Entre em contato: 0800 940 0750 PT | EN

PT | EN
Solicite um orçamento

Sistema ERP: Como ajuda a sua empresa a crescer?

Sistema ERP é um software capaz de automatizar a gestão de todos os processos da empresa, integrando informações e aumentando a capacidade de análise estratégica e resultados.”

 

Qualquer empresa precisa gerar lucro para sobreviver. Essa é a premissa básica de qualquer negócio. Se em épocas de crescimento econômico, desenvolver processos para uma boa administração é fundamental para ajudar no desenvolvimento da empresa, em épocas de crise, a margem para erros é ainda menor.

Por esse motivo, é essencial buscar métodos para otimizar seu negócio, diminuindo custos e aumentando o lucro. Para isso, a implantação de um sistema ERP faz toda a diferença na sua empresa.

Um Sistema ERP evita o controle manual de dados

Toda empresa precisa controlar muitas variáveis – a folha de pagamentos, os custos de produção, o gerenciamento de clientes, a compra de produtos, a manutenção de estoque, o desenvolvimento das ações de marketing, além das próprias exigências legais de recolhimento de tributos e da manutenção de documentos fiscais.

Mesmo assim, é muito comum encontrar empreendimentos que ainda registram boa parte dos seus processos de forma manual ou fazem uso de planilhas para cada uma das etapas, sem integração entre elas. Isso é um grande erro!

Imagine ter que cruzar todas as variáveis relevantes para a sua empresa uma a uma? Esta atividade, além de tomar um valioso tempo dos seus colaboradores, apresenta uma maior probabilidade de erros.

Oferece informações estratégicas para o negócio

Quanto mais articulados os processos da sua empresa estiverem, melhor será o seu controle sobre eles. Por esse motivo, a utilização de um sistema ERP é essencial para o cruzamento de dados estratégicos para o seu negócio, visto que esta ferramenta é capaz de levar em conta todas as variáveis relevantes para a sua empresa, independentemente da quantidade de pedidos e do número de clientes.

Assim, surge a necessidade de integrar todos os processos em um único ambiente de trabalho. De nada adianta o negócio ter uma planilha de controle de transações que não se comunica com o histórico de vendas para um determinado cliente.

Como alguém vai fazer o cruzamento dessas informações se elas não estiverem disponíveis para consulta no tempo certo? O foco do negócio precisa ser o cliente. Sempre! Todas as outras variáveis precisam ser ajustadas para que as necessidades do cliente sejam atendidas — em outras palavras, aumentar a produtividade, reduzir custos e entregar produtos de qualidade.

Disponibiliza informações de maneira mais acessível

Em um sistema integrado, todas as informações ficam disponíveis em um único lugar, de maneira que o administrador consiga controlar os custos de aquisição de uma mercadoria, calcular o retorno sobre o investimento, saber quando as contas precisam ser pagas, gerenciar folha de pagamentos, fazer a gestão do estoque, entre outras funções.

Existem diversos softwares prontos que se propõem a fazer essa tarefa. A desvantagem, contudo, é que eles tratam todas as empresas da mesma forma e isso obriga o negócio a se adaptar às características do software.

A grande vantagem de buscar um desenvolvedor é exatamente suprir essa lacuna e oferecer um produto que seja capaz de atender às necessidades do seu negócio. Na hora de fazer a escolha de um sistema ERP, vários fatores precisam ser analisados: seus objetivos, suas características e o perfil dos clientes.

E a sua empresa? Já adotou um sistema ERP? Como são os seus processos de gestão? Conta para gente nos comentários.

Cadastre-se e receba dicas e artigos em seu e-mail sobre gestão e negócios.

Voltar para o blog da Sankhya

Solicite um orçamento com um de nossos consultores.

Preencha o formulário abaixo e logo entraremos em contato.

*campos obrigatórios