O que é e como fazer a movimentação financeira eficiente

Uma movimentação financeira eficiente em uma empresa é a espinha dorsal dos negócios e o ponto chave para o bom...

Na imagem, uma mulher com gráficos referenciando movimentação financeira

Uma movimentação financeira eficiente em uma empresa é a espinha dorsal dos negócios e o ponto chave para o bom andamento de todos os setores. Para ter destaque no mercado e alcançar os objetivos e metas traçadas, a organização precisa ter um controle financeiro estável e seguro.

A movimentação financeira é uma gestão que exige muita atenção, organização e eficiência dos gestores e colaboradores para evitar a execução falha e ineficiente e, com isso, não conseguir atingir os resultados necessários para o crescimento dos negócios.

Neste artigo, explicamos o conceito de movimentação financeira, a importância e os riscos para as empresas, como o fluxo de caixa influencia nesse processo e como ter eficiência nessa movimentação com o uso do ERP. Confira!

O que é movimentação financeira?

A movimentação financeira nada mais é que uma ferramenta de administração financeira para que os gestores tenham acesso a todo o dinheiro que movimenta a empresa. Quanto maiores as demandas ou o tamanho da organização, mais bem estruturada e planejada estrategicamente ela precisa ser.

Ter uma gestão precisa e um controle financeiro eficiente são necessários para que a empresa tenha uma movimentação financeira saudável e, assim, ter crescimento de mercado, alcance dos objetivos e metas e, consequentemente, lucros.

O fluxo de caixa deve ser monitorado constantemente para que os gestores avaliem o desempenho das finanças e o que é preciso estar alinhado com o planejamento. Só assim a movimentação financeira consegue se manter alinhada e positiva.

Para uma boa gestão da movimentação financeira, os profissionais da área de finanças precisam estruturar um controle financeiro eficiente e que tenha coerência com as demandas, as despesas e os lucros da organização. Nesse sentido, é interessante entender mais sobre o ponto de equilíbrio da empresa antes de fazer essa estruturação.

A movimentação financeira exige um conjunto de ações importantes a serem feitas na rotina da empresa para entender, através de uma visão ampla, a situação atual das finanças e também em futuros próximos ou mais distantes. Entre essas ações, estão:

  • Valores disponíveis em banco;
  • Quantidade de recursos em reserva;
  • Monitoramento do fluxo de caixa;
  • Possíveis riscos e problemas financeiros;
  • Análises de relatórios;
  • Monitoramento de entrada e saída de dinheiro.

A importância e os riscos da movimentação financeira para as empresas

Com análises de relatórios e uma gestão estratégica, a movimentação financeira passa a ser monitorada com precisão e os gestores mantêm em dia todas as informações e dados, que são importantes para a saúde financeira da empresa.

Uma empresa com uma estrutura financeira estável é sinônimo de trabalho com qualidade e transparência, focando sempre em bons planejamentos e no uso dos melhores recursos para conquistar resultados positivos.

Assim, é possível entender de forma ampla e precisa o que a empresa precisa melhorar e o que é importante manter quando se trata da parte financeira. Não vale lembrar apenas dos setores administrativos e contábeis, mas da organização como um todo. Todas as áreas estão interligadas com os recursos financeiros.

Mas, como tudo tem o lado de riscos e falhas, é preciso atenção a erros que podem ser evitados durante as movimentações financeiras. Afinal, segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, 48% das pequenas e médias empresas encerram suas atividades em até 3 anos por motivos de má gestão financeira

Por isso, uma movimentação financeira inadequada ou sem os planejamentos necessários pode levar a empresa a uma situação complexa.

Listamos a seguir alguns erros que os gestores devem evitar para manter um controle financeiro positivo:

  • Não controlar o que entra e sai de dinheiro na empresa (em qualquer setor);
  • Não fazer a integração de todas as áreas no controle financeiro;
  • Não dar atenção ao indicador de faturamento;
  • Não executar os planejamentos estratégicos;
  • Não se atentar aos fatores externos do mercado que envolvam economia;
  • Não usar uma lógica financeira ao precificar os produtos ou serviços.

Como o fluxo de caixa influencia a movimentação financeira?

O fluxo de caixa é parte essencial na movimentação financeira, já que é através dele que os gestores conseguem manter o monitoramento de todo o dinheiro que entra e sai da empresa e para qual finalidade. Mas ele só funciona como um aliado se houver uma boa gestão.

É através do fluxo de caixa que os profissionais do setor financeiro conseguem avaliar os fatores que geram aumento e redução dos lucros. A partir dessas avaliações, é mais fácil fazer planejamentos e traçar estratégias financeiras de acordo com a movimentação financeira.

A constância nas análises e nos monitoramentos do fluxo de caixa traz uma visão ampla dos negócios de modo geral e ajuda no alinhamento financeiro diário da empresa e nos planejamentos para o futuro.

Para ter eficiência no fluxo de caixa, o primeiro passo é a integração das movimentações financeiras em todos os setores da organização, além de manter a atenção em alguns pontos, como: ter todas as informações e dados organizados, manter a constância das análises e monitoramentos e utilizar um sistema de gestão eficiente.

Usar o fluxo de caixa com atenção e de forma a manter a saúde dos negócios em dia facilita a gestão e o controle financeiro de toda a organização e gera muitos benefícios para a empresa, como:

  • Fornece a atual situação financeira e se há necessidade de empréstimos;
  • Faz o controle de entrada e saída de dinheiro por períodos analisados;
  • Ajuda na estruturação da precificação dos produtos ou serviços;
  • Avalia se todos os gastos e despesas serão efetuados sem atraso;
  • Apresenta a real situação dos negócios (lucros ou prejuízos);
  • Facilita as tomadas de decisões;
  • Antecipa ou reduz problemas e possíveis crises.

Como fazer uma movimentação financeira eficiente ?

Para a empresa ter sucesso e eficácia na movimentação financeira, é necessária uma boa gestão e o monitoramento dos indicadores financeiros de todas as áreas da organização. 

Assim, é mais fácil analisar os gastos e as receitas para um planejamento estratégico coerente, que ajude no aumento de lucros e na redução de custos.

Algumas ações são importantes para uma movimentação eficiente:

1. Tenha sempre capital de giro

Ter recursos disponíveis para o bom funcionamento dos negócios é muito importante para a movimentação financeira em qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. O capital de giro é todo o financeiro que a organização possui, como saldos em bancos, caixa, estoque ou qualquer outra forma que possa se tornar dinheiro vivo.

2. Mantenha o controle de gastos

Relatórios dos indicadores que monitoram e analisam o controle financeiro devem ser mantidos com constância para que a saúde financeira da empresa esteja sempre positiva e para que possa evitar possíveis prejuízos. O controle de gastos efetivo evita o uso indevido do dinheiro e um melhor direcionamento para os planejamentos estratégicos.

3. Invista em um bom software de gestão

Na televisão, uma imagem do fluxo de caixa no ERP Sankhya

Um dos investimentos mais importantes para qualquer segmento e porte de empresa é um software de gestão eficiente e de qualidade. Com um bom sistema, é possível fazer a integração entre setores, emitir relatórios, simplificar tarefas e controlar todo o financeiro, tudo em tempo real.

O ERP Sankhya gerencia processos e possibilita o controle de dados e informações de toda a empresa, além de fazer a integração entre os setores. Ele centraliza os processos e proporciona um trabalho dinâmico e otimizado, reduzindo as burocracias do trabalho manual e aumentando a produtividade.

Tenha em sua empresa um sistema de gestão financeira eficiente e com recursos exclusivos para conquistar destaque no mercado e crescimento dos negócios.

Sobre o autor
Redatora Sankhya

Quer receber conteúdos sobre gestão em seu email?

Assine a newsletter para receber nossas novidades.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade
    Conheça o ERP Sankhya na prática

    Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.