Pular para conteúdo

Gestão de Estoque: Como melhorar os processos da empresa

A gestão de estoque é uma área repleta de oportunidades de melhorias, que, se bem implementadas, podem contribuir para aprimorar os...

A gestão de estoque é uma área repleta de oportunidades de melhorias, que, se bem implementadas, podem contribuir para aprimorar os resultados tanto do setor, quanto da organização como um todo – que vai desde aumento dos índices de atendimento de pedidos até a melhora na gestão do capital de giro.

Hoje vamos oferecer algumas dicas de como melhorar o controle de estoque de sua empresa e fazer uma gestão campeã. Quer saber quais são essas dicas? Continue acompanhando e confira:

Faça planejamentos de médio e longo prazo

como-melhorar-a-gestao-de-estoque-da-sua-empresa-01

Por ser uma área operacional, é muito comum que o planejamento esteja mais limitado às rotinas de recebimento, armazenagem, picking e expedição. Contudo, se você deseja melhorar a sua gestão de estoque, é necessário compreender a dinâmica do mercado e a demanda dos clientes por determinados produtos

É preciso levar em consideração algumas questões como sazonalidade de itens, grau de perecibilidade e índice de obsolescência. Esses dados ajudam a compreender melhor o fluxo do estoque e a planejar melhor as compras dos materiais.

Mantenha a comunicação fluida

Para que a gestão de estoque seja ainda mais eficaz, é necessário ter em mãos e em tempo real informações com o setor de Vendas e Compras. Por um lado, a área comercial pode oferecer informações mais assertivas sobre o perfil de compra dos clientes, enquanto por outro lado, o setor de compras oferece informações a respeito de envio de mercadorias por parte dos fornecedores – o que ajuda a programar as atividades de recebimento e armazenagem.

Organize o layout

como-melhorar-a-gestao-de-estoque-da-sua-empresa-02

O layout e a disposição das mercadorias em estoque pode fazer toda diferença nos índices de produtividade da equipe. Uma organização ideal baseia-se na rotatividade dos itens e sua relevância. Por exemplo: o ideal é que itens que possuem um volume maior de saída estejam localizados em alturas mais acessíveis e mais próximos da área de embalagem e expedição. Isso facilita a separação dos materiais e o aumento da eficiência da equipe de estoque.

Controle todas as movimentações

Todas entradas, saídas, rotinas de trocas e devoluções devem ser rigorosamente controladas. Esse controle irá ajudar a evitar que hajam furos no estoque – o que causa prejuízo – e também contribui para inibir os índices de extravio que ocorrem ainda dentro do armazém.

Utilize um Sistema Integrado de Gestão

A utilização de um Sistema Integrado de Gestão – ERP, permite que as áreas de uma empresa se tornem integradas e o fluxo de informação seja em tempo real e com total assertividade. Além disso, ele automatiza os processos, reduzindo o risco de erros e retrabalhos.

No caso da gestão de estoque, a integração com as áreas de Vendas e Compras é feita automaticamente e o compartilhamento de informações é agil, garantindo que os dados serão repassados sem alterações ou extravios. Além do mais, a utilização de uma ferramenta de gestão proporciona benefícios para toda a empresa, em seus diversos níveis.

A gestão de estoque, apesar de vista como operacional, exerce um papel fundamental nas atividades da empresa. Quando ela é gerida de forma ineficiente, pode acabar provocando problemas sérios que comprometem, inclusive, a saúde financeira do negócio — isso porque, se o dinheiro investido na compra dos materiais não for bem empregado, é preciso absorver os prejuízos que isso pode ocasionar, como perdas e obsolescência, por exemplo.

O que achou desse artigo? Já coloca em prática algumas das dicas que oferecemos hoje? Aproveite os comentários e nos deixe saber quais são suas experiências relacionadas a esse assunto.

ebook-guia-pratico-de-gestao-para-enfrentar-a-crise-economica-clicklink

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.