Tecnologia e Tendências

Gestão por Contexto: aposte nesse diferencial

 

Ao planejar o Sankhya Web Fórum by StartSe, o intuito da Sankhya era incentivar uma reflexão a respeito do cenário mercadológico atual, instigando os participantes do evento a buscarem uma gestão que se adapta às rápidas mudanças pelas quais o mundo passa todos os dias.

O dia 06/10 contou com a participação de Maurício Benvenutti, que falou sobre as competências dos audazes, e o dia 07/10 com Cristiano Kruel, que fez uma imersão em gestão inovadora.

Já o convidado do último dia de evento foi Pedro Englert, sócio da StartSe, que passou pela XP Investimentos e foi CEO da Infomoney.

Pedro compartilhou com os participantes do SWF seus conhecimentos sobre Gestão por Contexto, o assunto deste artigo, mas, caso você queira um overview dos insights de todo o evento, basta clicar aqui

 

O mundo está mudando constantemente

Além de as mudanças pelas quais o mercado passa serem constantes, elas se tornaram cada vez mais rápidas.

A realidade é que o mercado se tornou mais instável e volátil, pois a tecnologia está cada vez mais acessível e, por conta disso, houve grande diminuição das barreiras de entrada para os mais diversos setores.

Sendo assim, o mercado é bombardeado com grande fluxo de criação de empresas, produtos e serviços, aumentando a competitividade e exigindo muito mais agilidade por meio da gestão dos negócios.

 

Como, então, implantar uma gestão que se adapta às mudanças recorrentes? 

Justamente por conta desta volatilidade do mercado que o conceito de Gestão de Contexto surgiu, e a palestra realizada por Pedro Englert no último dia do Sankhya Web Fórum abordou os tópicos mais relevantes a serem implementados em sua empresa para alcançar o sucesso na realidade atual, que são:

 

Incentivar a cultura & transparência

A cultura de uma empresa nada mais é do que espalhar o propósito de seu negócio para seus funcionários. É importante incentivar seu time, alinhar seu o motivo de seu negócio existir e gerar interesse no colaborador, para que ele abrace a causa com espírito de dono.

A transparência é diretamente ligada ao alinhamento que seus funcionários terão, ou seja, quanto mais informações eles tiverem, quanto mais sinceridade na relação estabelecida entre gestor e colaborador, mais eficiente se torna essa gestão.

 

Experimentar, arriscar & validar

Um dos motivos de as Startups se destacarem tanto no cenário atual é a forma ágil como elas reagem às mudanças pelas quais o mercado passa.

Por isso, Pedro Englert recomenda implementar o método de experimentação utilizado por esses novos modelos de negócio.

Experimentar, nesse caso, nada mais é do que reduzir o tempo de elaboração de um produto/serviço e lançá-lo como mínimo produto viável (MVP), para receber feedbacks dos consumidores e realizar a validação.

 Tudo isso só é possível se o risco for calculado, afinal, caso o produto falhe, sua empresa poderá arcar com o prejuízo? Isso vale à pena? 

Os erros são necessários para entender e melhorar um processo, no entanto, eles devem ser previstos e suportáveis.

 

Permitir a autonomia dos colaboradores

A autonomia tem relação direta com o primeiro tópico abordado por Englert. 

É necessário que todos os colaboradores de sua empresa tenham conhecimento sobre tecnologia e a implementem em seus processos, buscando agilidade e melhoria nos mesmos.

No entanto, para conseguir uma melhoria individual de forma ágil é preciso um alinhamento excepcional e uma gestão horizontal, que permita com que seus funcionários exerçam mais tomadas de decisão sem revisá-las com diversos supervisores diferentes – o que estende o processo.

Vale lembrar que a Gestão por Contexto é mais eficaz do que a Gestão por Controle.

 

Focar nas métricas

Por mais que a parte interna de uma empresa seja extremamente relevante, o foco no consumidor não deve ser deixado de lado.

Como foi apontado por Benvenutti, Kruel e Englert, uma vez que a tecnologia se torna mais acessível e barata, as barreiras de entrada em um mercado diminuem e os consumidores passam a ter mais opções de produtos e serviços, ou seja, mais poder de escolha.

Portanto, implementar métodos de medir a satisfação do cliente em relação ao seu produto, serviço e empresa é essencial para traçar seus próximos passos.

 

Abrir as portas para a diversidade

Uma equipe diversificada consegue pensar em soluções que se enquadram mais “fora da caixa”, portanto, buscar pessoas com pensamentos e posicionamentos diferentes dos seus para complementar o seu time pode ser uma boa escolha.

No entanto, por mais que um time com colaboradores diferentes seja eficiente, nem todas as respostas estarão dentro do seu alcance.

É por isso que existe uma necessidade tão grande de construir redes de contato e desenvolver alianças em ecossistemas de inovação que irão te proporcionar a possibilidade de enriquecer a diversidade e melhorar a experiência de seu time e, principalmente, seus clientes.

A gestão atual de sua empresa é feita por contexto ou por controle? Nos conte pelos comentários como você guia a gestão da sua empresa atualmente.

Para implantar uma Gestão por Contexto em sua empresa talvez também seja interessante que você cheque o Mapa Mental que fizemos sobre a palestra do Pedro Englert.


Compartilhe:

Comentários

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.