Pular para conteúdo

Como alcançar os melhores resultados com a sua equipe de serviços

Por Arce Júnior Um percentual importante para o sucesso dos projetos está nas equipes de serviços. Na área de gestão...

Por Arce Júnior

Um percentual importante para o sucesso dos projetos está nas equipes de serviços. Na área de gestão e tecnologia, o segredo da eficiência da equipe é a sua atualização constante. Não importa quantos recursos ela tenha, é preciso que eles estejam sempre em busca de treinamento.

A capacitação só funciona com bons profissionais. É fundamental buscar no mercado pessoas que possam ter suas habilidades treinadas, e, mais que isso, entender e comprar a ideia de um projeto.

Uma vez que consigamos este perfil de profissional, é preciso dar a ele a oportunidade de fazer vários cursos na área de gestão. Parece sem sentido deixar a tecnologia em segundo plano, mas o profissional precisa conhecer a gestão, depois a parte técnica e, por fim, absorver a experiência de campo.

É importante formalizar um forte trabalho de catequese, baseado em exemplos e monitorado por meio de reuniões periódicas de avaliação de projetos. É nessas reuniões que se da à integração da equipe, que deve contar também com momentos de informalidade para que as barreiras de comunicação sejam quebradas. Há os ambientes formais, mas é preciso estimular também os informais, que favoreçam o bate papo além das reuniões.

É nestas conversas que se percebe o quanto do conhecimento transmitido foi absorvido. Um ponto indispensável na capacitação destes profissionais é a paciência. Projetos de gestão são complexos e específicos e conhecer seus meandros leva tempo. O ponto aqui é a direção, não a velocidade.

Do lado formal, os profissionais também precisam contar com cursos online, preparados para cada fase de suas carreiras: terminou uma, inicia-se outra. Entre elas, reuniões onde é possível identificar pontos fortes e fracos de cada um. Muitas vezes a pessoa é boa em processos, mas não tanto em vendas. É essencial aprimorar esses gaps com o passar do tempo.

O mesmo vale para o que oferecer aos clientes. Reuniões semanais ajudam a entender as necessidades e o que pode ser oferecido a eles. Nestas reuniões se discutem processos, conceitos e tudo o que deve ser mostrado ao cliente, com demonstrações de valor agregado.

Os profissionais da equipe precisam entender os conceitos que serão aplicados ao negócio do cliente, transformando tecnologia em resultados. É este conhecimento que vai trazer segurança ao profissional, permitindo que ele converse de igual para igual e conquiste sua confiança.

Para isso, o treinamento deve ser bem preparado e estruturado, começando pelos conceitos de gestão – economia, fluxo de caixa etc. – e seguindo pela parte técnica, com a aplicação dos conceitos ao software. Com a união da tecnologia e do conceito, iniciamos as demonstrações e a busca de resultados.

Arce Júnior
Gestor de Projetos da Unidade Sankhya em Manaus

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.