Entre em contato: 0800 940 0750 PT | EN

PT | EN
Solicite um orçamento

Entenda como aumentar a eficiência da sua Gestão de Pessoas

Um dos pilares mais importantes de qualquer negócio é seu capital humano. E não há contra-argumentação sobre isso. Sem uma boa equipe de profissionais, devidamente capacitada e alinhada aos objetivos da empresa, é simplesmente impossível obter sucesso. Por essas e outras é que a gestão de pessoas se consolidou como um item essencial no planejamento estratégico das grandes empresas. Aumentar a eficiência na gestão desse recurso é, portanto, questão estratégica.

Você por acaso é mais um dos que ainda enxergam os valores usados na gestão de recursos humanos como gastos? Pois então chegou a hora de mudar seus conceitos. Na verdade, qualquer que seja o montante, deve ser entendido como investimento e não despesa. E as mudanças começam justamente por aí: pelo pensamento. Quer saber o que mais deve fazer para aumentar a eficiência da sua gestão de recursos humanos? Então confira as dicas que separamos para o post de hoje!

Comece a Gestão de Pessoas realmente pelo início

Antes de mais nada, é preciso direcionar esforços para otimizar a eficiência dos recursos humanos da sua empresa desde a contratação dos profissionais que irão compor sua equipe. Para começar com o pé direito, foque na seleção.

Por mais urgência que você tenha, nada de correr na hora da contratação, ok? Permita que a equipe de RH da empresa desenvolva seu trabalho com calma e qualidade, fazendo contratações mais eficientes para conseguir resultados melhores em vez de perder tempo, dinheiro e motivação com retrabalhos.

Aperfeiçoe gradualmente o percurso

Para não deixar seus profissionais sem rumo, que tal investir em ações que aumentem o encanto dos colaboradores pela empresa? Se quiser saber como, o que e quando, basta acompanhar:

Implemente a cultura do feedback

Se a empresa ainda não é adepta à cultura do feedback, chegou a hora de estimular tanto gestores como colaboradores a exercerem essa prática tão saudável que facilita muito a gestão de pessoas. Lembrando que a censura a qualquer colaborador que tenha uma reclamação ou sugestão a fazer jamais pode acontecer, sob nenhuma hipótese.

Ofereça um plano de carreira

Quando bem estruturado e atraente, um plano de carreira é capaz, por si só, de atrair e reter talentos em sua equipe. E isso é de extrema importância para ampliar a eficiência da gestão de seus recursos humanos, bem como o impacto nos negócios costuma ser extremamente positivo.

Proponha metas possíveis

Ao estabelecer o planejamento estratégico da empresa, é preciso ter muito cuidado com a definição das metas, pois ao mesmo tempo que elas devem trazer benefícios para o negócio, precisam ser viáveis aos profissionais. Quando sua equipe não bate as metas astronômicas a ela impostas, a desmotivação se instala e sua gestão de recursos humanos se complica.

Chegue ao fim com dignidade

No mundo corporativo, não é raro que casamentos entre profissionais e empresas tenham começos felizes, mas eventualmente desandem e terminem de forma traumática. Por isso, você deve humanizar a demissão.

Não importa o motivo pelo qual você precisará demitir alguém. Faça-o da forma mais humana possível, sempre se lembrando de que quem está ali não é uma máquina e, muito provavelmente, prestou bons serviços à sua empresa. E já parou para pensar que esse tipo de postura ainda contribui para que o demitido não saia maldizendo a organização?

Essas são apenas algumas dicas do que você precisa saber sobre gestão de pessoas. Ao considerá-las, sua empresa já estará a meio caminho do sucesso na gestão de recursos humanos. Mas nem por isso deixe de ficar atento às novidades do mercado, viu? E como compartilhamos várias delas em nossas redes sociais, aproveite para curtir agora mesmo a nossa página no Facebook!

Cadastre-se e receba dicas e artigos em seu e-mail sobre gestão e negócios.

Voltar para o blog da Sankhya

Solicite um orçamento com um de nossos consultores.

Preencha o formulário abaixo e logo entraremos em contato.

*campos obrigatórios