Pular para conteúdo

7 razões para ter uma boa gestão contábil na sua empresa

Uma boa gestão contábil é aquela que proporciona um controle financeiro dinâmico e garante a empresa uma proteção jurídica rigorosa....

software contabil

Uma boa gestão contábil é aquela que proporciona um controle financeiro dinâmico e garante a empresa uma proteção jurídica rigorosa. Deste modo, garantir que esta gestão contábil esteja perfeitamente estruturada é uma forma de traçar um caminho para sustentabilidade financeira de longo prazo

Os gestores de médias e microempresas devem cumprir bem a gestão contábil de seu negócio, por conta de inúmeros fatores benéficos à saúde financeira corporativa. 

A escrituração contábil é obrigatória por lei, mas o empreendedor pode considerá-la não apenas como mera imposição legal, e sim ter a contabilidade como uma aliada do negócio. 

Ela pode se tornar um recurso bem valioso para proporcionar uma boa gestão contábil e para a tomada de decisões em sua empresa. Que tal descobrir algumas vantagens ao manter suas informações contábeis em dia?

1. Entender melhor as despesas da sua empresa

Uma boa escrituração oferece ao gestor a possibilidade de entender direitinho quanto é gasto em seu negócio e onde os recursos são aplicados. Como ele compreende mais as suas despesas, torna-se capaz de cortar gastos que não gerem valor agregado ao negócio e reduzir alguns custos desnecessários.

Neste aspecto é sempre interessante elencar os principais indicadores financeiros da sua empresa. A partir deles é que será possível obter parâmetros para se avaliar se existe uma boa gestão contábil ou não.

Para melhor elencarmos esses indicadores e, ao mesmo tempo, se aprofundar no assunto, nós recomendamos essa aula do Mestre do ERP:

2. Identificar a real situação financeira da empresa

Os registros de uma gestão contábil  confiáveis e bem feitos permitem que o gestor veja a situação patrimonial da entidade, descubra se o negócio está dando lucro, apure a tributação a ser quitada ao Fisco e tenha uma base para compensar eventuais prejuízos fiscais acumulados.

Dessa maneira, terá muito mais base para tomar decisões coerentes e seguras a partir desses dados e do panorama econômico que encontrar, a fim de organizar e aperfeiçoar sua empresa.

Além do citado, otimizar processos sempre é uma estratégia bem-vinda quando se trata de uma boa gestão contábil, por isso uma opção para proporcionar decisões assertivas, com dados fiscais acompanhados em tempo real, é a adoção de um gerenciamento automatizado.

3. Evitar fraudes e problemas legais

 

A estátua patrona da justiça é um lembrete de como uma boa gestão contábil pode evitar problemas legais.
Estruturar controles rígidos dentro da gestão contábil é um caminho para não gerar encargos jurídicos no seu negócio.

Uma boa escrituração da gestão contábil garante, ainda, que o gestor proteja seu negócio das fraudes que possam ser cometidas por funcionários ou sócios que agem com má-fé. A contabilidade mais ajustada da empresa é tão importante que é um dos requisitos apontados na Lei nº 11.101/2005 para pedir recuperação judicial.

Outro aspecto importante garantir o sigilo e a segurança dos dados a partir de implementações de tecnologias seguras é extremamente importante, tendo em vista o objetivo de estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor no ano de 2020.

4. Ter acesso a melhores linhas de crédito

Muitas instituições financeiras têm como um dos requisitos para financiamento ou empréstimo a visualização da escrituração da empresa, a fim de saber se ela tem condições de arcar depois com o débito. 

Os créditos cuja cobertura é considerada mais segura e confiável geralmente têm melhores condições de parcelamento e juros, proporcionando novamente uma boa gestão contábil.

5. Diminuir a carga tributária do negócio

As informações fornecidas por uma boa gestão contábil dão base para analisar qual seria o melhor enquadramento tributário para a empresa. Também possibilitam que o gestor aproveite certas isenções e calcule como isso poderia impactar positivamente em seu negócio.

6. Permitir o melhor ajuste entre os sócios

A contabilidade ideal possibilita o cálculo adequado de pró-labores e da distribuição dos lucros da empresa, sem erros ou falhas. E quando um sócio se retira da sociedade, saber a verdadeira situação patrimonial da empresa será essencial para que ele apure haveres e receba o valor de sua participação na empresa.

7. Criar uma cultura pró-resultados

A visualização estável de balancetes e planos de contas permite ao empreendedor estabelecer metas a alcançar de forma muito mais eficiente e realista. É possível antever os resultados que se deseja para o negócio e criar o plano de ações para chegar lá.

Existem inúmeras vantagens ao ter uma gestão  contábil de qualidade na sua empresa e esse recurso que poderá lhe proporcionar um negócio competitivo e saudável no futuro. 

Você ainda tem dúvida sobre que outros benefícios a contabilidade poderia trazer para sua empresa? Quer compartilhar sua opinião? Deixe o seu comentário!

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.