“Sistema de gestão integrada (SGI) é um software que organiza todas as operações de um negócio, promovendo a comunicação e garantindo que os processos sejam colocados em prática, independente do setor da empresa.”

Sem tempo para ler agora? Ouça o artigo:

Você sempre está em busca das melhores práticas para a organização das informações na sua empresa — ainda mais quando é da sua responsabilidade encontrar soluções para a comunicação e produtividade para todos os setores de um negócio. Por isto, é provável que você também já tenha ouvido sobre os Sistemas de Gestão Integrada (SGI). Mas você realmente sabe como eles podem ajudar a aumentar vendas, facilitar processos internos e alavancar o crescimento de uma empresa?

O que é Sistema de Gestão Integrada?

Um Sistema de Gestão Integrada é similar a um Enterprise Resource Planning (ERP) ou, no português, Planejamento de Recursos Empresariais. No entanto, um SGI completo e um ERP integrado ultrapassam a função de servir como um sistema de automação de processos.

É mais do que isto: um Sistema de Gestão Integrada busca, primeiramente, um diagnóstico para as principais necessidades que o seu negócio possui. Depois, começa a implantar uma metodologia específica para promover mudanças – quais ações precisam ser feitas, quais métricas e indicadores precisam ser acompanhados, como o trabalho precisa ser reorganizado etc., para que, por fim, o ERP possa impulsionar o crescimento da empresa.

Veja agora quais os benefícios de implantar um Sistema de Gestão Integrada:

Mais qualidade de informação

Se todos os departamentos e áreas da sua empresa estão inserindo e atualizando informações sobre a rotina dentro do software — ou seja, trata-se de um sistema de gestão integrada — consequentemente, qualquer pessoa da sua empresa terá um melhor conhecimento geral sobre o que é feito internamente.

Portanto, um colaborador do RH poderá ter uma melhor noção sobre a situação no setor contábil, ao mesmo tempo em que um funcionário de vendas terá muita facilidade em saber como está o estoque de determinado produto. Com todas as informações necessárias sobre o que acontece dentro da empresa, as pessoas poderão trabalhar com mais segurança e atingir objetivos com maior facilidade.

Padronização dos processos

Para que o sistema de gestão possa ser implantado de maneira eficaz, é preciso treinar todos os colaboradores para que utilizem o máximo  de funcionalidades que o ERP pode oferecer. Portanto, cada um deve ter clareza sobre seus processos. Atualizar o status de vendas, processo ou projeto da empresa no software, acompanhar dashboards, analisar índices relevantes ao trabalho: tudo isto faz com que a empresa mantenha o software atualizado e padronizado. Isto significa maior controle e produtividade do negócio.

Controle de estoque

O estoque é sempre uma área impactante no negócio. Muitos controles podem ficar desalinhados, e a falta de organização leva à perda de produtos e insumos e a empresa acaba no prejuízo.

O que talvez você não saiba é que, ao automatizar seu controle de estoque com a ajuda de um ERP, você pode não só eliminar esse tipo de gargalo prático, mas também planejar melhor suas demandas, reduzindo a quantidade de produtos em estoque e fazendo-o girar mais rapidamente.

Isso implica em dedicar uma infraestrutura física menor para o estoque, com pagamentos aos fornecedores igualmente menores, só que mais frequentes, tudo por meio de um controle de fluxo de caixa mais eficiente, baseado nas necessidades que a empresa realmente tem.

Otimização do processo de decisão

quais-os-beneficios-de-implantar-um-sistema-de-gestao-integrada-5

Se há mais informação, se os protocolos são padronizados para toda a empresa e se um setor trabalha em prol do outro, há, portanto, um melhor processo de decisões dentro da empresa. Afinal, há uma implantação de um SGI que não só monitora, mas apresenta as informações essenciais para uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, alavancando os resultados finais. Isto significa um maior controle da qualidade do trabalho, mais tempo para os funcionários desenvolverem outras atividades e uma maior agilidade para que a empresa possa crescer e se tornar resistente em um mercado tão competitivo.

O seu sistema sistema de gestão atende todos os requisitos acima? Se você ainda tem dúvidas, faça o teste para saber se está na hora de trocar de sistema:

Quiz para troca de ERP