Entre em contato: 0800 940 0750 PT | EN

PT | EN
Solicite um orçamento

6 dicas para decolar sua liderança em 2018

O sucesso de uma empresa depende de inúmeros fatores e um dos principais é a qualidade  e o alinhamento de uma equipe de trabalho, certo? Certo! Ter profissionais engajados e motivados contribui para um melhor desempenho da empresa como um todo.

Nesse sentido, a presença do líder é muito importante, pois ele é o profissional que vai inspirar seus colaboradores, apresentar desafios e motivar pessoas, criando assim uma gestão mais eficiente da equipe e, consequentemente, das atividades desempenhadas.

Pensando nisso, listamos neste artigo 6 formas ideais de desenvolver sua liderança. Quer descobrir como? Então continue conosco e confira!

1. Entenda o papel do líder na gestão de pessoas

6-dicas-para-decolar-sua-lideranca-em-2016-1

Antes de mais nada, é preciso entender o papel de um líder na empresa. Além de motivar e inspirar profissionais, ele tem habilidade com Gestão de Pessoas, capaz de se relacionar e ouvir, desenvolver  o potencial de cada funcionário, de acordo com suas características pessoais, delegar e gerenciar tarefas.

2. Analise suas habilidades

Como vimos, o líder precisa ter diversas habilidades para exercer o seu papel com eficiência. Mas, como analisá-las?

Nesse sentido, é essencial praticar autoconhecimento; e, principalmente, entender qual dessas habilidades na gestão de pessoas que será preciso desenvolver melhor para exercer essa posição de forma eficaz. Para isso é importante contar com ferramentas que te auxiliem nesse processo como um programa de coaching ou mentoring, ou livros sobre o tema.  No caso do Mentoring, um profissional mais experiente orienta e compartilha conhecimento sobre sua área de atuação e dá conselhos sobre o desenvolvimento de sua carreira.

3. Busque a ajuda de um profissional de coaching

6-dicas-para-decolar-sua-lideranca-em-2016-2

Além de auxiliar no autoconhecimento, o processo de coaching desenvolve as competências necessárias direcionadas à conquista de resultados planejados tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

Com o uso de ferramentas e técnicas especificas, o profissional de coaching auxilia no aumento de seu potencial, desempenho e produtividade, além de desenvolver formas assertivas de traçar metas e planos de ação, atuando com aspectos voltados para a liderança, tais como trabalhar a percepção de si e o do outro e a conduzir equipes para alcançar resultados.

Esse tipo de orientação é buscado por profissionais de diversos segmentos, que desejam impulsionar e aprimorar sua atuação.

4. Estude

Cursos são essenciais para desenvolver as habilidades e o poder de liderança desses profissionais. Há diversas opções, desde os presenciais e tradicionais até cursos online e diferenciados.

O coursera, por exemplo, oferece cursos gratuitos em parceria com diversas universidades do mundo. Na plataforma, você encontra vários cursos voltados para liderança de um negócio.

5. Participe de treinamentos diferenciados

6-dicas-para-decolar-sua-lideranca-em-2016-3

Como dissemos, há diversos programas e treinamentos para desenvolver seu potencial liderança. Alguns deles apresentam uma proposta diferente, como é o caso do  Outward Bound Brasil, que oferece treinamentos ao ar livre em que é possível desenvolver  competências interpessoais de seus participantes.

Há diversas opções de cursos, programas e treinamentos em liderança, portanto, procure o que melhor se adéque a sua realidade e a de sua empresa.

6. Leia livros para desenvolver a liderança

A rotina do dia a dia é corrida, mas separar um tempo para buscar conhecimento é essencial. Os livros contribuem com esse objetivo. E há vários títulos que podem ajudar a desenvolver a liderança. Veja alguns exemplos:

  • Psicologia Para Administradores: a Teoria e As Técnicas da Liderança Situacional. Paul Hersey e Kenneth Blanchard;
  • A Marca da Liderança. Dave Ulrich e Norm Smallwood;
  • O Desafio da Liderança: como aperfeiçoar sua capacidade de liderar. Barry Posner e James Kouzes.

Desenvolver uma liderança em um negócio contribui para o sucesso e melhoria dos resultados, assim como da satisfação dos funcionários. Por isso é tão importante investir em conhecimento e treinamento para aprimorar essas habilidades necessárias a um líder eficaz.

E você, conhece outras formas de desenvolver liderança? Deixe um comentário e conte para a gente!

Cadastre-se e receba dicas e artigos em seu e-mail sobre gestão e negócios.

Voltar para o blog da Sankhya

Solicite um orçamento com um de nossos consultores.

Preencha o formulário abaixo e logo entraremos em contato.

*campos obrigatórios