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Mahagestão

Como as empresas do Varejo alcançam uma maturidade de gestão de sucesso?

Em um setor tão competitivo, com tantas especificidades, inúmeras etapas de processo e stakeholders envolvidos, a otimização operacional se faz cada vez mais necessária. Os ERP’s entram nessa história com a ideia de, entre outros objetivos, organizar e automatizar diferentes áreas da empresa para que as tomadas de decisão sejam mais rápidas e embasadas.

Para negócios do segmento do varejo, a automação traz muitos benefícios estratégicos, com integrações que vão da gestão de processos operacionais como vendas, estoque, faturamento e entrega, a áreas de planejamento, gestão, pessoas e fluxo de caixa. O varejo tem a característica de ser um segmento muito dinâmico, e a integralidade de sistemas se torna uma necessidade para tornar os processos mais fluidos, livre de erros e, consequentemente, mais lucrativos.

Realizamos um estudo com 1.887 negócios brasileiros para analisar com maior precisão, os efeitos do ERP nas empresas do varejo. Todos os dados abaixo foram levantados pelo sistema Maha Gestão, responsável por diagnosticar e analisar a maturidade da gestão de empresas de todo o mercado.

O impacto do ERP no índice de maturidade das empresas

Abaixo, você pode observar uma tabela com os dados que indicam a nota de maturidade das empresas do segmento de varejo– tanto as que possuem ERP Sankhya, quanto as que não possuem ERP ou utilizam outro sistema.

Para chegar aos resultados aqui apresentados, as empresas analisadas responderam o questionário oficial de maturidade do Mahagestão, com perguntas sobre atividades, procedimentos e processos das companhias no setor varejista.

Os dados apresentados abaixo mostram que, no geral, empresas do setor do varejo que adotam o ERP Sankhya, possuem um nível de maturidade gerencial médio de 7,3 pontos acima daquelas que não adotam ou fazem uso de outras soluções de mercado. Confira:

Média Geral: 61

Microempresa: 56

Pequeno Porte: 61

Médio Porte: 62

Grande Porte: 64,66666667

Média Geral: 66,51

Microempresa: 67,5

Pequeno Porte: 65,65

Médio Porte: 62,3

Grande Porte: 67,13333333

Média Geral: 59,2

Microempresa: 54,7

Pequeno Porte: 60,05

Médio Porte: 60,9

Grande Porte: 61,93333333

Média Geral: 85

Microempresa: 83

Pequeno Porte: 84,5

Médio Porte: 85

Grande Porte: 85

Média Geral: 7,31

Microempresa: 12,8

Pequeno Porte: 5,6

Médio Porte: 1,4

Grande Porte: 5,2

MÉDIA GERAL
MICROEMPRESA
PEQUENO PORTE
MÉDIO PORTE
GRANDE PORTE
Nota média​
61
56
61
62
64,66666667
Nota das que usam sistemas integrados
66,51
67,5
65,65
62,3
67,13333333
Nota das que usam parcialmente / não usam sistemas integrados
59,2
54,7
60,05
60,9
61,93333333
Melhores
85
83
84,5
85
85
DIFERENÇA
7,31
12,8
5,6
1,4
5,2

Na prática, as empresas que utilizam um sistema Sankhya integrado ao seu negócio performa 7% melhor na questão de gestão com seus processos efetivos sistematizados no ERP.


Na visão “best of the class” quando olhamos para os melhores clientes mais maduros em processos, a diferença salta para 25%

Saiba como e quanto um ERP pode alavancar o seu negócio

Outro ponto importante para avaliar é que as empresas do segmento do varejo, em termos de distribuição, possuem um índice de integração de processos relativamente alto. Observamos isso nas empresas de pequeno, médio e grande porte com pontuações acima de 60 no índice Maha e de integração de processos. O segmento também é o que apresenta os maiores índices de mercado quando comparado a outros segmentos.

Índice Maha - Varejo

Esse fenômeno de um alto índice Maha, é um reflexo do dinamismo do setor do varejo e sua gestão. Por enfrentar um desafio de otimização operacional, que muitas das vezes resulta em gestão de vendas, pagamento, fiscal e contábil e gestão de estoque.
A gestão do Varejo é extremamente dinâmica e se torna um sincronismo extremamente orquestrado de todos os seus processos da cadeia e por isso reflete em uma média alta dos índices Maha.

Observando a distribuição dos percentis, é perceptível que a mediana acima de 60 pontos segue muito próximo da média. Dessa forma, o segmento do varejo é um segmento que demanda processos mais integrados, e o dinamismo necessário para o varejo se comprova na distribuição elevada das notas do Maha.

Seus investimentos em tecnologia têm sido o suficiente?

Índices de automatização dos processos em empresas que utilizam ERP Sankhya

Foram analisadas, além dos negócios que não utilizam o ERP Sankhya e controlam sua gestão de outra forma, empresas do setor de varejo que fazem uso do sistema integrado da Sankhya:

Não Faz: 26,10%

Papel: 8,10%

Eletrônico Manual: 18,40%

Sistema Integrado: 47,40%

Não Faz: 30,00%

Papel: 9,30%

Eletrônico Manual: 15,40%

Sistema Integrado: 45,20%

Não Faz: 26,20%

Papel: 8,40%

Eletrônico Manual: 18,55%

Sistema Integrado: 46,80%

Não Faz: 25,30%

Papel: 6,40%

Eletrônico Manual: 17,40%

Sistema Integrado: 50,90%

Não Faz: 24,30%

Papel: 7,67%

Eletrônico Manual: 26,13%

Sistema Integrado: 41,90%

Empresas que usam sistemas integrados
Não Faz
Papel
Eletrônico
Manual
Sistema Integrado
Media geral

26,10%

8,10%

18,40%

47,40%

Microempresa

30%

9,30%

15,40%

45,20%

Pequeno porte

26,20%

8,40%

18,55%

46,80%

Médio porte

25,30%

6,40%

17,40%

50,90%

Grande porte

24,30%

7,67%

26,13%

41,90%

Processos integrados - Índice Maha - Varejo

Quando olhamos especificamente esse aspecto de processos integrados, é notório a evolução das empresas na comparação com o mercado e aplicação do sistema Sankhya. Falando de processos, é comum que quanto maior a empresa, maior sua maturidade e maior o nível de integração sistêmica que ela apresenta. Mas quando falamos de Sankhya essa diferença é de 15%-20% , tanto para empresas de pequeno porte como de médio e grande porte.

Falando de Boas Práticas:
(O que no sistema é automatizado?)

O Varejo é um segmento que demanda um nível de gestão operacional e controle relativamente elevado comparado a outros segmentos. Os dados do gráfico refletem um foco do setor na gestão operacional e de controle da gestão corporativa. Isso se justifica pelas atividades do varejo serem próximas aos consumidores,onde a alta prioridade a satisfação do cliente leva a índices elevados.

Em média, as empresas do varejo são 9,7% mais integradas que a média de mercado.

Principais Processos

IMG GERAL: 62% MICRO E PEQUENA EMPRESA: 42% MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 63%

IMG GERAL: 65%

MICRO E PEQUENA EMPRESA: 42%

MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 67%

IMG GERAL: 50%

MICRO E PEQUENA EMPRESA: 26%

MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 50%

IMG GERAL: 59%

MICRO E PEQUENA EMPRESA: 42%

MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 61%

IMG GERAL: 65%

MICRO E PEQUENA EMPRESA: 50%

MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 65%

IMG GERAL: 56%

MICRO E PEQUENA EMPRESA: 25%

MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 60%

IMG GERAL: 47% MICRO E PEQUENA EMPRESA: 0% MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 31%

IMG GERAL: 77%

MICRO E PEQUENA EMPRESA: 53%

MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 77%

IMG GERAL: 58%

MICRO E PEQUENA EMPRESA: 26%

MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 59%

IMG GERAL: 74%

MICRO E PEQUENA EMPRESA: 50%

MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 75%

IMG GERAL: 51%

MICRO E PEQUENA EMPRESA: 32%

MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 50%

IMG GERAL: 70%

MICRO E PEQUENA EMPRESA: 42%

MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 74%

IMG GERAL: 63%

MICRO E PEQUENA EMPRESA: 30%

MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 69%

IMG GERAL: 55%

MICRO E PEQUENA EMPRESA: 46%

MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 54%

IMG GERAL: 46%

MICRO E PEQUENA EMPRESA: 39%

MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 48%

IMG GERAL: 61%

MICRO E PEQUENA EMPRESA: 50%

MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 59%

IMG GERAL: 40%

MICRO E PEQUENA EMPRESA: 0%

MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 35%

IMG GERAL: 37%

MICRO E PEQUENA EMPRESA: 45%

MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 36%

IMG GERAL
Micro e pequena Empresa
Média e Grande Empresa
Compras
62%
42%
63%
Precificação
65%
42%
67%
Produção
50%
26%
50%
Estocagem
59%
42%
61%
Vendas
65%
50%
65%
Comissionamento
56%
25%
60%
WMS
47%
0%
31%
Pagamentos
77%
53%
77%
Prestação de Serviços
58%
26%
59%
Recebimentos
74%
50%
75%
Distribuição
51%
32%
50%
Fiscal e Contábil
70%
42%
74%
Caixas e Bancos
63%
30%
69%
Gestão Financeira
55%
46%
54%
Gestão Estratégica
46%
39%
48%
Gestão de Pessoas
61%
50%
59%
Otimização de Processos
40%
0%
35%
Controle Patrimonial
37%
45%
36%

Devido ao seu alto grau de maturidade de processos, é de percepção geral do setor de indústrias que sua maior maturidade se encontra em processos financeiros como “Estocagem”, ”Pagamentos”, “Recebimentos” e “Vendas”.

Aqui podemos destacar que as principais dores das indústrias em geral, considerando as médias e grandes, estão em processos de Gestão estratégica e gestão de pessoas. Por viver muito na operação e no controle, as empresas têm dificuldade de gerir de forma preditiva e enfrentam uma grande barreira com gestão de pessoas.

Empresas que usam sistemas integrados
Máximo
Terceiro Quartil
Mediana
Primeiro Quartil
Mínimo
COMPRAS

100

68

53,1

37,4

0

PRODUÇÃO

100

62,8

43

22,9

0

PRECIFICAÇÃO

100

72,5

56,9

37,5

0

ESTOCAGEM

100

71,4

50

28,1

0

WMS

100

79,6

43,2

15,9

0

VENDAS

100

75,1

58,3

39,4

0

DISTRIBUIÇÃO

100

62,7

39,2

20

0

PAGAMENTOS

100

80,2

66,7

48,9

3,2

RECEBIMENTOS

100

77,8

62,5

44,8

0

GESTÃO FINANCEIRA

100

65,6

49,2

33,3

0

GESTÃO ESTRATÉGICA

100

61,8

42,2

23,5

0

Gestão folha de pagamento

98,5

63,8

51,3

40,4

12,2

FISCAL E CONTÁBIL

100

73,9

53,8

29,6

0

CONTROLE PATRIMONIAL

100

54,2

34,3

20,2

0

Comissionamento

100

66,7

43,1

28,6

0

Prestação de Serviços

95,9

65,6

47,2

33,3

0

Otimização

100

44,4

26,2

6,3

0

Empresas que usam sistemas integrados

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 68

Mediana: 53,1

Primeiro Quartil 37,4

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 62,8

Mediana: 43

Primeiro Quartil 22,9

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 72,5

Mediana: 56,9

Primeiro Quartil 37,5

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 71,4

Mediana: 50

Primeiro Quartil 28,1

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 79,6

Mediana: 43,2

Primeiro Quartil 15,9

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 75,1

Mediana: 58,3

Primeiro Quartil 39,4

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 62,7

Mediana: 39,2

Primeiro Quartil 20

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 80,2

Mediana: 66,7

Primeiro Quartil 48,9

Mínimo 3,2

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 77,8

Mediana: 62,5

Primeiro Quartil 44,8

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 65,6

Mediana: 49,2

Primeiro Quartil 33,3

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 61,8

Mediana: 42,2

Primeiro Quartil 23,5

Mínimo 0

Máximo: 98,5

Terceiro Quartil: 63,8

Mediana: 51,3

Primeiro Quartil 40,4

Mínimo 12,2

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 73,9

Mediana: 53,8

Primeiro Quartil 29,6

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 54,2

Mediana: 34,3

Primeiro Quartil 20,2

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 66,7

Mediana: 43,1

Primeiro Quartil 28,6

Mínimo 0

Máximo: 95,9

Terceiro Quartil: 65,6

Mediana: 47,2

Primeiro Quartil 33,3

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 44,4

Mediana: 26,2

Primeiro Quartil 6,3

Mínimo 0

Empresas que usam parcialmente / não usam sistemas integrados
Máximo
Terceiro Quartil
Mediana
Primeiro Quartil
Mínimo
COMPRAS

100

68

53,1

37,4

0

PRODUÇÃO

100

62,8

43

22,9

0

PRECIFICAÇÃO

100

72,5

56,9

37,5

0

ESTOCAGEM

100

71,4

50

28,1

0

WMS

100

79,6

43,2

15,9

0

VENDAS

100

75,1

58,3

39,4

0

DISTRIBUIÇÃO

100

62,7

39,2

20

0

PAGAMENTOS

100

80,2

66,7

48,9

3,2

RECEBIMENTOS

100

77,8

62,5

44,8

0

GESTÃO FINANCEIRA

100

65,6

49,2

33,3

0

GESTÃO ESTRATÉGICA

100

61,8

42,2

23,5

0

Gestão folha de pagamento

98,5

63,8

51,3

40,4

12,2

FISCAL E CONTÁBIL

100

73,9

53,8

29,6

0

CONTROLE PATRIMONIAL

100

54,2

34,3

20,2

0

Comissionamento

100

66,7

43,1

28,6

0

Prestação de Serviços

95,9

65,6

47,2

33,3

0

Otimização

100

44,4

26,2

6,3

0

Empresas que usam parcialmente / não usam sistemas integrados

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 68

Mediana: 53,1

Primeiro Quartil 37,4

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 62,8

Mediana: 43

Primeiro Quartil 22,9

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 72,5

Mediana: 56,9

Primeiro Quartil 37,5

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 71,4

Mediana: 50

Primeiro Quartil 28,1

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 79,6

Mediana: 43,2

Primeiro Quartil 15,9

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 75,1

Mediana: 58,3

Primeiro Quartil 39,4

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 62,7

Mediana: 39,2

Primeiro Quartil 20

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 80,2

Mediana: 66,7

Primeiro Quartil 48,9

Mínimo 3,2

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 77,8

Mediana: 62,5

Primeiro Quartil 44,8

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 65,6

Mediana: 49,2

Primeiro Quartil 33,3

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 61,8

Mediana: 42,2

Primeiro Quartil 23,5

Mínimo 0

Máximo: 98,5

Terceiro Quartil: 63,8

Mediana: 51,3

Primeiro Quartil 40,4

Mínimo 12,2

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 73,9

Mediana: 53,8

Primeiro Quartil 29,6

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 54,2

Mediana: 34,3

Primeiro Quartil 20,2

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 66,7

Mediana: 43,1

Primeiro Quartil 28,6

Mínimo 0

Máximo: 95,9

Terceiro Quartil: 65,6

Mediana: 47,2

Primeiro Quartil 33,3

Mínimo 0

Máximo: 100

Terceiro Quartil: 44,4

Mediana: 26,2

Primeiro Quartil 6,3

Mínimo 0

Média comparativa entre
mercado X Sankhya por módulo

Clientes Sankhya conseguem executar atividades e procedimentos com maior eficiência em todos os processos;
Os níveis de gestão estratégica e de pessoas são os que possuem menor nível de aplicação, e as maiores oportunidades de melhoria no mercado.
Os processos de WMS e pagamentos são os melhores geridos e executados;
Os processos de otimização gerencial são os menos aplicados em todos os níveis.

Principais riscos
associados aos processos

O Maha também permite uma visão segmentada dos processos, o que nos ajuda a identificar no acompanhamento evolutivo, riscos básicos de mercado e índice de gestão que as empresas apresentam.

Controle Financeiro / Operacional

Controle
Gerencial

Ações de
planejamento e pessoas

Os principais insights do estudo são:

O Varejo é um segmento que tem uma natureza de alta integração de processos, é o índice em média mais alto entre os segmentos estudados, tanto a nível mercado quanto a nível que usam sistemas integrados.
É o segmento que está mais próximo do consumidor, e então as transformações digitais tendem a ser mais rápido implementadas, testadas e validadas. Exemplos disso é o Pix.
O Varejo sofreu um grande impacto da economia de ideias, uma tendência desdobrada do “design thinking” e da visão de colocar o consumidor no centro. Como resultado, é um segmento com alta integração de sistemas, principalmente nas camadas de operação e controle, ligados a vendas, faturamento, entrega e atendimento.

Um paradoxo percebido pelo diagnóstico Maha é que empresas que possuem processos em planejamento e gerência evoluídos, apresentam riscos maiores em questões operacionais como estoque, vendas, financeiro e contabilidade. Uma interpretação do diagnóstico, é que os riscos operacionais se tornam novamente foco da gestão do varejo. Acontece por alguns fatores:

  • ○ Demanda por sistemas mais rápidos.
  • ○ Aumento da impaciência do consumidor e mercado
  • ○ Demanda por inovação

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