Pular para conteúdo

[Infográfico] Gestão de Pessoas e o papel da liderança em tempos de incerteza.

Estamos vivendo um momento único e imprevisível, sabemos que nunca foi tão necessário transformar a sua forma de fazer negócios....

Estamos vivendo um momento único e imprevisível, sabemos que nunca foi tão necessário transformar a sua forma de fazer negócios. Por isso, a Sankhya está realizando o Sankhya Live Week. Uma semana de conteúdos ao vivo sobre o que as empresas estão fazendo para minimizar os impactos da crise devido ao Covid-10. 

Nosso terceiro dia de live foi intenso e com bastante conteúdo. Tivemos Jorge Matos da Etalent, Marcus Marques da IBC Coaching e o Fábio Di Giacomo da 1% falando sobre Gestão de Pessoas e o papel da liderança em tempos de incerteza. 

Eles trouxeram várias dicas e insights que separamos para você nesse Infográfico abaixo.

 

<< Clique aqui para fazer o download do Infográfico.>>

 

#Papel do líder com a equipe em Home Office

De acordo com Fábio Di Giacomo da 1%, o líder deve ter empatia nesse momento. Entender e conversar com cada um do time é fundamental, porque cada um irá reagir de uma forma. 

Para Marcus Marques da IBC Coaching, o líder deve ter uma comunicação ainda mais assertiva e com mais pontos de contato. Ele traz ainda uma reflexão, que história você quer contar para as pessoas e para você mesmo, sobre quem você foi durante essa crise?  De acordo com ele, momentos desafiadores faz com que a gente dê o nosso melhor. 

Para Jorge Matos da Etalent, é necessário ser menos gestor e ser mais líder. Para isso é necessário se conhecer melhor e conhecer melhor sua equipe, se comunicando mais com as pessoas. 

#Como garantir a Alta Performance com as equipes à distância

 

Para Fábio Di Giacomo, o essencial é cuidar das pessoas para que elas cuidem do seu negócio. Uma grande chance de engajar o funcionário é pelo propósito da empresa, e isso faz com que eles engajem e tenham o sentimento de “dono do negócio”.  

Para Marcus Maques liderar é se conectar com cada um da equipe e servir cada um. Quando se fala em alta performance, o primeiro passo é ajudar as pessoas a se adaptarem ao momento. Além disso, devemos analisar a maturidade do funcionário, se ele é novo na equipe ou já está a mais tempo na empresa. Isso altera a comunicação e o nível de cobrança. 

 

#Como delegar tarefas em momentos de crise

 

Fábio Di Giacomo, traz a necessidade da liberdade. Dar ao funcionário a liberdade de escolher como ele prefere entregar aquele resultado. Para ele o líder deve ter maior clareza do que ele quer e repassar isso para a equipe. Focar em delegar “o que ele quer” e não “como ele quer”, isso estimula a criatividade e flexibilidade, mas desde que a pessoa entregue o resultado. 

Jorge Matos enfatiza que o nosso contexto mudou e quando temos um novo cenário, até mesmo o líder pode não saber o que quer. Então temos que viver cada dia como se fosse um novo dia e as empresas devem ter uma nova capacidade de integração.

 

#Dicas para adaptar a jornada de trabalho para o Home Office

 

Fábio Di Giacomo, traz um conceito importante sobre ferramentas de comunicação. Aquelas que são síncronas, ou seja, sincronizada, todos juntos, com resposta imediata. E aquelas que são assíncronas, por exemplo, um e-mail, whatsapp. Na rotina de trabalho, temos que saber qual ferramenta usar em determinado momento. Além disso, reforça a necessidade de criar rotina, regras e ferramentas para o time ter uma melhor entrega.

Marcus Marques, aborda sobre a necessidade de revisão do Job Description. As pessoas das equipes podem absorver ou eliminar certas tarefas. Então revisar a distribuição de tarefas e fazer ajustes é essencial. 

Jorge Matos traz a ideia de criar missões e squads. Isso faz com que as equipe trabalhem focadas e em sinergia. Garante o foco da equipe e direciona as prioridades.

Ao final Marcus trouxe algumas dicas muito importantes para que lideres e equipes mantenham a saúde física e mental nesse momento. Primeiro, cuidado com o que está acompanhando nas mídias informativas. Temos que selecionar um momento do dia para nos atualizarmos e tomar cuidado para não absorver sentimentos negativos. Ele fez um comparativo com a bola tênis e o sentimento de resiliência. Temos que absorver as forças externas e ainda assim voltar ao estado natural inicial. 

Esse foi um resumo do terceiro dia de Sankhya Live Week. Para mais conteúdos acompanhe nossas redes sociais e assine a nossa Newsletter. 

Sobre o autor
Thamara Miranda

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.