Pular para conteúdo

Gestão Financeira: Como controlar a gestão de custos da sua empresa?

Não importa quão bom esteja um negócio e como são gerenciadas as atividades operacionais. Os custos sempre serão alvo de...

Não importa quão bom esteja um negócio e como são gerenciadas as atividades operacionais. Os custos sempre serão alvo de revisão, análise e corte por parte dos gestores. A gestão de custos é primordial para vários pontos, que vão desde a parte tributária até a correta precificação e definição de margens, como o apontamento correto dos gastos de produção e comercialização, por exemplo. Algumas ferramentas são muito úteis para qualquer tipo de empresa, sejam elas industriais, comerciais ou prestadoras de serviços.

Ciclo operacional e ciclo financeiro

Estes conceitos ajudam a evitar endividamento no médio prazo e, consequentemente, reduz juros a serem pagos pela obtenção de empréstimos para capital de giro. Vamos a uma situação hipotética: imagine uma empresa que, para aumentar seu nível de vendas, resolve conceder mais prazo para seus clientes. De maneira imediata, os vendedores conseguirão alcançar suas metas de venda, ganharão suas comissões e a empresa faturará até mais do que o previsto.

No entanto, um problema está no fato de que não se negociou com os fornecedores uma extensão de prazos para pagamento das mercadorias ou dos insumos adquiridos. Com isso, a empresa se sustentará com este descolamento dos prazos por algum tempo, mas começará a ter problemas de liquidez, pois precisará pagar suas obrigações sem alteração de prazos e apenas receberá de seus clientes em prazos maiores.

Aqui reside um grande problema com relação aos prazos, os quais devem ser muito bem gerenciados para se evitar o endividamento futuro e a diminuição das margens de lucro das empresas.

Agenda financeira

Parece óbvio, mas nem toda empresa mantém um controle efetivo das contas a pagar e a receber. Dessa forma, acaba sendo prejudicado o controle do fluxo de caixa, pois alguns pagamentos fatalmente serão realizados com atraso e com a consequente incidência de multas e juros, gerando custos adicionais desnecessários.

Quando os recebimentos também não são controlados, deixa-se de cobrar os juros dos clientes atrasados, diminuindo as receitas eventuais provenientes dos juros de mora e das multas por atrasos. De uma forma ou de outra, o controle da agenda financeira deve ser muito bem realizado para que uma empresa não pague nada mais do que o necessário.

Ponto de equilíbrio

Precificar produtos e definir metas de venda são tarefas muito difíceis, mas extremamente necessárias em qualquer empresa. Quando se define o ponto de equilíbrio, sabe-se exatamente quanto se gastou na produção de uma quantidade específica de produtos. Sendo assim, a definição das metas de vendas a serem alcançadas pelos vendedores deve tomar como base não somente os custos, mas também a margem de contribuição de cada item componente dos estoques.

Com o uso do ponto de equilíbrio, as premiações também ficarão mais racionais, pois os prazos devem ser compatíveis com as operações, de forma que não prejudiquem ou deixem negativo o fluxo de caixa.

Sistema de gestão financeira para melhorar o controle e reduzir custos

Um sistema de gestão financeira unifica a forma de inserção de dados operacionais, deixando a geração de informações como relatórios e demonstrações financeiras mais confiáveis. No longo prazo, tende a reduzir gastos por causa da gestão de custos, a qual efetivamente ocorrerá dentro da empresa.

No entanto, a gestão de custos com o uso dos sistemas de gestão depende de uma mudança comportamental de toda a empresa, desde os setores administrativos até os setores operacionais. Com isso, ficará mais fácil de serem obtidos bons resultados de maneira continuada, reduzindo os custos e mantendo estas políticas como algo constante dentro de uma empresa. Se você ainda precisa de mais informações sobre as nossas soluções para o seu negócio, entre em contato conosco!

 

Talvez você também tenha interesse:

ebook-guia-pratico-de-gestao-para-enfrentar-a-crise-economica-clicklink

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.