Pular para conteúdo

Tudo que você precisa saber sobre Manutenção Preditiva

Entenda o que é a manutenção preditiva e quais seus benefícios para sua indústria....

 

A manutenção preditiva é um conceito que se baseia no monitoramento de máquinas e equipamentos, visando avaliar seus indicadores de qualidade e desempenho.

Aplicar o método de manutenção preditiva é importante para as empresas que trabalham com máquinas em sua produção, principalmente visando aumentar a disponibilidade de equipamentos e reduzir custos.

Para aplicar a manutenção preditiva da melhor forma, é possível elaborar um cronograma com as datas corretas em que a manutenção deve ser realizada em cada máquina.

 

Por que aplicar a manutenção preditiva?

Ainda é comum encontrar empresas no mercado que optam por trabalhar somente com manutenções corretivas, sem ter total conhecimento a respeito dos benefícios de aplicar manutenções preditivas.

Apesar de, em um primeiro momento, aplicar manutenções corretivas possa parecer uma opção mais econômica, a realidade é que com o tempo essa prática se torna mais cara para o empreendedor.

A manutenção corretiva, com o tempo, se torna mais cara que a manutenção preditiva.
A manutenção corretiva, com o tempo, se torna mais cara que a manutenção preditiva.

 

Os líderes e gestores que ainda não adotam a manutenção preditiva geralmente estão com receio por não conhecerem essa abordagem, não tendo entendimento a respeito disso, e também por conta do custo envolvido para aplicar as manutenções preditivas.

No entanto, por mais que pareça ser um processo mais caro, a realidade é que a longo termo a manutenção preditiva é mais barata do que a corretiva, pois para aplicar a manutenção corretiva é necessário paralisar a operação com mais frequência, atrapalhando na produção e as margens da empresa.

 

Impactos da manutenção preditiva na vida útil das máquinas

Para que as máquinas de uma indústria sejam exploradas por um período maior de tempo, com excelência, a melhor forma é aplicar manutenções preditivas periodicamente.

Isso ocorre porque, com um cronograma de manutenções, é possível entender o tempo de vida útil das máquinas, além de também ser possível compreender as condições necessárias para que esse tempo seja devidamente aproveitado.

Confira, abaixo, os principais benefícios de realizar manutenções preventivas:

  • Eliminar a chance de realizar desmontagens desnecessárias;
  • Determinar previamente as interrupções nos processos de fabricação da sua empresa;
  • Reduzir as paradas de emergência, muitas vezes imprevisíveis;
  • Aumentar o tempo da disponibilidade dos equipamentos;
  • Definir com antecedência a necessidade de serviços de manutenção nos equipamentos.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os benefícios de adotar a manutenção preditiva em sua indústria, o que acha de conhecer melhor os processos desse tipo de manutenção?

 

Processos de manutenção preditiva

Para recolher dados a respeito dos equipamentos, é necessário realizar monitoramentos que são contínuos e remotos, feitos tanto de maneiras diretas, quanto de maneiras indiretas.

Além disso, os dados extraídos das máquinas devem ser interpretados e analisados de forma correta, sendo assim, se torna mais fácil definir com clareza a situação de cada equipamento e definir suas necessidades e prioridades.

Dentre as técnicas mais utilizadas durante o processo de manutenção preditiva, estão as seguintes:

  • Inspeção visual
  • Ultrassom
  • Análise de vibração
  • Técnicas de análise consideradas não destrutivas

Segundo Breno, colaborador na Code – parceira da Sankhya que oferece um módulo para acompanhar manutenções através do ERP – a manutenção preditiva é um tipo de manutenção feita utilizando dispositivos que atuam na parte sensorial.

Ou seja, as máquinas são submetidas a análises de vibrações, detecção de ruído, medição da temperatura e diversas outras vertentes que englobam o diagnóstico sensorial. 

Dentro do ERP Sankhya, é possível ter acesso à uma tela de planejamento de atividades, na qual todo plano de manutenção é controlado – seja preditiva, preventiva ou corretiva.

Ao acessar o plano de atividades, o gestor pode incluir cada etapa do que deve ser realizado na manutenção, como, por exemplo, fazer a análise de vibração do mancal nove.

Assim, o gestor pode incluir o intervalo de vibração que é ideal para aquela máquina, que poderá ser visto por quem realizará a manutenção – posteriormente incluindo qual foi a vibração obtida através de tal manutenção.

Se você tem interesse em adquirir um ERP que possa te ajudar a controlar e realizar uma gestão mais eficiente das manutenções preditivas em sua empresa, pode conferir o vídeo abaixo, que apresenta por completo o módulo responsável por ajudar neste controle.

 

 

A relação entre manutenção preditiva e a certificação ISO 9001

Para uma empresa que busca crescimento contínuo e sucesso no mercado, uma certificação como a ISO 9001 é essencial, pois pode ser vista como um diferencial relevante.

A ISO 9001 é um selo que comprova a aplicação de boas práticas de gestão por meio da empresa que o recebeu, melhorando a imagem do negócio perante aos colaboradores, clientes, fornecedores e investidores.

Mas, o que a manutenção preditiva tem a ver com isso?

Levando em conta que a manutenção preditiva é uma metodologia com a intenção de aperfeiçoar os processos relacionados às máquinas, ela contribui diretamente para uma gestão considerada de qualidade.

Sendo assim, quando uma empresa coloca a manutenção preditiva em prática, ela está mais próxima de alcançar a certificação ISO 9001, com mais facilidade.

Se você está buscando uma solução de gestão, ou ERP, para te ajudar a controlar suas manutenções na indústria com mais facilidade, fale com nossos consultores através do WhatsApp

 

Sobre o autor
Gabriela Padua

Formada em Publicidade, Gabriela é Redatora no time de Marketing Digital da Sankhya.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.