Por que você deve inovar na gestão da sua indústria

Em tempos de competitividade acirrada, os empreendedores da indústria já sabem muito bem que precisam inovar nos produtos que desenvolvem...

Em tempos de competitividade acirrada, os empreendedores da indústria já sabem muito bem que precisam inovar nos produtos que desenvolvem para se diferenciar da concorrência e conquistar um espaço mais sólido no mercado.

No entanto, a inovação não precisa ser direcionada somente para os produtos finais de uma indústria, mas também para suas operações, processos e gestão. Se a máxima “em time que está ganhando não se mexe” costuma funcionar bem em muitas situações no esporte e até mesmo no ambiente corporativo, quando o assunto é inovação é melhor que ela seja rejeitada. Conheça, agora, as principais razões para inovar na gestão da sua indústria:

Crescimento constante

De acordo com a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), as empresas mais inovadoras estão crescendo de forma significativamente mais rápida (38% em três anos) que as demais (10% no mesmo período).

Como já sabemos que o grande sonho da maioria dos empreendedores é fazer sua indústria crescer para aumentar ou ao menos proteger a lucratividade, uma das maiores razões para a inovação na indústria é justamente o alcance desse nível ideal de crescimento por meio de aprimoramentos nas operações e nos negócios.

Práticas mais eficientes e sustentáveis

por-que-voce-deve-inovar-na-gestao-da-sua-industria-2
O tempo em que fabricar um produto de qualidade já era o bastante para destacar uma empresa no mercado ficou para trás. Com tanta tecnologia à disposição, está cada vez mais fácil entrar no mercado e competir de igual para igual com os gigantes.

Por isso, a inovação na gestão da indústria é a melhor forma de cumprir tarefas com menos esforço, tempo e/ou dinheiro, alcançando vantagens competitivas que garantirão a sobrevivência do negócio no longo prazo. Além disso, o aumento da eficiência nas operações e processos em uma indústria também pode trazer mudanças significativas na forma como as pessoas e organizações utilizam os recursos naturais, contribuindo para práticas mais sustentáveis.

Efeito cascata

Quando uma indústria inova em um processo específico, as chances de que essa mudança resulte em efeitos positivos para toda a cadeia de suprimentos são grandes.

Afinal, tendo em vista que as tarefas nas indústrias são quase que totalmente interligadas — desde a chegada da matéria prima até a distribuição do produto final — as transformações na gestão de cada processo podem tornar as tarefas mais simples e ágeis de ponta a ponta, beneficiando o produto final e as entregas para os clientes.

Colocando os melhores talentos em campo

Viver em um ambiente inovador, em que aprimoramentos nos processos e operações já se tornaram parte da rotina, faz com que as pessoas se tornem mais propensas a compartilhar suas ideias com a liderança.

Esse método de trabalho mais criativo também pode trazer resultados incríveis para a sua indústria e seus produtos, de forma que você ainda não ousou imaginar.

Não se esqueça de que a inovação — seja ela incremental ou disruptiva —, está associada a muitos riscos: assim como o técnico que decide tirar o maior craque do time de campo, a busca constante pela inovação também pode gerar alguns efeitos indesejados durante o percurso. No entanto, as indústrias que querem crescer e manter sua relevância no mercado precisam assumir esse risco, pois, caso contrário ficarão restritas a modelos de gestão que não respondem mais às demandas da atualidade.

E você, acredita que a indústria deve perseguir a inovação na gestão ou pensa que uma administração mais conservadora é o melhor caminho? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.