“Ano novo, vida nova”, diz o ditado popular. No mundo dos negócios, claro, é também muito importante renovar as expectativas e manter o otimismo. Entretanto, o foco no planejamento das ações e no controle do orçamento empresarial a partir de uma certa previsão do cenário no ano que virá é fundamental, especialmente se estamos falando de um cenário ainda em crise, como é o caso do mercado brasileiro.

Todo gestor quer ver sua empresa obtendo resultados cada vez melhores, não é mesmo? Por isso, nessa passagem de ano, esqueça as simpatias e invista num planejamento financeiro eficiente, que seja realmente capaz de ajudar o seu negócio a prosperar em 2017.

Nesse post, a gente dá algumas dicas de como realizar um orçamento empresarial correto, que te permita antecipar as demandas do próximo ano e entrar nele com todo o preparo.

Acompanhe as operações financeiras de maneira regular

controlar-orcamento-empresarial-1
Não importa o tamanho da sua empresa. É necessário organizar um método seguro e eficiente para registrar regularmente o fluxo do dinheiro que entra e o que sai do seu caixa.

O registro sistemático, além de permitir o monitoramento da saúde financeira da sua empresa, cria a possibilidade de comparar e entender a progressão de fluxo de contas a pagar e de contas a receber, fazendo com que você possa antecipar a solução de determinados problemas ao saber a sua exata dimensão.

Aproveite agora mesmo para fazer, por exemplo, um diagnóstico dos resultados anuais da sua empresa.

Contrate profissionais especializados

controlar-orcamento-empresarial-2

O campo das finanças possui inúmeros aspectos que, muitas vezes, exigem a atenção minuciosa de um especialista. Afinal, atentar-se para dimensões como a necessidade de capital de giro ou da organização do fluxo de caixa influencia diretamente na capacidade de sua empresa crescer e de progredir.

Caso você tenha dúvidas em relação a alguma nuance ou mesmo perceba que o planejamento financeiro de sua empresa não está tão claro, considere a ajuda de uma consultoria. Em alguns casos, o seu próprio fornecedor de sistema de gestão tem profissionais especializados em gestão. Essa equipe profissional será capaz de propor soluções e orientações que auxiliarão no controle e na gestão das finanças de sua empresa.

Controle o orçamento empresarial e defina metas

controlar-orcamento-empresarial-3

Ter o controle orçamentário, aliado a um plano de metas comerciais são aspectos fundamentais que permitem à sua empresa construir diferentes cenários e compará-los simultaneamente.

Por meio dele, é possível, por exemplo, criar metas por vendedor, por grupo de produtos ou por determinadas regiões. Com isso, é possível avaliar o desempenho de determinados setores da empresa e em que lugares que é necessário ter mais atenção.

Além disso, o controle do orçamento permite criar relatórios e dashboards para comparar aquilo que havia sido planejado com o que foi devidamente executado, permitindo melhores diagnósticos.

Por fim, o foco no planejamento por meio do controle orçamentário empresarial significa minimizar a burocracia na hora de autorizar investimentos, ao mesmo tempo em que auxilia na percepção de onde reduzir de gastos e gerir melhor o patrimônio do seu negócio.

2017, por representar a perspectiva de um período de início de recuperação, exige preparo e planejamento. Por isso, não perca essas dicas e comece já a preparar o seu orçamento para obter sucesso no próximo ano!

Quer compartilhar conosco suas experiências? Fique à vontade para usar o espaço de comentários!