Pular para conteúdo

Como otimizar a gestão de compras da sua empresa para economizar

Para que uma empresa gere lucro, não só o seu processo produtivo precisa ser muito eficiente, mas também o gestor...

Para que uma empresa gere lucro, não só o seu processo produtivo precisa ser muito eficiente, mas também o gestor precisa ser hábil em identificar os custos desnecessários e os dispêndios que podem ser cortados. Uma das formas mais inteligentes para a empresa economizar está na otimização da gestão de compras – expediente que não só garante precisão nos gastos com seus fornecedores, mas ainda possibilita que os produtos estejam prontos para colocação no mercado e entrega no prazo ajustado com os clientes, tanto quanto não faltem no estoque. Veja algumas boas dicas de como otimizar os processos de compra na sua empresa:

Invista no Supplier Relationship Management (SRM)

É indispensável que sua empresa cumpra um gerenciamento efetivo de suas interações com os fornecedores de insumos e serviços que utiliza nas rotinas de trabalho. É aí que entra a noção do SEM, sigla para Gestão de Relacionamento com Fornecedores, em português. Busque saber mais sobre os fornecedores, registre todas as informações e negociações de relacionamentos efetuados, e incentive práticas e ferramentas que acelerem e tornem mais garantidos os fluxos de informações que façam parte de sua cadeia de suprimentos. Deste modo, seus parceiros de mercado serão mais confiáveis.

Reforce seu controle de estoque

como-otimizar-a-gestao-de-compras-da-sua-empresa-para-economizar-2

Deve-se distinguir com precisão o que há e o que não se tem no estoque. O monitoramento possibilita que a empresa tenha sempre os produtos na quantidade esperada para os períodos de venda aquecida, sem que haja capital imobilizado em excesso. Esta prática lhe dá a oportunidade de agendar a requisição dos itens para reposição nos momentos certos, a fim de que não existam atrasos, nem carência de itens estocados.

Compare os preços

É apropriado ter um mínimo de três fornecedores por produto ou serviço como colaboradores. Isso lhe dá a chance de diversificar, quando necessário, e avaliar os preços que estão cobrando no mercado. Se você concentrar suas compras em um ou dois fornecedores, terá uma posição desfavorável para negociar abatimentos de preços por compras em volume ou descontos para pagamentos antecipados, por exemplo.

Capacite seus funcionários

como-otimizar-a-gestao-de-compras-da-sua-empresa-para-economizar-3

Seu time de colaboradores internos deve estar focado na missão e nos objetivos da empresa, a fim de que todos os processos sejam cumpridos da melhor maneira possível. Quando o gestor investe em cursos e palestras de capacitação dos funcionários, além de estes se sentirem mais valorizados, verdadeiramente se tornam mais capazes e eficientes para o trabalho.

Faça uma gestão dos pedidos de compra

Mesmo que você tenha uma ótima gestão de estoque, é válido que você tenha amplo controle dos pedidos de compra que fizer para os fornecedores tradicionais e outras empresas. O bom planejamento de seus pedidos consente que não existam atrasos ou prejuízos em sua cadeia de suprimentos, já que a melhor análise da situação permite que o setor de compras elabore a lista de solicitações com antecedência.

O que você tem feito para otimizar a gestão de compras em sua empresa? Como estão os resultados neste setor? Seu negócio está gastando demais ou perdendo muito tempo com as ordens de pedido? Conte um pouco de suas experiências e expectativas a seguir.

 

ebook-guia-pratico-de-gestao-para-enfrentar-a-crise-economica-clicklink

Deixe seu comentário:
Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.