Pular para conteúdo

Tecnologia para gestão financeira: Por que gerenciar de forma automática recebimentos, pagamentos e inadimplências?

A gestão financeira é um dos pontos mais sensíveis na administração de um negócio, já que todos os departamentos da...

A gestão financeira é um dos pontos mais sensíveis na administração de um negócio, já que todos os departamentos da empresa dependem da saúde das finanças para caminharem bem.

No entanto, apesar dessa importância fundamental, nem sempre o setor financeiro recebe a atenção devida e não é raro que os controles da área sejam feitos de forma manual e inadequada, o que resulta em erros, falhas e informações pouco confiáveis para basear as decisões do negócio.

Se você é um gestor empresarial e ainda não sabe por que deve automatizar os processos do seu departamento financeiro, neste artigo nós mostramos como a tecnologia pode tornar o controle de suas finanças mais eficaz.

Os problemas ocasionados pela gestão financeira ineficiente

Um controle de finanças mal-feito pode resultar em diversos problemas para a empresa, dentre eles está não saber o real custo operacional do negócio, o controle ineficaz do estoque e o registro inadequado de dados.

Quando realizada com base em anotações e planilhas não automatizadas, a gestão financeira fica altamente suscetível a erros, já que depende de alimentação e atualização manual, ações que estão sempre sujeitas a falhas, o que pode ocasionar altos prejuízos.

Softwares que auxiliam no controle financeiro

Para impedir que problemas ocasionados pela má gestão das finanças ameacem a saúde do seu negócio, adotar programas eletrônicos, que diminuem a incidência de falhas no registro de dados, aumentam a confiabilidade das informações e integram os processos é essencial.

As ferramentas automatizadas, como os módulos de um ERP, são capazes de realizar o controle eficiente dos diversos processos que ficam sob a responsabilidade da área financeira, garantindo que o fluxo de finanças seja cumprido com precisão. Dentre suas funções estão:

● o controle de contas a pagar e a receber
● a administração de inadimplentes
● o controle do fluxo de caixa
● a emissão de notas fiscais
● a emissão de relatórios financeiros

Os benefícios da automação de processos e da integração entre as áreas da empresa

A automação dos processos financeiros traz diversas vantagens para a empresa, a principal delas é a exatidão no controle das finanças, que feito de ponta a ponta, diminui gastos e aumenta a lucratividade.

Há, ainda, os benefícios da integração entre as áreas da empresa, conseguida por meio da capacidade de compartilhar dados e informações de forma instantânea e confiável, garantindo maior assertividade em todas as ações do negócio.

Conheça a solução da Sankhya para a gestão financeira baseada em tecnologia

Se você quer melhorar os processos da sua empresa e usufruir de todos os benefícios que um bom sistema de gestão financeira pode oferecer, conheça a Sankhya, uma das maiores provedoras de ERPs no Brasil.

No mercado desde 1989, nós já atendemos a 6.500 clientes corporativos e oferecemos soluções que preparam o seu negócio para o futuro.

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.