Pular para conteúdo

Aposte em business intelligence e aumente os resultados da sua indústria

Em um mercado com concorrência elevada e consumidores cada vez mais exigentes em relação a preços e qualidade, os gestores...

Em um mercado com concorrência elevada e consumidores cada vez mais exigentes em relação a preços e qualidade, os gestores de empresas que atuam no ramo industrial não têm vida nada fácil. Mas mesmo com esse cenário desafiador, o Business Intelligence (BI) vem ajudando muitas organizações a manter ou aumentar sua competitividade. Afinal, uma ferramenta capaz de coletar, armazenar e analisar dados, transformando-os em informações para apoiar decisões estratégicas de operações e negócios é um dos maiores sonhos de qualquer empreendedor.

No segmento industrial, o BI não poderia deixar de dar sua contribuição. Continue acompanhando o nosso artigo e saiba como essa ferramenta pode aumentar os resultados da sua indústria:

Visão holística

O BI é uma ferramenta valiosa para coletar, organizar a analisar dados provenientes de diferentes processos e projetos. Na indústria, isso significa contar com um software que pode peneirar informações em todas as etapas da cadeia de suprimento, desde o pedido do cliente e as matérias primas até a produção e a distribuição.
Com isso, os gestores possuem uma visão mais abrangente da produção, o que permite ações mais eficientes para gestão da qualidade, sem precisar envolver a TI a todo o momento.

Além disso, os softwares de BI costumam proporcionar um painel de controle simples e amigável, que torna a visualização das análises algo bem mais prático e instantâneo, apresentando os resultados de forma gráfica e possibilitando o detalhamento de cada uma das informações até a sua origem.

Indicadores sempre ao alcance

Apostar em Business Intelligence também possibilita aos gestores um acesso rápido e centralizado aos indicadores de desempenho da indústria, ajudando a identificar e solucionar exceções, variações e desvios que podem impactar na produção ou na distribuição.

Com isso, é possível monitorar tanto a performance das operações (como capacidade produtiva, os níveis de estoque, pedidos pendentes, etc.) quanto os resultados econômico-financeiros, o que ajuda os executivos a tomarem decisões mais informadas para corrigir não-conformidades e implementar melhorias.

Estoque ideal

O nível de estoque pode ser gerenciado com muito mais facilidade quando sua empresa aposta no BI, pois a ferramenta ajuda a prever padrões e tendências tanto em operações quanto em vendas.

Com isso, é possível manter o estoque em um nível capaz de atender à demanda — evitando perdas de oportunidades de negócio — mas sem excesso de itens — evitando custos desnecessários de armazenamento.

Just in time

O uso de Business Intelligence permite, ainda, que a sua empresa automatize a linha de produção de ponta a ponta, facilitando a implementação do modelo just in time.

Com isso, é possível integrar suas ferramentas de gestão à de seus fornecedores, garantindo que os pedidos e entregas sejam sempre realizados no momento necessário e gerando o mínimo de despesa possível com estoques.

Quando pensamos que as informações geradas também ajudam a empresa a manter seus clientes atualizados sobre a entrega de produtos, as vantagens percebidas são ainda maiores.

Alertas Inteligentes

Assim como o piloto de uma aeronave é alertado em seu painel de controle sobre situações de risco durante o voo, o gestor da indústria também pode ser notificado sempre que um ou mais indicadores de desempenho fugirem do normal.

Imagine receber alertas automaticamente por e-mail ou telefone quando o estoque precisa de reposição urgente, por exemplo, facilitando o início do processo de compras. Isso garante que os gestores e suas equipes identifiquem problemas antes mesmo que eles afetem a linha de produção, tornando a atividade gerencial bem mais preventiva e estratégica que o tão comum apagar de incêndios.

Ao apostar no Business Intelligence, até mesmo as menores indústrias poderão aumentar suas vendas e margens de lucro, reduzir custos e riscos, minimizar estoques e entender um pouco melhor a demanda de seus consumidores.

E você, também acha que esse tipo de vantagem é pertinente para seu negócio? Compartilhe a sua opinião através dos comentários!

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.