Pular para conteúdo

Bioclin Quibasa cresce mais de 100% em três anos com auxílio do ERP Sankhya

Fundada em 1977, a Bioclin Quibasa é uma empresa fornecedora de soluções de diagnóstico in vitro com atuação destacada no...

Fundada em 1977, a Bioclin Quibasa é uma empresa fornecedora de soluções de diagnóstico in vitro com atuação destacada no âmbito nacional por figurar entre as cinco maiores companhias deste mercado no Brasil. Desde sua criação vem somando esforços para viabilizar o desenvolvimento de pesquisas e soluções inovadoras para melhorar as análises clínicas no setor de saúde.

Nos últimos quatro anos, a companhia dobrou seu faturamento, saltando de R$ 16 milhões para cerca de R$ 33 milhões (previstos para este ano). Este rápido crescimento trouxe como consequência a necessidade de um maior controle sobre os custos de produção e os gastos gerais. “Neste momento, percebemos que era preciso encontrar no mercado uma solução de gestão empresarial para acompanhar nossa evolução, oferecendo novos recursos para gerirmos melhor o negócio”, diz Anderson Mitkiewicz, gerente de projetos da Bioclin.

A Sankhya foi a fornecedora que apresentou as funcionalidades mais aderentes ao negócio da companhia. “Fizemos um levantamento no mercado com os principais players de ERP e optamos pela Sankhya por apresentar entre todas uma versão para web altamente customizavél, além de um controle prático e fácil das vendas”, afirma Mitkiewicz explicando que o sistema anterior já não estava mais dando conta: “Faltavam recursos e inovações”.

Inicialmente, a Bioclin implantou os módulos Comercial, Compras, Importação, Produção, Financeiro, Pessoal, Fiscal, Metas e Orçamento, BI Móvel, Planejamento e Controle da Produção (PCP), Inventário, Patrimonial, Dashboard e Construtor de BI.

Benefícios e estrutura para gestão

De acordo com o gerente da Bioclin Quibasa, um dos maiores impactos positivos da solução da Sankhya foi na área de Planejamento e Controle da Produção. “Anteriormente precisávamos de vários gráficos e planilhas excel que eram atualizadas manualmente. Como o módulo da Sankhya, ganhamos performance e agilidade do processo, que passou a ser todo automatizado. Além disso, é possível ter todo o controle da produção em apenas uma única tela, sem precisar consultar outros setores envolvidos, agilizando a tomada de decisão que ficou bem mais rápida e precisa”.

Outro processo da Bioclin Quibasa que foi impactado pelo projeto foi a área de gestão fiscal. “A solução da Sankhya não só ofereceu mais ferramentas, como por exemplo dashboards de indicadores em tempo real, como também ampliou as possibilidades de melhorar a gestão fiscal da empresa. Conseguimos criar processos fiscais paralelos ao processo de tributação normal, e, com isso, utilizar melhor o e-Social, a plataforma fiscal do governo”, declara.

Para Mitkiewicz, os benefícios também foram perceptivos na apuração dos custos dos produtos e despesas gerais da empresa. “Melhoramos os seguintes processos: rastreabilidade dos produtos, expedição, faturamento, importação, cobrança, entre outros”, analisa, confirmando que a solução foi providencial para propiciar crescimento à empresa. “Customizar o ERP ao nosso dia a dia de acordo com as nossas necessidades possibilitou que em três anos pudéssemos crescer mais de 100% sem que fossem necessárias grandes mudanças no sistema e na implantação. Definitivamente, a Sankhya teve um grande papel nisso, ao oferecer um software apto para acompanhar a evolução do nosso negócio”, destaca.

Atualmente mais de 40 usuários utilizam a solução e a estimativa é que este número seja ainda maior, já que a fábrica da indústria também deve ser ampliada em breve, expandindo o uso do ERP para outros colaboradores.

 

Deixe seu comentário:

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.