A internet 5G faz parte de um processo de evolução tecnológica mundial que implementa ferramentas digitais em um mercado cada vez mais competitivo. Estamos falando da chegada da Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0 que traz inúmeros benefícios às fábricas, indústrias e empresas de diversos setores. 

A Indústria 4.0 é capaz de melhorar a produtividade, tornando mais ágeis as operações e aumentando os lucros. E empresas que usam tecnologias disponíveis garantem destaque e crescimento no mercado. É aqui que a internet 5G entra, proporcionando agilidade nas negociações. Saiba, então, o que é, o que vai mudar e quais são as vantagens da internet 5G. 

O que é internet 5G?

A tecnologia 5G é considerada a quinta geração de internet móvel. É a evolução do 3G e 4G. A internet 5G possibilita a integração de produtos inovadores e utilidades domésticas, desenvolvendo a chamada Internet das Coisas (IoT)

Com o uso da IoT, é possível fazer conexões entre diversos dispositivos e até mesmo de uma fábrica inteira. Por meio de comandos a partir de um ERP, é possível mudar as ações das máquinas através de um sistema central. Toda a evolução tecnológica é desenvolvida com a intenção de redução de custos, automação e aumento nos lucros.

A transmissão de dados por meio de tecnologia 5G é extremamente avançada e possibilita mais rapidez no processamento de downloads e uploads, assim como na transferência de dados por segundo. A internet 5G também oferece economia de até 90% no consumo de energia dos aparelhos, já que processa as informações de forma muito mais ágil.

Atualmente, a internet 5G já está disponível em cerca de 34 países. Alguns deles são: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Suécia, Suíça, Finlândia, Japão, China, Taiwan, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Kwait, Austrália, Noruega e Alemanha. A Coreia do Sul foi o primeiro país a lançar o 5G comercialmente, em abril de 2019. 

No Brasil, a implantação da internet 5G  está em andamento e a expectativa é que a tecnologia chegue nas capitais do país a partir de julho de 2022. Para  um país continental, o aumento do raio de cobertura significa alcance da internet em áreas rurais e industriais que hoje estão descobertas de sinal.

O que vai mudar com a internet 5G?

Por enquanto, a internet fixa ainda será uma realidade e a internet 5G, um complemento voltado principalmente para a rede móvel. Mas a transição entre tecnologias promete mudar a realidade mundial. As principais diferenças entre 5G e 4G são: 

1. Velocidade e estabilidade na transferência de informações 

A velocidade da internet 5G pode ser aumentada em até 100 vezes em relação ao 4G e pode chegar à velocidade entre 1 e 10 Gbps. Mesmo que não funcione com todo o potencial, a melhoria de velocidade será significativa.

2. Quantidade de dispositivos conectados

A cobertura da internet 5G pode ser de até 1 milhão de aparelhos por quilômetro e não mais de 10 mil aparelhos por quilômetro, como na tecnologia 4G. 

3. Sem necessidade de fios

A implantação da internet 5G, além de oferecer mais velocidade de processamento, permite a eliminação da necessidade de fios conectados às máquinas, aumentando produtividade, gerando melhores resultados e trazendo maior competitividade aos mercados.

4. Forma de comunicação e entretenimento 

A internet 5G permitirá a transferência de dados, arquivos e informações de maneira muito mais rápida e estável, garantindo mais agilidade e segurança. Além disso, a forma como as pessoas se entretém também deve mudar. Conteúdos em realidade virtual e realidade aumentada, por exemplo, que podem exigir muito mais da conexão, serão uma possibilidade para todos, não importa onde estejam conectados.

Quais são as vantagens da internet 5G?

Como já dissemos, a evolução da internet 5G trará mais velocidade de conexão e conectará mais pessoas, sem perda da qualidade do sinal.

O avanço também permitirá a interconexão de equipamentos em casa e/ou no escritório, melhorando a qualidade nas videoconferências, o acesso à medicina a distância, a mobilidade urbana e o desenvolvimento de cidades inteligentes.

Na internet 5G, a latência (tempo entre a saída de um pacote de dados de uma máquina e o início da resposta no servidor de destino) varia entre 5 e 20 milissegundos. No 4G varia entre 50 e 70 milissegundos. Portanto, a conexão acontece praticamente em tempo real.

A nova tecnologia conectará objetos comuns utilizados no nosso dia a dia com a rede de computadores. Isso inclui meios de transporte, eletrodomésticos, roupas e diversos outros itens.

A internet 5G contribuirá para que cidades inteligentes sejam planejadas. E será possível automatizar iluminação pública, sensores meteorológicos, centrais de segurança, entre outras novidades futuristas.

Como a internet 5G vai impactar os negócios?

A internet 5G agiliza e simplifica processos complexos e demorados, já que aumenta a velocidade de entrega de dados e informações. Uma das certezas que se tem é que a tecnologia é um caminho sem volta, com transformações que vão do básico ao avançado. 

A expectativa é de que a internet 5G esteja em breve presente em casas, empresas, fábricas e indústrias e deve conectar ainda mais pessoas, coisas e, consequentemente, negócios. Produtos como tênis, geladeiras, cafeteiras e até escovas de dente já contam com chips e sensores para exercer funções de forma autônoma.

A tecnologia 5G faz com que a humanidade se comunique de forma diferente e a sociedade como um todo mude e se adapte. Em um mundo em que os carros vão ser autônomos, as casas e cidades inteiras estarão conectadas, os problemas serão facilmente resolvidos por inteligência artificial e a forma como as pessoas agem e negociam também mudará

A indústria não ficará de fora e será afetada. As máquinas gigantes das fábricas, conectadas à internet sem fio, se tornarão muito mais eficientes, tanto para enviar dados e apontar problemas, quanto para mudarem de lugar físico, sem precisar de toda a infraestrutura de cabos junto. 

Com tantas mudanças, ter um mapeamento de processos eficiente será pré-requisito básico para qualquer empresa, assim como um bom planejamento estratégico, que permite que gestores e CEOs percebam os gargalos do negócio e as oportunidades de mercado proporcionadas pela Internet das Coisas (IoT).

A internet 5G vai impactar não somente negócios, mas vidas e gerações. Vai marcar uma nova era, cheia de novidades com reais possibilidades de aumento do lucro, ampliação de mercados e setores.

Novas profissões já estão surgindo, outras virão. A velocidade com que compras e vendas são feitas está cada vez maior. Com as inovações proporcionadas pela internet 5G, o quesito entrega de valor será ainda mais procurado por consumidores e a adaptação das empresas deve ser parte natural desse processo de evolução.

Fique por dentro das inovações mundiais

É importante entender que a internet 5G faz parte da evolução e do desenvolvimento digital do mundo. Agiliza os processos de automação, desde as tarefas mais básicas do cotidiano até grandes projetos inovadores.

Considerada uma ferramenta potente e de grande impacto, a internet 5G promete não só conectar, mas proporcionar grandes inovações. Conforme já mencionado, ela vai tornar possível, por meio da Internet das Coisas, conexões entre diversos dispositivos e até mesmo de uma fábrica inteira

Quando a internet 5G é aliada a instrumentos como o ERP, as chances de sucesso são ainda maiores, já que inteligência, efetividade e agilidade se unem com um foco comum. Diariamente, são criadas inovações e aperfeiçoamento de ferramentas. Portanto, saber quais são as mudanças do mercado é fundamental. 

Nós, da Sankhya, produzimos materiais de qualidade toda semana para que você fique sabendo das novidades e inovações mundiais. Assine nossa newsletter e acompanhe os principais movimentos do mercado.