Em um setor tão competitivo, com tantas especificidades, inúmeras etapas de processo e stakeholders envolvidos, a otimização operacional se faz cada vez mais necessária. Os ERP’s entram nessa história com a ideia de, entre outros objetivos, organizar e automatizar diferentes áreas da empresa para que as tomadas de decisão sejam mais rápidas e embasadas.
Para negócios do segmento do varejo, a automação traz muitos benefícios estratégicos, com integrações que vão da gestão de processos operacionais como vendas, estoque, faturamento e entrega, a áreas de planejamento, gestão, pessoas e fluxo de caixa. O varejo tem a característica de ser um segmento muito dinâmico, e a integralidade de sistemas se torna uma necessidade para tornar os processos mais fluidos, livre de erros e, consequentemente, mais lucrativos.
Realizamos um estudo com 1.887 negócios brasileiros para analisar com maior precisão, os efeitos do ERP nas empresas do varejo. Todos os dados abaixo foram levantados pelo sistema Maha Gestão, responsável por diagnosticar e analisar a maturidade da gestão de empresas de todo o mercado.
Abaixo, você pode observar uma tabela com os dados que indicam a nota de maturidade das empresas do segmento de varejo– tanto as que possuem ERP Sankhya, quanto as que não possuem ERP ou utilizam outro sistema.
Para chegar aos resultados aqui apresentados, as empresas analisadas responderam o questionário oficial de maturidade do Mahagestão, com perguntas sobre atividades, procedimentos e processos das companhias no setor varejista.
Os dados apresentados abaixo mostram que, no geral, empresas do setor do varejo que adotam o ERP Sankhya, possuem um nível de maturidade gerencial médio de 7,3 pontos acima daquelas que não adotam ou fazem uso de outras soluções de mercado. Confira:
Média Geral: 61
Microempresa: 56
Pequeno Porte: 61
Médio Porte: 62
Grande Porte: 64,66666667
Média Geral: 66,51
Microempresa: 67,5
Pequeno Porte: 65,65
Médio Porte: 62,3
Grande Porte: 67,13333333
Média Geral: 59,2
Microempresa: 54,7
Pequeno Porte: 60,05
Médio Porte: 60,9
Grande Porte: 61,93333333
Média Geral: 85
Microempresa: 83
Pequeno Porte: 84,5
Médio Porte: 85
Grande Porte: 85
Média Geral: 7,31
Microempresa: 12,8
Pequeno Porte: 5,6
Médio Porte: 1,4
Grande Porte: 5,2
Na prática, as empresas que utilizam um sistema Sankhya integrado ao seu negócio performa 7% melhor na questão de gestão com seus processos efetivos sistematizados no ERP.
Na visão “best of the class” quando olhamos para os melhores clientes mais maduros em processos, a diferença salta para 25%
Observando a distribuição dos percentis, é perceptível que a mediana acima de 60 pontos segue muito próximo da média. Dessa forma, o segmento do varejo é um segmento que demanda processos mais integrados, e o dinamismo necessário para o varejo se comprova na distribuição elevada das notas do Maha.
Não Faz: 26,10%
Papel: 8,10%
Eletrônico Manual: 18,40%
Sistema Integrado: 47,40%
Não Faz: 30,00%
Papel: 9,30%
Eletrônico Manual: 15,40%
Sistema Integrado: 45,20%
Não Faz: 26,20%
Papel: 8,40%
Eletrônico Manual: 18,55%
Sistema Integrado: 46,80%
Não Faz: 25,30%
Papel: 6,40%
Eletrônico Manual: 17,40%
Sistema Integrado: 50,90%
Não Faz: 24,30%
Papel: 7,67%
Eletrônico Manual: 26,13%
Sistema Integrado: 41,90%
26,10%
8,10%
18,40%
47,40%
30%
9,30%
15,40%
45,20%
26,20%
8,40%
18,55%
46,80%
25,30%
6,40%
17,40%
50,90%
24,30%
7,67%
26,13%
41,90%
O Varejo é um segmento que demanda um nível de gestão operacional e controle relativamente elevado comparado a outros segmentos. Os dados do gráfico refletem um foco do setor na gestão operacional e de controle da gestão corporativa. Isso se justifica pelas atividades do varejo serem próximas aos consumidores,onde a alta prioridade a satisfação do cliente leva a índices elevados.
Em média, as empresas do varejo são 9,7% mais integradas que a média de mercado.
IMG GERAL: 65%
MICRO E PEQUENA EMPRESA: 42%
MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 67%
IMG GERAL: 50%
MICRO E PEQUENA EMPRESA: 26%
MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 50%
IMG GERAL: 59%
MICRO E PEQUENA EMPRESA: 42%
MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 61%
IMG GERAL: 65%
MICRO E PEQUENA EMPRESA: 50%
MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 65%
IMG GERAL: 56%
MICRO E PEQUENA EMPRESA: 25%
MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 60%
IMG GERAL: 77%
MICRO E PEQUENA EMPRESA: 53%
MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 77%
IMG GERAL: 58%
MICRO E PEQUENA EMPRESA: 26%
MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 59%
IMG GERAL: 74%
MICRO E PEQUENA EMPRESA: 50%
MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 75%
IMG GERAL: 51%
MICRO E PEQUENA EMPRESA: 32%
MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 50%
IMG GERAL: 70%
MICRO E PEQUENA EMPRESA: 42%
MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 74%
IMG GERAL: 63%
MICRO E PEQUENA EMPRESA: 30%
MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 69%
IMG GERAL: 55%
MICRO E PEQUENA EMPRESA: 46%
MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 54%
IMG GERAL: 46%
MICRO E PEQUENA EMPRESA: 39%
MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 48%
IMG GERAL: 61%
MICRO E PEQUENA EMPRESA: 50%
MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 59%
IMG GERAL: 40%
MICRO E PEQUENA EMPRESA: 0%
MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 35%
IMG GERAL: 37%
MICRO E PEQUENA EMPRESA: 45%
MÉDIA E GRANDE EMPRESA: 36%
Devido ao seu alto grau de maturidade de processos, é de percepção geral do setor de indústrias que sua maior maturidade se encontra em processos financeiros como “Estocagem”, ”Pagamentos”, “Recebimentos” e “Vendas”.
Aqui podemos destacar que as principais dores das indústrias em geral, considerando as médias e grandes, estão em processos de Gestão estratégica e gestão de pessoas. Por viver muito na operação e no controle, as empresas têm dificuldade de gerir de forma preditiva e enfrentam uma grande barreira com gestão de pessoas.
100
68
53,1
37,4
0
100
62,8
43
22,9
0
100
72,5
56,9
37,5
0
100
71,4
50
28,1
0
100
79,6
43,2
15,9
0
100
75,1
58,3
39,4
0
100
62,7
39,2
20
0
100
80,2
66,7
48,9
3,2
100
77,8
62,5
44,8
0
100
65,6
49,2
33,3
0
100
61,8
42,2
23,5
0
98,5
63,8
51,3
40,4
12,2
100
73,9
53,8
29,6
0
100
54,2
34,3
20,2
0
100
66,7
43,1
28,6
0
95,9
65,6
47,2
33,3
0
100
44,4
26,2
6,3
0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 68
Mediana: 53,1
Primeiro Quartil 37,4
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 62,8
Mediana: 43
Primeiro Quartil 22,9
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 72,5
Mediana: 56,9
Primeiro Quartil 37,5
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 71,4
Mediana: 50
Primeiro Quartil 28,1
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 79,6
Mediana: 43,2
Primeiro Quartil 15,9
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 75,1
Mediana: 58,3
Primeiro Quartil 39,4
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 62,7
Mediana: 39,2
Primeiro Quartil 20
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 80,2
Mediana: 66,7
Primeiro Quartil 48,9
Mínimo 3,2
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 77,8
Mediana: 62,5
Primeiro Quartil 44,8
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 65,6
Mediana: 49,2
Primeiro Quartil 33,3
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 61,8
Mediana: 42,2
Primeiro Quartil 23,5
Mínimo 0
Máximo: 98,5
Terceiro Quartil: 63,8
Mediana: 51,3
Primeiro Quartil 40,4
Mínimo 12,2
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 73,9
Mediana: 53,8
Primeiro Quartil 29,6
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 54,2
Mediana: 34,3
Primeiro Quartil 20,2
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 66,7
Mediana: 43,1
Primeiro Quartil 28,6
Mínimo 0
Máximo: 95,9
Terceiro Quartil: 65,6
Mediana: 47,2
Primeiro Quartil 33,3
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 44,4
Mediana: 26,2
Primeiro Quartil 6,3
Mínimo 0
100
68
53,1
37,4
0
100
62,8
43
22,9
0
100
72,5
56,9
37,5
0
100
71,4
50
28,1
0
100
79,6
43,2
15,9
0
100
75,1
58,3
39,4
0
100
62,7
39,2
20
0
100
80,2
66,7
48,9
3,2
100
77,8
62,5
44,8
0
100
65,6
49,2
33,3
0
100
61,8
42,2
23,5
0
98,5
63,8
51,3
40,4
12,2
100
73,9
53,8
29,6
0
100
54,2
34,3
20,2
0
100
66,7
43,1
28,6
0
95,9
65,6
47,2
33,3
0
100
44,4
26,2
6,3
0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 68
Mediana: 53,1
Primeiro Quartil 37,4
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 62,8
Mediana: 43
Primeiro Quartil 22,9
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 72,5
Mediana: 56,9
Primeiro Quartil 37,5
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 71,4
Mediana: 50
Primeiro Quartil 28,1
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 79,6
Mediana: 43,2
Primeiro Quartil 15,9
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 75,1
Mediana: 58,3
Primeiro Quartil 39,4
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 62,7
Mediana: 39,2
Primeiro Quartil 20
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 80,2
Mediana: 66,7
Primeiro Quartil 48,9
Mínimo 3,2
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 77,8
Mediana: 62,5
Primeiro Quartil 44,8
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 65,6
Mediana: 49,2
Primeiro Quartil 33,3
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 61,8
Mediana: 42,2
Primeiro Quartil 23,5
Mínimo 0
Máximo: 98,5
Terceiro Quartil: 63,8
Mediana: 51,3
Primeiro Quartil 40,4
Mínimo 12,2
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 73,9
Mediana: 53,8
Primeiro Quartil 29,6
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 54,2
Mediana: 34,3
Primeiro Quartil 20,2
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 66,7
Mediana: 43,1
Primeiro Quartil 28,6
Mínimo 0
Máximo: 95,9
Terceiro Quartil: 65,6
Mediana: 47,2
Primeiro Quartil 33,3
Mínimo 0
Máximo: 100
Terceiro Quartil: 44,4
Mediana: 26,2
Primeiro Quartil 6,3
Mínimo 0
O Maha também permite uma visão segmentada dos processos, o que nos ajuda a identificar no acompanhamento evolutivo, riscos básicos de mercado e índice de gestão que as empresas apresentam.
Um paradoxo percebido pelo diagnóstico Maha é que empresas que possuem processos em planejamento e gerência evoluídos, apresentam riscos maiores em questões operacionais como estoque, vendas, financeiro e contabilidade. Uma interpretação do diagnóstico, é que os riscos operacionais se tornam novamente foco da gestão do varejo. Acontece por alguns fatores: