Serviços

Consultoria empresarial: o que é e como beneficia sua empresa

Dois homens discutindo sobre consultoria empresarial enquanto olham e apontam para um notebook.

Ainda que o número de empreendedores no Brasil esteja aumentando, nem todos possuem conhecimentos extensos sobre gestão, o que pode significar dificuldades de crescimento e de sucesso. Nesses momentos, a consultoria empresarial é uma grande aliada.

Ela é indicada para empresas de todos os portes e ramos e, via de regra, ajuda os empresários em diversos pontos, como reduzir custos, tornar os processos mais eficientes, otimizar a vida financeira, entre outros indispensáveis para o crescimento do negócio.

Quer entender melhor sobre o tema? Continue a leitura!

O que é a consultoria empresarial?

A consultoria empresarial funciona basicamente como um serviço de diagnóstico de problemas e análise de dados referentes à empresa, ajudando o empreendedor a melhorar sua gestão.

Ela pode ser desenvolvida em qualquer setor, como finanças, marketing, contábil, tributário, vendas, gestão de pessoas, atendimento ao cliente ou ainda de uma maneira mais sistêmica, impactando todas as áreas de uma organização. 

Esse serviço pode ser prestado tanto por um consultor independente como por uma empresa especializada – e é importante que os consultores tenham vasta experiência e expertise na área.

Funcionamento

Ao contratar um consultor, ele primeiramente analisará a situação do seu negócio e, a partir dos dados coletados, realizará um plano de ação com diversas intervenções necessárias para atingir o objetivo acordado na fase de contratação dos serviços.

Por exemplo, se você notou que a sua empresa anda tendo problemas com vendas abaixo do esperado, o consultor poderá identificar problemas na gestão empresarial, traçando um plano estratégico que ajude a reverter a situação, otimizando a produção, melhorando as ações de marketing e até a logística da empresa.

Assim, a consultoria funciona como uma troca de experiências, verificando desafios e oportunidades de crescimento. É importante destacar que o consultor não “tira o poder” do empresário, já que ele continua tomando todas as decisões, apenas orienta sobre o que é mais ou menos indicado de acordo com seus objetivos.

Quais os benefícios da consultoria empresarial?

São inúmeros os benefícios da consultoria empresarial – e o que tem feito com que cada vez mais negócios optem por esse tipo de serviço. Veja os mais importantes.

Mais controle financeiro e estratégico

Quando a consultoria é contratada, normalmente, o profissional foca seus esforços em resolver um problema – e esse plano de ação é capaz de oferecer mais controle financeiro e estratégico para o gestor.

Assim, você conseguirá, por exemplo, contabilizar melhor seu fluxo de caixa, observar alterações que indiquem a necessidade de adequação em outros setores e tomar decisões essenciais para cortar custos.

Melhora a tomada de decisões

Tomar decisões é um ponto importantíssimo na vida de qualquer gestor – mas também é algo que necessita de muito cuidado. Com a consultoria empresarial, você terá acesso à relatórios precisos e aprofundados sobre a sua empresa, entendendo melhor vários quesitos e tomando decisões de maneira mais rápida e segura.

Além disso, essas informações são levantadas por um profissional de fora, que conta com um olhar neutro sobre o seu negócio – e que não se sentirá “desconfortável” em indicar determinadas medidas.

Assim, a tomada de decisões será mais neutra e focada no que é realmente necessário para o crescimento do seu negócio.

Qualifica o empreendedor

Como dissemos, uma consultoria sempre funciona em modo de parceria e essa troca de experiências, insights e orientações é também muito importante para o crescimento e a qualificação do empreendedor.

Ao observar o trabalho desses profissionais e ouvir atentamente as suas sugestões, relatórios e análises, você conseguirá aprender muito sobre a gestão de negócios e conseguirá transformar a gestão da sua empresa em algo mais profissional e eficiente.

Aumenta a produtividade

Colocar em prática as orientações, sugestões e planos de ação do consultor fará com que a empresa atinja o seu ponto de equilíbrio – e assim se tornará mais produtiva e rentável.

Com maior domínio da situação, será possível identificar os processos que não estão trazendo os resultados esperados ou entender como melhorar sua gestão de pessoas, reduzindo o retrabalho, aumentando a eficiência das suas equipes e, claro, melhorando a produtividade geral da sua empresa.

Identifica os pontos fracos

Nem sempre é fácil para o empreendedor encontrar os pontos fracos da sua empresa, principalmente porque ele está absorvido nos seus processos internos e rotinas – e isso pode trazer sérios prejuízos à empresa.

O consultor por ter uma visão de fora, neutra e mais experiente, consegue identificar, por meio de diversas análises, o que não está funcionando como deveria e assim proceder com um plano de mudanças adequado. Ele também será capaz de identificar os pontos fortes da sua empresa – que precisam ser mantidos e trabalhados.

Consultoria empresarial e ERP: como se relacionam?

Recorte das mãos um time corporativo se cumprimentando após uma consultoria empresarial bem sucedida.

Entre os vários tipos de consultoria empresarial existentes, a consultoria de ERP é uma das que têm ganhado destaque atualmente.

ERP é um software capaz de ajudar muitas empresas a profissionalizar sua gestão. Contudo, com tantas soluções disponíveis, nem sempre é fácil para o empreendedor escolher a mais adequada a sua realidade.

A consultoria visa, justamente, auxiliar nesse processo, entendendo as necessidades do negócio e indicando o ERP mais adequado a esse quadro. Além disso, o consultor também poderá oferecer treinamento aos funcionários e ao gestor, de modo que eles consigam extrair o máximo dessa ferramenta – e realmente colher os benefícios esperados com a tecnologia.

As vantagens desse tipo de serviço são inúmeras, principalmente porque otimizam a contratação do ERP e os resultados esperados com a tecnologia.

Se você se interessou pela possibilidade de contratar esses serviços para a sua empresa, venha conhecer as soluções que a Sankhya pode te oferecer. 

Como você viu, a consultoria empresarial é algo de suma importância no mundo dos negócios, capaz de ajudar empresas de todos os portes e setores a crescerem de maneira sustentável e a se destacarem ainda mais.

Esse conteúdo foi útil? Então não deixe de compartilhar! 

Continue a leitura e aprenda como criar um MPV: passo a passo

Compartilhe:

Comentários

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.