Muitas empresas possuem sites em que é possível cadastrar currículos para possíveis efetivações de cargos e de vagas e, inclusive, um setor responsável para o recrutamento e seleção desses candidatos.

O que acontece é que, devido à grande demanda de candidatos, a oferta de pessoas é maior que a de vagas. Outro fator que deve ser levado em consideração é que os candidatos possuem diferentes atribuições que podem favorecer o desenvolvimento das empresas que oferecem as vagas.

Isso tudo gera uma grande variedade de informações que atrapalham o serviço de recrutamento e seleção, pela dificuldade de gerir todos esses dados. Além disso, quando informações importantes são ignoradas, um profissional em potencial pode não ser recrutado justamente pela complexidade em organizá-las.

Nesse sentido, um sistema de gestão de pessoas com um Banco de Talentos pode facilitar esses procedimentos de modo a acelerar os processos de RH nas empresas.

Otimização dos processos

Uma das primeiras funcionalidades de um sistema de gestão de pessoas com um Banco de Talentos é o de facilitar a escolha de candidatos para vagas específicas.

Durante o processo de escolha de profissionais, o sistema poderá escolher o candidato de acordo com o que é necessário para a vaga. Uma formação acadêmica específica, por exemplo. Filtrar os candidatos pela formação, já diminui — e muito — a quantidade de profissionais que servem ao cargo. Isso significa otimização do tempo.

Facilidade de segmentação

Um bom sistema de gestão de pessoas deve ser bem alimentado e preenchido corretamente com as informações dos candidatos. Se for dessa maneira, ele gerará filtros precisos que facilitam a escolha de candidatos para vagas, principalmente as estratégicas.

Nesse caso, o sistema pode buscar candidatos no perfil solicitado. Por exemplo, em um processo de expansão da empresa, no qual seja necessário disponibilidade para viagens ou até para mudanças, o sistema pode buscar candidatos que tenham esse perfil.

Se o sistema permitir a inclusão de dados de entrevista e escores de avaliações projetivas e objetivas, realmente, fará com que o processo tenha ainda maior efetividade. Isso porque, além de diminuir o tempo de escolha entre os candidatos, a avaliação entre estes será mais direcionada, já que os parâmetros de avaliação já estarão estabelecidos.

Treinamento especializado

Além disso, é possível pensar de modo mais específico nas formas mais eficazes de treinamento desses profissionais para melhor se adequarem aos moldes da empresa. Esta é uma forma de diminuir gastos desnecessários e aproveitar melhor o tempo, além de evitar retrabalhos.

Outra especificidade de um bom sistema de gestão de pessoas — o Banco de Talentos — compreende o atual quadro de funcionários. Muitas empresas têm como prática a realocação de profissionais já atuantes nas empresas em outros setores.

Isso gera menos custos, já que não é preciso treinar o funcionário a respeito do regimento interno da empresa. Outra questão é a de que a iminência de promoções levam os funcionários a trabalharem de acordo com o esperado, já que eles sabem que a empresa leva a sério o crescimento de seus funcionários.

E aí, seu sistema de gestão de pessoas possui um Banco de Talentos? Conta pra gente nos comentários o que você faz para otimizar o gerenciamento dos funcionários na sua empresa.