B.I Nativo no ERP: como ele vai ajudar a sua empresa

Empreender envolve tomar decisões e, para que elas sejam mais seguras, ágeis e precisas, o apoio de ferramentas digitais de...

BI-Nativo

Empreender envolve tomar decisões e, para que elas sejam mais seguras, ágeis e precisas, o apoio de ferramentas digitais de Business Intelligence (BI) é fundamental. 

Decidir com base em dados contribui para a leitura de cenários, análise de indicadores do negócio, dados coletados no mercado e todas as variáveis que podem impactar seus resultados.

As ferramentas de BI buscam dados em bases existentes (ERP, CRM, pesquisas, redes sociais, etc.), analisam a partir de diretrizes da organização e geram informações, com cruzamentos úteis para que as lideranças tomem decisões efetivas

Como o volume de dados é cada vez maior, dentro e fora das organizações, as ferramentas digitais melhoram a velocidade, confidencialidade e assertividade dessas análises. 

Por exemplo: imagine que você precisa fazer uma contratação rápida e quer preparar um perfil bem específico. Você pode buscar em seu sistema de BI quais foram os processos seletivos anteriores bem sucedidos e que perfis eles pediam. 

Ou então, sua empresa precisa entender e prever o comportamento de vendas em determinada região, para saber porque há uma queda imprevista em determinados períodos do mês. Ao analisar padrões, seu BI pode te ajudar a responder essas dúvidas.

Quer saber mais sobre o funcionamento do BI? Continue a leitura abaixo.

ERP como fonte de dados

Um sistema de BI busca dados em diferentes fontes, identifica o que precisa ser analisado, faz a tratativa e o processamento, gerando respostas para aspectos específicos.

Parte dos dados vem da própria operação, por meio de seus registros internos, armazenados em um ERP ou em sistemas similares. Outra parte, vem das movimentações de mercado, do que sai na imprensa, de estudos especializados ou do que é compartilhado em redes sociais, por exemplo. 

O ERP e o BI podem ser usados de maneira separada ou integrada. Nas separadas, é necessário buscar os dados em diferentes fontes. Nas integradas, é possível buscar os dados em um mesmo ambiente digital. 

Esse é o chamado BI Nativo, no qual as ferramentas de inteligência – que são responsáveis por transformar dados em informação utilizável – compõem um dos módulos de uma solução de ERP.

Enteda o que é BI nativo

Parece ser complexo, mas é simples e vamos explicar. Para isso, chamamos o Mestre do ERP, Marcos Salvo. Ele explica as vantagens dessa integração:

  • O que é o BI Nativo?

Falamos em BI Nativo quando o ERP já possui essa funcionalidade como um de seus módulos. A integração é automática e as análises podem ser feitas  a partir de base de dados confiáveis, praticamente em tempo real. Por exemplo, sua empresa pode analisar as vendas dos últimos meses e processar no BI uma informação a respeito de tendências e previsibilidade, combinada a dados do mercado;

  • Quais os impactos de um BI não nativo?

A aquisição de soluções de ERP e BI de diferentes fornecedores pode gerar impactos no seu negócio na medida em que elas possuem estratégias diferentes, fazem atualizações em tempos distintos e possuem estruturas de atendimento e suporte que não se conversam. Isso pode significar que, quando uma das duas faz atualizações e a outra não acompanha, perde-se tempo e as respostas não são eficazes;

  • O seu BI prioriza o mercado nacional?

Parte dos fornecedores de soluções individuais de ERP e BI possuem suas matrizes no exterior e dão pouca atenção às especificidades do mercado brasileiro. Diante de uma necessidade de personalização, o mercado doméstico nem sempre é priorizado;

  • Aproveite ao máximo a tecnologia do seu BI 

Soluções em Business Intelligence estão cada vez mais sofisticadas e analisam dados estruturados e não estruturados, combinando-se a estratégias de inteligência artificial, aprendizado de máquinas, data analytics, entre outras. 

Com um  BI Nativo, essas evoluções são incorporadas às duas soluções, simultaneamente. Quando não existe essa integração, as novidades podem ser incorporadas a um sistema mas não ao outro;

  • O BI Nativo te proporciona muito mais assertividade 

Com o BI Nativo, é possível buscar nos dados da empresa, armazenados em seu ERP, correlações mais complexas, que as máquinas podem fazer a partir de requisições e algoritmos específicos. As duas ferramentas operando juntas são mais inteligentes e contribuem para a tomada de decisão ser mais simples e objetiva. 

Tecnologia que o ERP Sankhya oferece

O BI Nativo é um dos módulos do ERP oferecido pela Sankhya. Entre suas funcionalidades e diferenciais, podemos destacar: 

  • Visão integrada dos indicadores operacionais para a tomada de decisões gerenciais; 
  • Inteligência artificial que aprende na medida em que é chamada a responder sobre determinados aspectos; 
  • Banco de dados do mercado da FGV; 
  • Personalização de dashboards. 

Com o BI Nativo da Sankhya você aprofunda nas análises dos processos realizados por sua empresa, garantindo mais eficiência, otimização e evolução da sua empresa. 

Fale com um de nossos consultores e saiba mais a respeito de como podemos ajudar a sua empresa. 

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.