro dos materiais, estabelecer o nível adequado de reposição e efetuar as compras de acordo com esses dados, evitando tanto a falta quanto os excessos.

3. Falta de comunicação com outras áreas

Sistema de gestão, sistema de compras, gestão de compras. gestão de compras e estoque, sistema para estoque, sistema de estoque, erp, gestão de negócios, gestão do estoque, gestão de atacado

Já citamos nos tópicos anteriores a relação com a área de Compras e Vendas e seus possíveis impactos. Logo, um dos erros na gestão de estoque que devem ser evitados é a falta de comunicação. Deve-se lembrar que todos os setores trabalham para um bem comum: alcançar bons resultados para a empresa.

Portanto, se determinada atividade impacta em outras áreas, não há sentido em fazer com que cada setor atue isoladamente, como se fosse uma empresa à parte. O ideal é promover e estimular a troca de dados e de informações que influenciam na rotina e nos resultados da outra área.

4. Deixar de realizar inventários

O inventário de materiais — também chamado de balanço de estoque — consiste na contagem dos itens em estoque, para fins de análise, ajuste e contabilização das quantidades. Dessa forma, é possível comparar se há discrepâncias entre o estoque físico e as informações constantes no sistema, o que permite identificar possíveis falhas e suas causas.

Além disso, ele serve para alinhar essas informações com o setor de Vendas, para que não haja o risco que uma negociação seja realizada sem que a mercadoria, de fato, esteja disponível.

Dada a importância dessa rotina, deixar de realizar o inventário, ou fazê-lo com longos intervalos de tempo, é um dos maiores erros na gestão de estoque que uma empresa pode cometer.

5. Deixar de planejar em médio e em longo prazo

Apesar de possuir uma rotina bem operacional, um dos erros na gestão de estoque que os gestores podem cometer é deixar de fazer um bom planejamento. Ele ajuda a entender o mercado, a previsão de vendas, a necessidade de materiais e quais ações precisam ser tomadas.

A área de gestão de estoques, apesar de operacional, é de suma importância para o bom resultado tanto de outras áreas quanto da empresa de maneira geral.

Hoje, citamos apenas 5 erros na gestão de compras e estoque que precisam ser evitados, porém o gestor deve sempre estar atento a seus processos, de forma a identificar falhas e eliminá-las.

O artigo de hoje foi relevante para você? Esclareceu suas dúvidas? Então, aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de outros conteúdos e novidades que são postadas!

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.