Os navegadores de mercado (Chrome, Firefox, Edge) estão finalizando o suporte ao Flash a partir de 01/01/2021, e isso poderá causar problemas para acessar alguns conteúdos na internet e também de algumas aplicações.

Reforçamos que a Sankhya ou você cliente não possuem controle sobre as ações que ocorrem nos navegadores.

Para evitar contratempos e indisponibilidade de nossa solução em sua empresa, trazemos aqui algumas recomendações e possibilidades para reduzir o impacto desse movimento:

CONTE SEMPRE COM A SANKHYA.

1 - Utilizar o Navegador Sankhya como navegador padrão na empresa 

 Já em produção em diversas empresas há mais de 2 anos, o Navegador Sankhya foi desenvolvido para disponibilizar um ambiente controlado e seguro para uso de nossa solução, evitando a instalação de add-ons maliciosos e impedindo o acesso a outros sites que não o da própria aplicação.

O Navegador Sankhya é a solução oficial e preferencial da Sankhya para este e outros problemas dos navegadores de mercado, e está disponível para Windows, Linux e Mac em nossa página de
downloads.

Ele continuará a receber investimentos para aumentar ainda mais o desempenho e trazer funcionalidades que simplificam cada vez mais o seu uso.

2 - Desligar a opção de atualização automática dos navegadores de mercado 

Se por alguma razão a empresa preferir continuar utilizando os navegadores Chrome, Firefox ou qualquer outro navegador, então pode ser possível evitar a atualização que bloqueia o Flash, desligando a opção de atualização automática.No Firefox é bem simples, bastando acessar o menu Opções-> aba geral, encontrar e desmarcar a opção de atualização automática, conforme imagem abaixo.

No Google Chrome é necessário desativar o Serviço do Google Update (gupdate) ou renomear a pasta de atualização, conforme esse artigo.

Atenção: 

As versões atuais dos navegadores podem já possuir o bloqueio do Flash com ativação agendada, portanto pode ser necessário obter uma versão anterior (archived) e realizar o procedimento de desativação das atualizações. No caso do Google Chrome essa atualização foi a partir da versão 87.


3 - Homologar as novas telas em tecnologia HTML5 

 A Sankhya já converteu a maioria das telas do Sankhya OM para a tecnologia HTML5, e muitas delas já estão disponíveis e em uso há muito tempo.

Apesar da aparência e comportamento das telas novas serem muito similares à versão atual, sugerimos que todos os clientes, à seu tempo, realizem a homologação dessas telas junto a seus seus usuários chave, e crie um cronograma de migração que faça sentido para sua operação.

Dessa forma, o processo de migração poderá ser realizado sem maiores problemas, tendo sempre como porto seguro o Navegador Sankhya, onde as telas atuais permanecerão funcionando normalmente de forma indefinida.

Novas funcionalidades serão adicionadas apenas nas novas telas, porém as telas atuais permanecerão recebendo suporte e eventuais correções de erros até Abril/2021.

Obs.: Recomendamos que mantenha sua versão na 4.4 ou superior e com a disponibilização mais recente. E, também, que acompanhe o andamento da conversão através da tela “Status Conversão HTML5” dentro do Sankhya OM.

4 Outras plataformas 

Para plataformas e sistemas operacionais onde o Navegador Sankhya não possui disponibilidade, como por exemplo o ChromeOS, a opção de impedir a atualização também se aplica, ou restaurar uma versão anterior.

É possível também substituir o Chrome OS por outra distribuição Linux leve (existem diversas no mercado, a maioria é gratuita) e então usar o Navegador Sankhya normalmente.


Em caso de dúvidas temos um artigo com perguntas e respostas mais frequentes para auxiliar. Clique aqui para saber mais.