Uma parte importante da prática de gerenciamento de projetos – e muitas vezes negligenciada – é o gerenciamento das expectativas dos stakeholders, e o primeiro desafio está em identificar quem são eles:

Stakeholder não é apenas o cliente, mas todas as partes interessadas no projeto.

No caso de um projeto para lançamento de uma nova linha de produtos em uma rede de lojas, os stakeholders podem ser os funcionários, fornecedores e clientes da rede, a equipe de marketing, os desenvolvedores do produto, os concorrentes, o shopping ou o local em que as lojas estejam, ou seja, qualquer pessoa cujos interesses podem ser afetados como resultado da execução ou término do projeto.

Por hábito, ao gerenciar um projeto ou prestar um serviço, focamos apenas no cliente que está sendo atendido e esquecemos todos os outros envolvidos. Mas isso pode ter consequências negativas para o resultado do projeto.

Stakeholders e suas expectativas podem afetar o prazo, requisitos, escopo e até mesmo os custos do projeto.

Por exemplo: um funcionário insatisfeito pode influenciar negativamente toda a equipe do cliente, dificultando a saída do novo produto; os fornecedores do cliente podem ter requisitos específicos para manter a negociação com a empresa, como meta mínima de venda ou posição do produto na loja; os concorrentes podem iniciar uma guerra de preço como resposta ao lançamento.

Para minimizar estes riscos é importante que o gerente de projetos:

 

 

 

 

 

 

Com isso, ele poderá planejar qual a melhor maneira de se comunicar e envolve-los de maneira positiva, seja através de reuniões de sintonia, ações motivacionais direcionadas ou mesmo um almoço de relacionamento.

O gerenciamento de stakeholders é tão importante que foi incluído pelo PMI (Project Management Institute) como uma área do conhecimento na 5ª versão do PMBOK (Project Management Body of Knowledge) disponibilizada no fim do ano passado.

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