Pular para conteúdo

Como escolher o melhor ERP para sua empresa?

Selecionar e implementar um novo ERP (Enterprise Resource Planning) é uma das decisões de TI mais importantes que você e sua...

Selecionar e implementar um novo ERP (Enterprise Resource Planning) é uma das decisões de TI mais importantes que você e sua organização terão pela frente. Não é uma tarefa fácil identificar qual das soluções disponíveis atenderá às futuras necessidades da sua empresa. Além do mais, um sistema de ERP terá um impacto enorme sobre o sucesso e o crescimento da sua organização. Por isso, é importante seguir um processo de seleção na escolha da empresa de ERP. Quer ver algumas dicas para fazer isso corretamente? Continue lendo!

Revise seus objetivos

como-escolher-o-melhor-erp-para-sua-empresa-01

O primeiro passo para escolher o melhor sistema para sua organização é determinar por que a empresa precisa de um Software de Gestão ERP — quais áreas carecem disso e o que se pretende alcançar com essa estratégia. Neste sentido, deve-se fazer uma revisão e análise de processos, documentando os requisitos e padrões do negócio, seus pontos fortes e fracos. Os processos e requisitos podem ser usados pelos fornecedores de software potenciais, para demonstrar as capacidades do seu produto dentro das necessidades de sua empresa.

Analise as características dos softwares que você tem em vista

É importante fazer uma boa comparação entre os fornecedores do sistema, checando a compatibilidade dos recursos com o que se deseja dentro da empresa e suas demandas reais. Entre os aspectos a se considerar, estão a confiabilidade do ERP, o custo-benefício, a existência de suporte e treinamento para sua equipe, o acompanhamento pós-vendas e a boa funcionalidade do software.

Observe o know-how do fornecedor do sistema

O ERP será utilizado para integrar todas as informações de sua organização, de dados operacionais simples até documentos mais confidenciais. Portanto, antes mesmo de começar a avaliar os produtos oferecidos pelos fornecedores, cheque no mercado qual é a reputação e a experiência do parceiro que será contratado.

Planeje sua estratégia de TI e a implantação do ERP

como-escolher-o-melhor-erp-para-sua-empresa-02

Desenvolva um plano de implementação realista. Faça estimativas com a empresa de ERP a partir de uma análise coerente de seu negócio e dos usuários do sistema. É importante desenvolver um plano de instalação e treinamento abrangente, que inclua, além das atividades necessárias para se instalar o software, aquelas que serão indispensáveis para garantir que a solução seja totalmente funcional, testada e aceita pelos utilizadores finais. O plano deve ser desenvolvido antes da sua decisão final, para que você compreenda plenamente todos os custos e recursos necessários para tornar o projeto um sucesso. O seu plano estratégico de TI deve incluir tudo, de processos de negócios até o design de fluxo de trabalho.

É importante lembrar que o gestor não deve priorizar apenas o preço na sua escolha pelo ERP: o know-how da equipe que fornecerá o sistema e um plano bem traçado são fatores de alta relevância para que tudo dê certo.

Para fugir das confusões operacionais e de futuros prejuízos, é importante fazer a escolha adequada, especialmente quando se trata de uma decisão tão importante. O que você tem levado em consideração na hora de escolher qual ERP será implementado em sua empresa? Conte para a gente nos comentários!

ebook-guia-pratico-de-gestao-para-enfrentar-a-crise-economica-clicklink

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.